sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

                                     Números 2


     Vemos aqui a divisão e localização das tribos no acampamento dos Israelitas. A tenda da congregação ficava no meio, e nela os levitas. Eles foram organizados em quatro acampamentos com três tribos em cada acampamento. Cada acampamento tinha uma tribo que os conduzia, e Judá conduzia todas. Durante as marchas pelo deserto, as tribos deveriam seguir umas às outras na mesma ordem que Deus determinara.
     A posição de liderança de Judá devia-se ao fato de ser a maior tribo, com 74.600 homens. Era uma organização militar, cada tribo tinha sua posição no acampamento e tinha seu comandante, designado diretamente por Deus. O próprio Deus era o chefe supremo deste exército e estava literalmente no meio dele! Ele mesmo dirigia os movimentos do povo através da nuvem, o que leremos mais tarde.
     Tudo isto tinha um plano! A chegada do povo à terra prometida, para que ali fosse cumprida a promessa que Deus fizera a Abraão em Gênesis 13:14 a 16, "Ergue os olhos e olha de onde estás para o norte, para o sul,para o oriente e para o ocidente; porque todas essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência." A conquista da terra de Canaã estava diretamente ligada à promessa da redenção! Ali era o lugar prometido, para onde o povo deveria se dirigir, através de muitas guerras e lutas, e mortes, a fim de fixar o povo seria a linhagem do Redentor, do Messias prometido!
      Dá para vermos a semelhança desta caminhada com a nossa! Como eles, somos um povo rebelde e contumaz, caminhando como peregrinos, numa terra estranha, rumo à Canaã celestial. E é por meio de várias lutas, que nos importa chegar à esta prometida Cidade. Mas é Deus mesmo quem está em nosso meio, nos guiando por seu decreto eterno, nos preparando através de suas ordens diretas, para as guerras que teremos que enfrentar, para finalmente chegarmos à terra que mana leite e mel! Que analogia maravilhosa, que deve encher o nosso coração de esperança e alegria. Pois assim como Deus levou os Hebreus à bom termo, fazendo-os chegar em segurança ao seu destino final, assim também nós, apesar das provações e testes que passamos neste mundo, da luta, muitas vezes sangrenta que travamos com nosso inimigo e conosco mesmo, temos a garantia que habitaremos seguros!  "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe...então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:1, 3 e 4

7 comentários:

  1. Analogia muito interessante, e como aconteceu com o povo que saiu do Egito rumo a Canaã, Deus não vai nos desamparar, pelo contrário, nos dará sempre condições de chegarmos à Terra Prometida.

    ResponderExcluir
  2. é sim uma grande analogia, devemos estar preparados para essa luta constante que travamos dia-a-dia para chegar a terra prometida. Nessas lutas passaremos por provações mas mesmo assim devemos ser fortes e perseverantes para cada vez mais nos santificarmos.

    obs: FELIZ NATAL ! rs
    to de brinks ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que achei muito interessante no texto,foi que Deus mostra neste capítulo,particularmente,que está sempre ao nosso lado nos apoiando,nos guiando e abençoando.Analogia genial!É exatamente assim que é nossa vida aqui na terra.A nossa luta contra o pecado é constante,tropeçamos,mas Deus está sempre presente para nos levantar.

    ResponderExcluir
  4. Nesse texto vemos a presença de Deus no meio do povo, dirigindo os seus movimentos. Da mesma forma que Ele estava com povo, Ele está conosco, dirigindo os nossos passos, nossas ações e nossas vidas. Deus é onisciente, sabe de todas as coisas. Tudo que ocorria, ocorria segundo os seus propósitos. Devemos nos lembrar diariamente que por mais que a vida as vezes pareça não ter direção ou sentindo, Deus está no controle, tem um plano para nós e TUDO o que ocorre está debaixo de Sua sabedoria e poder.

    ResponderExcluir
  5. com certeza.
    assim como a deles, a nossa caminhada é dificil e impossivel de se fazer sem a ajuda de Deus.
    só por meio Dele chegaremos na Terra Prometida

    ResponderExcluir
  6. Achei essa analogia muito boa.Esse texto nos mostra claramente que Deus está conosco , sempre nos abençoando, até mesmo nas lutas contra o pecado. Quando caímos , sempre esta lá para nos levantar. Graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo!!

    ResponderExcluir
  7. Deus sempre está no controle de tudo, e quando se trata do seu povo, sempre está olhando por ele, para que nada de mal ou algo errado possa acontecer. Deus dá instruções ao seu povo para que por meio delas, os designos de Deus sejam confirmados. Como ele se preocupa conosco, com seu enorme poder, ele dirige nossos passos para que possamos cada vez mais se aproximar dele, e seguir a sua palavra.

    ResponderExcluir