quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

                                Números 16


     E lá vamos nós para mais um episódio de rebelião do povo de Deus...E desta vez foi um motim! Corá era levita e cobiçava o sacerdócio para si. Já Datã e Abirão, por serem descendentes de Rúbem, o primogênito de Jacó, achavam que a autoridade civil pertencia a eles. As duas facções formaram uma aliança político-religiosa que contou com o apoio de duzentos e cinqüenta príncipes de Israel, homens importantes, 'varões de renome'. Eles argumentavam que toda a autoridade do povo havia sido posta sobre os dois irmãos, Moisés e Arão, esquecendo-se de que Deus os havia posto à frente do povo. Sendo assim, não era contra Moisés e Arão que aqueles homens estavam voltando as costas, mas contra o próprio Deus! 
     Como tudo que está ruim pode piorar, quando Moisés manda chamar a Datã e Abirão à sua presença, eles se recusam a ir e ainda descrevem o Egito como "terra que mana leite e mel", numa clara zombaria que demonstra sua absoluta falta de reverência.
     Moisés não faz nenhum esforço para reivindicar seu posto e o de Arão. Ele deixou que Deus julgasse entre eles, mostrando através da prova proposta, quem eram os detentores do sacerdócio e da autoridade no povo de Deus. E foi então que o terrível juízo divino caiu sobre o rebeldes, mostrando quão grave é levantar-se contra as autoridades que Deus instituiu no meio do seu povo. Eles foram tragados pela terra, enterrados vivos com tudo que lhes pertencia, família, servos,bens...
     Segundo o texto que se encontra em Números 26:11, os filhos de Corá foram poupados, numa demonstração da imensa graça divina. Embora tenham sido excluídos do sacerdócio, os descendentes de corá ocuparam postos de honra no serviço do santuário. Um deles foi Samuel, destacado profeta e e último juíz de Israel (I Crônicas 6:33). Vários Salmos são atribuídos aos filhos de Corá,  dentre eles o tão conhecido Salmo 84: "Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!". Mais uma linda lição para nós: apesar dos pecados e fracassos dos pais, os filhos podem ser grandes no reino de Deus. Pura misericórdia e amor!
     Logo no dia seguinte, o povo rebelou-se novamente, foram corrompidos pelas palavras insolentes dos amotinados que haviam sido tragados no dia anterior. Eles morreram, mas deixaram plantada a semente da rebelião no coração do povo. Chegaram ao absurdo de acusarem Moisés pelo terrível fim dos rebeldes. E Deus interveio mais uma vez para ensinar àquele povo a respeitar seus servos e o triste resultado foi uma praga que matou quatorze mil e setecentas pessoas. E a praga só cessou quando foi oferecido, a mando de Moisés, uma oferta pelo pecado do povo. Ele era um verdadeiro servo de Deus, não preocupado em demarcar sua posição, mas preocupado com o povo, e intercedendo por eles, para que Deus tivesse misericórdia e fizesse a praga cessar!

7 comentários:

  1. Ignorância total do povo. não tinham em mente que se 'rebelar' contra Moisés e Arão era muito mais grave do que parecia, pois eles (o povo) estava dando as costas, não só para Arão e Moisés, mas para Deus, e foram merecidamente castigados.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez a Bíblia mostra o pecado do povo de Deus, se rebelando contra Ele, e logo em seguida, a consequência desse pecado. Mostra também a grande misericórdia de Deus, poupando os filhos de Corá, e apesar do pecado dele(Corá), dando-lhes cargos de honra no santuário. Mais uma prova do quão Deus é justo, santo e misericordioso

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto vemos, assim como em outros, a revolta do povo de Deus. Os rebeldes só perceberam como é grave se levantar contra as autoridades designadas por Deus para o povo após o juízo divino.
    Podemos encontrar uma verdade maravilhosa nesse texto que serve de ensinamento para nós. Mesmo tendo os nossos pais pecado, nós temos a chance de sermos participantes do reino de Deus. Isso demonstra o eterno amor e a grande misericórdia de Deus para com os seus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Neste capítulo contemplamos a rebeldia constante do povo de Deus. Depois de todas as bençãos recebidas, o constante perdoar dos pecados, principalmente as murmurações, o povo não aprendeu nada, continuou obstinado em sua incredulidade e rebeldia. Depois de serem "excluídos" da terra prometida, perderem guerras, verem o que aconteceu com a família de Datã e Abirão, o povo não se conteve. Povo rebelde, que não seguiu os mandamentos de Deus, e nem mesmo por nenhum momento se sentiu aterrorizado pelas conseqüências dos pecados cometidos. Que Deus possa baixar nossa servis, e nos mostrar quando estamos errados, nos fazer aprender, e sentir temor e tremor diante da autoridade e poder de Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante esse texto.Hoje estávamos lendo sobre isso na casa do tio Alexandre e eu parei pra refletir exatamente nisso, o povo só fez com que deixasse bem mais claro a predestinação de Deus. Mas mesmo assim eram ingratos e mesmo assim DEUS os abençoava ... Muito bom esse texto!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante a postura de Móises e Arão que em nenhum momento tiraram satisfação com o povo a respeito da rebelião porque sabiam que eles estavam indo contra DEUS não contra eles.
    Mas uma vez a Biblia nos mostra como é grave o pecado contra DEUS, aqueles homens que se rebelaram foram mortos juntos com suas familias.
    Agora como DEUS é misericordioso e gracioso, os filhos deles foram salvos e a sua descendencia ocupou postos de honra no serviço do santuário, isso mostra como DEUS é muito bom conosco e que só devemos agradecer e obedecer em tudo quanto fazemos, é o minimo .

    ResponderExcluir
  7. novamente Deus colocando mao pesada (e merecida) sobre o seu povo!
    e ao mesmo tempo estendendo sua graca!

    ResponderExcluir