quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

                                           Números 17


     A autoridade do sacerdócio de Arão havia sido questionada na revolta de Corá. Então o Senhor, no intuito de reafirmar esta autoridade, ordenou que cada tribo trouxesse ao Tabernáculo o bordão de seu líder maior. Um bordão representando cada tribo e o de Arão representando a tribo de Levi. 
     O bordão (ou vara) era símbolo de autoridade e proeminência, como o cetro de um rei. Como a vara não poderia reverdecer sozinha, aquela vara que, posta perante o Senhor na tenda do Testemunho, no outro dia florescesse, era a vara escolhida. E esta foi a de Arão, demonstrando claramente ao povo que Arão não estava à frente como sacerdote baseado em seus dons naturais, mas na eleição divina. Deus soberanamente o havia escolhido e à sua família para estarem como sacerdotes, mediadores entre Deus e o povo. A vara é posta 'perante o Testemunho' (defronte da arca, no Santo dos Santos), como sinal perpétuo da escolha de Arão e seus filhos como sacerdotes.
     No verso 10 Deus mostra o motivo de ter proposto tal teste. Ele queria que as murmurações que estavam sendo feitas contra os seus escolhidos, para serem mediadores, parassem. O segundo motivo nos remete mais uma vez à longanimidade de Deus: "para que não morram"! Deus está mostrando nestas palavras que quer dar à estes rebeldes chance de se convencerem que aquela escolha havia sido feita por ELE e assim, parassem de pecar e não morressem! Que grande e misericordioso Deus é o nosso Deus!

6 comentários:

  1. Devemos tomar isso como ensinamento. Todo e qualquer líder, possui esse cargo por escolha divina, NADA é por acaso. Seja para juízo ou para bênção, todos os líderes são escolhidos por Deus, devemos sim, cobrar deles a postura correta a todo o tempo, mas sempre com muito respeito pois foi Deus quem os colocou nessa posição.

    ResponderExcluir
  2. Incrivel como o povo estava contra DEUS e duvidavam da eleição de sacerdócio e mais uma vez DEUS teve que mostra-los por um sinal que deviam acreditar que Arão era o escolhido.
    Como DEUS é misericordioso , mais uma vez ele faz com que aquelas pessoas tivessem a chance de se redimir diante dele para que não morressem .

    ResponderExcluir
  3. interessante que mesmo sendo eles rebeldes , ingratos , Deus os dá uma chance.

    Com Deus é bondoso para com o seu povo ...

    ResponderExcluir
  4. Deus teve que, por meio de um sinal, mostrar ao povo que Arão era sim um escolhido de Deus. Deus, sendo misericordioso, deu ao povo uma chance de perceber que estavam errados, a fim de que parassem de pecar e não morressem. Esse texto nos prova mais uma vez como Deus é bondoso e misericordioso.
    Achei bastante interessante o comentário do Lucas em que ele coloca a questão da eleição de líderes. Realmente devemos tratar os nossos líderes com respeito(uma vez que foi Deus quem os designou para essa posição), sem deixar de cobrar deles a postura correta.

    ResponderExcluir
  5. exatamente o que o eu comentei no post de ontem!
    que Deus tanto castiga quanto abecoa seus filhos.
    e essa foi mais uma prova da sua misericordia para com eles!

    ResponderExcluir
  6. Deus nos mostra sempre, por meio de diferentes atitudes a sua preocupação com o seu povo, em diferentes modos de admoestá-lo. Deus não precisaria nem sequer perguntar, ou corrigir, poderia simplesmente aniquilar todos os que murmuravam, mas na sua imensa longanimidade e misericórdia poupou a vida deles para que aprendessem com o erro. Deus às vezes nos dá chances de reconhecer nossos erros, e não permanecer nos mesmos pecados. Outra coisa interessante é a forma com que Deus se ira quando nos pomos contra seus escolhidos. O povo questionou a autoridade de Arão, servo escolhido por Deus, e viu que a autoridade não vinha dele, e sim de Deus. Deveríamos agradecer sempre pela misericórdias de Deus, pois é como diz Lamentações 3:22 - "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;".

    ResponderExcluir