quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

                               Números 21:4 a 9

   Neste incrível episódio, Deus nos mostra mais uma vez o que tanto temos visto neste livro: o pecado do povo e a imensa misericórdia de Deus!
     Ao rodear Edom  por caminhos difíceis, o povo se  tornou impaciente mais uma vez, e depois de quase quarenta anos ainda estavam reclamando de terem sido tirados do Egito e trazidos para um deserto que não tinha água nem pão... eram incapazes de reconhecer sua condição de escravidão passada e de perceber que todas aquelas dificuldades serviriam para levá-los a um futuro seguro, de deleite: a Terra Prometida! Muitas vezes queremos o benefício da comunhão com Deus, queremos as delícias de gozar de sua presença, mas não queremos percorrer os desertos necessários! Também queremos herdar a vida eterna, mas se possível, sem lutar contra nós mesmos e contra o pecado, queremos herdar os céus da forma mais confortável possível. Queremos os louros da   vitória, mas não queremos as batalhas, as lutas diárias que são capazes de nos aproximar de Deus. Temos muito que aprender com os erros do povo de Deus, pois nosso coração é incrivelmente parecido com o deles!
     "Os aflitos israelitas não tinham outro meio de salvar-se senão olhar para a serpente de metal, assim como os pecadores não têm esperança de salvação exceto mediante a fé no Cristo crucificado." (Bíblia de Genebra). Assim, a fé que moveu aqueles homens a obedecer a ordem de olhar para a serpente para serem curados, é aquela fé que nos faz olhar a cruz de Cristo como a única saída para escaparmos da condenação eterna proferida contra a humanidade em Adão.

6 comentários:

  1. Mais uma vez vemos a grande misericórdia de Deus. Esse texto me fez lembrar a pregação do pastor Maurício. Vemos aqui que muitas vezes queremos ter a vida eterna, ter os benefícios da vida com Deus, sem passar por lutas, provações e coisas que nos parecem negativas.
    A única maneira de os israelitas se salvarem era olhando para a serpente de bronze. Eles tinham fé de serem curados olhando para ela assim como nós olhamos para o sacrifício de Cristo visando a nossa salvação.

    ResponderExcluir
  2. '' Neste incrível episódio, Deus nos mostra mais uma vez o que tanto temos visto neste livro: o pecado do povo e a imensa misericórdia de Deus! '' . Não há frase melhor para descrever Numeros, por um lado o povo murmura e peca contra DEUS e do outro há a misericórdia de DEUS para não matar o povo por seus pecados, isso nos mostra como DEUS é maravilhoso conosco porque é o que merecemos .
    Interessante que o fato de sempre queremos as coisas sem ter o trabalho de consegui-las , é do homem, todo homem é assim. As vezes queremos as coisas mas só porque teriamos que nos esforçar não a fazemos por preguiça, um pecado que devemos estar constantemente vigiando para que não façamos .

    ResponderExcluir
  3. Olha Deus é muito misericordioso e longânimo mesmo, porque eu garanto que se fosse um de nós com o poder de Deus, depois das segunda ou terceira reclamações já teríamos aniquilado o povo inteiro, sem dó nem piedade!! Uma coisa interessante é o objeto utilizado para confirmar a fé do povo na cura do Senhor. Mesmo murmurando compulsivamente, o povo sabia que o único que poderia salvá-los e curá-los era Deus, e alguns acreditaram nisso e sobreviveram. Nosso Deus é um deus de infinita bondade!!

    ResponderExcluir
  4. "Muitas vezes queremos o benefício da comunhão com Deus, queremos as delícias de gozar de sua presença, mas não queremos percorrer os desertos necessários". Pois é ... essa é a vida do crente.E temos que ter isso em consciência.Algumas igrejas -até as da dominação presbiteriana - pregam hoje que no cristianismo é só bênção de Deus, que Deus ama a todos,que você será bem sucedido financeiramente, mas o cristianismo verdadeiro está um pouco longe disso.Ao longo dessa grande caminhada passaremos por muitas provações,ciladas,dificuldade em todos os âmbitos na vida e nós como crentes devemos estar prontos para todas elas,firmes e fortes em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse comentario...
    interessante essa sitação de fé! (também proferida pelo Pastor Maurício no ultimo domingo.
    aquela era uma forma de mostrar sua fé em Cristo e em suas palavras!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo depois de várias exortações e mortes por murmuração, o povo continuava murmurando contra Deus, mostrando o tamanho de sua ingratidão. E Deus, após mais uma vez ter posto seu povo sob juízo mostrou também misericórdia, salvando aqueles que mostrassem fé naquilo que Deus dizia por intermédio de Moisés.

    ResponderExcluir