quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

                                     Levíticos 27


     Ao findar o livro de Levíticos, ficamos com as últimas recomendações e desta vez em relação aos votos feitos a Deus. Estes votos eram feitos em gratidão a Deus por alguma bênção recebida, por terem sido libertos de algum mal, ou em momentos de grande aperto.
     Tudo o que se oferecia ao Senhor num momento de devoção religiosa, pertencia a ele. Não era obrigatório fazer votos ao Senhor, mas uma vez feito, era necessário cumpri-lo.
     Além daqueles que votavam e não cumpriam, existiam também aqueles que empobreciam a sua família consagrando a Deus tudo que possuíam, deixando-os desamparados. É o que o texto de Marcos 7:11 e 12 diz quando Jesus condena os homens que diziam: corbã (oferta ao Senhor), e se isentavam de cuidar dos pais. Eles usavam o dinheiro que eles achavam que seria o montante para cuidar dos pais na velhice e ofereciam ao Senhor e mandava seus pais embora, achando-se desobrigados de cuidar deles. Ou seja, ao invés de pagar ao Senhor o prometido, e gastar outro tanto cuidando dos pais, eles colocavam a palavra corbã em ação e deixavam a família desamparada. Que ganância tão grande guardamos em nossos corações. Queremos agradar ao Senhor, mas nem tanto! Queremos cuidar de nossos pais ou cumprir nossas obrigações cristãs, mas se for possível fazer só uma das coisas e nos poupar de outra, saímos no "lucro".
     O ensino que nos salta aos olhos é que o Senhor não é como nós. Muitas vezes somos levianos. Dizemos que faremos o que sabemos que não temos condições de fazer. Nos comprometemos com pessoas que já sabemos que não poderemos ajudar. Empenhamos nossa palavra com algo que não estamos nada dispostos a cumprir, mas para não magoar alguém, ou para não frustrar espectativas dizemos que iremos sim, que faremos sim, mas lá no fundo, sabemos que não iremos, que não faremos. Mentimos sem perceber. Lembremo-nos sempre que Deus requer a verdade de nós. Sejamos verdadeiros quanto às nossas intenções também, façamos disto uma prática diária. Não podemos pensar uma coisa, prometer outra e ao fim, fazermos outra. Nosso sim tem que corresponder à um sim. Nosso não tem que corresponder à um não. Isto se aplica à nossa vida com o nosso próximo e à nossa vida com Deus. Estejamos atentos àquilo que votamos e prometemos!

7 comentários:

  1. É interessante que desde os tempos mais antigos os homens já usavam certas 'desculpas' para se livrar de deveres dados por Deus. Usando o exemplo do corbã, é muito mais fácil darmos nossos bens ao Senhor do que empenharmos nossos esforços em cumprir seus mandamentos e cuidar até mesmo de pessoas tão importantes no nosso crescimento físico, intelectual e espiritual, nossos pais. Esse é um bom exemplo pra ilustrar como o coração do homem é mau e se inclina para o pecado.
    Nós devemos sempre nos empenhar em cumprir a palavra de Deus e NUNCA nos isentarmos de nossos deveres para com Ele.

    ResponderExcluir
  2. A lição dos votos e cumprimentos, é algo que deve ficar guardado em nós.Pois o crente precisa ter palavra.Não pode haver desconfiança entre um crente e outro (independentemente do assunto), pois se o crente falou,o mesmo deve cumprir.A palavra do crente tem de ser algo de muito valor.Como se não tiver comprometimento com o que fala?

    ResponderExcluir
  3. Esse ensinamento é preciosíssimo. Não que os outros não sejam, mas esse me chama bastante atenção. Me lembrou de uma coisa que o meu pai sempre insistia.. "Cumpra com a sua palavra, e faça com que tudo o que você diz possa ser confiável e indubitável." Bom, eu sempre achei esse discurso chato, mas eu vejo hoje que o meu pai tinha razão.
    Quando fazemos um voto, dizemos que faremos alguma coisa, devemos cumprir com o que dissemos. E é verdade que nós as vezes prometemos algumas coisas só pra acabar logo com uma conversa, ou até mesmo por esse ser o jeito mais fácil de se livrar de alguma preocupação. Mas não, devemos estar sempre atentos para cumprirmos o que dizemos. Muitos crentes, erroneamente, tem a mania de ficar cobrando de Deus os seus "pedidos" e coisas do tipo. O que eles esquecem é que Deus prometeu que o que nós realmente necessitamos, nunca nos faltará. O Senhor sim é infalível quando o assunto é cumprir com o prometido(Óbvio que não só nisso). Imaginem só se Deus resolvesse deixar as suas promessas de lado como muitas vezes nós fazemos!!! Sabendo que Ele jamais faria isso, temos que estar cada vez mais dispostos e apercebidos de que devemos cumprir com a nossa palavra, assim como Deus cumpriu, vem cumprindo, e cumprirá com a sua.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado , queremos agradar a DEUS mas tentando agradar, desobedecemos um mandamento como foi feito pelo povo ao não ajudar seus pais. Devemos sempre ser verdadeiros, não podemos tentar enganar os outros para conseguir o que queremos, devemos sempre fazer o que é certo mesmo que as consequencias não sejam boas.

    ResponderExcluir
  5. e temos que lembrar que Tudo o que fazemos, falamos, pensamos, deve ser para a honra e glória do nome de Deus.

    entao se agimos de tal modo estamos pecando contra Deus nesse aspecto tambem!

    ResponderExcluir
  6. A utilização de uma desculpa para encobertar um pecado é muito normal para nós seres humanos. Principalmente quando as coisas que acontecem são contrárias à nossa natureza!! Deus não nos dá alternativas para o cumprimento de suas ordens, ele quer que seja feito, e pronto, como disse, sim, sim, e não, não. Nós sempre procuramos jeitos de escapar de nossas responsabilidades, desde coisas pequenas, até assuntos importantes. "Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o SENHOR entendem tudo." Provérbios 28.5. É como diz este trecho, somente quando buscamos os ensinamentos do Senhor, e andamos conforme a sua palavra, só assim poderemos alcançar o verdadeiro entendimento, e finalmente poderemos cumprir nossos votos diante de Deus, sem arranjar nenhum jeito de fugir de nossas promessas.

    ResponderExcluir
  7. Todo crente tem que ter palavra , cumprir com a promessa que fez. achei bem interessante!!

    ResponderExcluir