sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

                               Números 18


     Este texto descreve para nós a responsabilidades sacerdotais. Notem que os levitas poderiam fazer diversos serviços, porém não poderiam se aproximar dos utensílios do santuário, nem do altar, para que não morressem. Apenas Arão e seus filhos poderiam cuidar desta parte sagrada. Somente eles poderiam cuidar do serviço que estivesse 'dentro do véu'. Qualquer outro que se chegasse, morreria.
    "A imperfeição do sacerdócio deles era indicada por terem de oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados, bem como pelo pecado de outros. Essa imperfeição apontava para um Sacerdote maior e mais perfeito, que não precisava oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados." ( comentário da Bíblia de Genebra). Em Cristo, nosso eterno sumo sacerdote sem pecados e que ofereceu um sacrifício perfeito e cabal, temos acesso ao Santo dos Santos, que representava a presença de Deus. Por causa do sacrifício perfeito de Cristo agora nós somos sacerdotes e levamos nossa adoração diretamente ao Pai, por meio de Cristo!
    Vemos também a instituição dos dízimos dos levitas. Eles seriam uma tribo sem posses e sem herança. Sua herança era o Senhor. Eles viveriam dos dízimos e das ofertas que o povo trazia. E os levitas deveriam também dar os dízimos dos dízimos que recebiam aos sacerdotes. Era uma maneira de suprir as necessidades dos servos de Deus, e ao mesmo tempo demonstrar gratidão ao Senhor por tudo que tinham. Deus sempre deixa coisas paupáveis, atitudes práticas para fortalecer nossa fé nele, nossa confiança, nossa gratidão além das palavras! E o dízimo é uma das formas de fazermos isso.

5 comentários:

  1. Sempre na biblia há comparações com o que devemos fazer com o que DEUS faz, como mostra o texto, e sempre a atitude de DEUS é perfeita e muito melhor que a dos pecadores por isso sempre faziam tais coisas para que lembrassem do que DEUS fez por eles.
    Essa ultima parte cai bem naquela discussão sobre obras e fé porque o povo devia ter fé em DEUS e dar tudo que tinha porque DEUS ia supri-los e é com as obras que a fé é demonstrada dentro de nós como dar o dizimo ao Senhor .

    ResponderExcluir
  2. é muito interessante olharmos que Deus, dentro de um povo escolhido, escolhe os seus para serem responsáveis pelos serviços sacerdotais. Não era qualquer pessoas e sim uma parte do povo escolhida, e somente eles, os Levitas. Isso nos mostra o quão importante são as coisas de Deus, e como devemos nos postar em relação a esses serviços. Hoje não temos presente tanto esse rigor, como antigamente, sujeito até a morte, quando feito inadequadamente, mas mesmo assim não podemos tratar essas coisas com desleixo, pois as coisas do Senhor são perfeitas, e tudo que ele ordena santo, agradável e bom.

    ResponderExcluir
  3. Os levitas não podiam se aproximar das coisas do santuário e nem do altar porque se fizessem isso, morreriam. só Arão e seus filhos poderiam.
    Cristo sofreu e foi sacrificado por nós. Assim, agora, nós falamos diretamente com Deus, sendo Cristo o mediador.
    Achei interessante essa questão de os levitas não possuirem posses e heranças tendo o Senhor como herança. Isso é uma realidade forte e maravilhosa. O dízimo é uma maneira que Deus nos deixou para nós demonstrarmos nossa fé e gratidão através de uma atitude evidente.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante essa questão de obras e fé ,que o povo tinha que ter fé em DEUS e deveriam dar tudo que tinham ,

    sabendo que Deus ia saciá los. É exatamente isso ...
    muito interessante

    ResponderExcluir
  5. O dízimo é uma maneira clara de agradecimento a Deus pelas bênçãos não só materiais, mas espirituais. E se formos para para observar, TODOS os dias nós recebemos bênção maravilhosas de Deus,devemos mostrar gratidão, sem avareza no coração, pois Ele deu seu próprio filho para que tivéssemos vida eterna

    ResponderExcluir