quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

                               Levíticos 24:1 a 16

     O primeiro aspecto que me chamou atenção neste trecho foi a seriedade do castigo do pecado cometido pelo mestiço ( filho de uma israelita com um egípcio, jugo desigual!). Pena de morte por apedrejamento. Para uma pena tão severa, o pecado deveria ser gravíssimo. E era! Blasfemar e amaldiçoar o nome de Deus, vai diretamente contra o terceiro mandamento que diz:" Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7
     A pergunta 114 do Catecismo maior no diz que: " ...ele é o Senhor Nosso Deus, portanto seu Nome não deve ser profanado nem por forma alguma abusado por nós; especialmente porque ele estará tão longe de absolver e poupar os transgressores deste mandamento, que não os deixará escapar de seu justo juízo, embora muitos escapem das censuras e punições dos homens". O povo de Deus tinha acesso a ele através do seu nome, não de um ídolo, como os pagãos.Por isso, o nome de Deus deve ser reverenciado. Diante de tal gravidade, deveríamos nos perguntar se não temos falhado nesta área. Tudo bem, eu não blasfemo nem amaldiçoo o nome de Deus, mas que outras formas existem de tomar o seu santo nome em vão?
     Esse mandamento fala sobre usarmos o nome de Deus na falsa adoração e para jurar falsamente. Ele nos proíbe também de usar seu nome de maneira inadvertida (sem refletir), vã, irreverente, a má interpretação, aplicação ou qualquer perversão da Palavra, ou qualquer parte dela; as zombarias profanas, questões curiosas e sem proveito, vãs contendas. Portanto, devemos ter muito cuidado não só em usar o NOME de Deus em vão, mas em brincar com coisas santas, citar versículos Bíblicos em meio à brincadeiras, fazer piadas com qualquer coisa que se refira a Deus ou à sua santa Palavra! Deus nos livre de sermos profanos e brincar com as coisas sagradas! Qua a luz de sua Palavra nos atinja e modifique nosso modo de falar para que possamos honrá-lo com cada palavra que sair da nossa boca! Que elas sejam para a glória dele, e não para nosso juízo!

6 comentários:

  1. Nada mais justo do que pena de morte para quem blasfema contra o nome santo de Deus. Ele é o criador dos céus e da Terra, foi Ele quem nos fez, é Ele quem nos dá vida, saúde, capacidade, habilidades, sol, chuva, família, amigos, consolo e o mais importante, é Ele quem nos dá a salvação, quem nos livrou da escravidão do pecado e quem nos garantiu pela sua graça, uma morada junto a Ele no céu. Deus é perfeito em TODOS os seus atributos, é santo e imaculado, seu nome não deve ser utilizado indevidamente.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom esclarecer certas coisas porque nós muitas vezes não conseguimos entender totalmente o que o texto diz, então devemos tomar muito cuidado antes de fazer deciçoes ou achar coisas, mas devemos sempre confiar na palavra e segui-la para nao pecar e nos santificar a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante esse texto nos dizendo e explicando detalhadamente essa questão de nós blasfemamos o nome de Deus , que é Santo.Esse tipo de pecado é muito grave pois não podemos 'brincar' com o nome de Deus, pois foi ELE que nos criou e fez o mundo, nos deu vida, não podemos de JEITO NENHUM usar o nome de Deus em vão, muito menos blasfema-lo.

    ResponderExcluir
  4. O julgo desigual,infelizmente, tem acontecido com a maior naturalidade dentro da igreja,apesar de a bíblia ir contra essa atitude pecaminosa.Não há para onde fugir, por mais que alguns crentes tentem se justificar, a bíblia se posiciona claramente contra essa atitude, deixando bem claro que o resultado desse pecado (a não ser que Deus haja no coração do cônjuge não crente)é a morte,obviamente para ambos.

    ResponderExcluir
  5. é uma coisa chocante ver, hoje em dia, pessoas que tomam o nome de Deus para fazer brincadeiras, piadas, ou aquelas frases feitas opondo o poder de Deus ou coisas do gênero.

    provavelmente essas pessoas nao acreditam em Deus ou nao tem nenhum tipo de aproximação com a Sua Palavra, pois se tivessem saberiam da grandeza de Deus e teriam medo de ao mesmo citar o Seu nome!

    mas sao pessoas sem o minimo temor de Deus...

    ResponderExcluir
  6. O nome de Deus é "coisa séria", não podemos e nem devemos declara-lo em vão. Certas piadas que para muitos, não são nada, ofendem a santidade de Deus. Como vimos no texto, as consequências para a blasfêmia e o jugo desigual são severíssimas. Vigiemos então, para não escorregarmos(não só nesses tipos) no pecado.

    ResponderExcluir