segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

                                     Números 22:1 a 19


     Balaque, rei dos Moabitas(leia sobre a origem deste povo em Gênesis 19:30 a 38) ouviu a fama de Israel e temeu. Andava angustiado pensando num jeito de exterminar o povo. A solução que ele encontrou foi contratar um profeta pagão, muitíssimo conhecido em toda aquela região, para amaldiçoar o povo de Deus. 
     "O profeta pagão Balaão vivia em Petor... às margens do rio Eufrates. O fato de Balaque ter enviado emissários por aquela distância respeitável serve como evidência da considerável reputação de Balaão como alguém que tinha poderes sobrenaturais." (Bíblia de Genebra). É fato que Balalão era profeta, consultava mortos, era agoureiro. Ele é citado duas vezes na Bíblia como exemplo de falso profeta e falso mestre (Números 31:16 ; II Pedro 2:15 e judas11). Ele era um sincretista: indivíduo que luta por fundir ou conciliar religiões, doutrinas, culturas. (Houaiss, dicionário da língua portuguesa). Balaão tinha certo conhecimento sobre o Deus de Israel e até o temia. Foi usado por Deus para comunicar a sua Palavra, era seu servo, como todos os ímpios, todos os homens. Este texto nos ensina que nem tudo que é sobrenatural vem da parte de Deus, como dizia Martinho Lutero. Supostamente, ele realizava atos sobrenaturais e era pagão! E justamente por causa da fama dele, Deus o usou, para manifestar nele a sua glória,  para que os povos admitissem que o Deus de Israel era maior que o 'grande profeta' Balaão, que o Deus de Israel era o único Deus.
     Os propósitos de Deus são sempre cumpridos. Ele se utiliza de quem quer, e mesmo que esses homens não sejam seus filhos, são usados para glorificar seu nome. Esta é a grande lição que devemos guardar em nosso coração no desenrolar desta história que começamos a ler hoje, e que desenvolveremos no decorrer da semana.
     

4 comentários:

  1. Vemos nesse texto que muitas coisas que parecer vir da parte de Deus por serem sobrenaturais, não vem. Muitas vezes as pessoas são enganadas com esse tipo de coisa quando se deparam com situações desse tipo. Atualmente o mundo está cheio de falsos mestres que dizem fazer coisas sobrenaturais. Devemos nos lembrar sempre que todas as vontades de Deus são cumpridas, até mesmo quando ele usa homens ímpios para engrandecer a sua glória.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa questão de que nem tudo que é sobrenatural vem da parte de Deus. Muitas pessoas se 'enganam' com isso. E esse texto deixou bem claro que não, e que as vontades de Deus sempre são cumpridas , do jeito que ELE quer que seja , com quem quer que seja.
    Muito interessante o comentário da Bíblia de Genebra!!

    ResponderExcluir
  3. A palavra nos mostra outra vez, em outro contexto, que os desígnos de Deus não podem ser frustrados, e para que isso aconteça, Deus utiliza as coisas a seu favor, tanto crentes como incrédulos, para que primeiramente seu nome seja glorificado. Deus age assim também para crescimento do seu povo, para que compreenda os seus ensinamentos, e siga em desenvolvimento na palavra!

    ResponderExcluir
  4. DEUS usa de tudo pra transmitir a palavra Dele para o povo e com Balaão não foi diferente , os planos de DEUS não podem ser frustrados, tudo que acontece ja esta determinado por DEUS e com certeza é pra sua glória.
    Mas as vezes ele usa os falsos profetas não para comunicar a palavra, as vezes DEUS usa para juizo contra o povo, para a perdição eterna e não para salvaçao por isso devemos estar atentos a palavra e no que se mostra para nós hoje no mundo a fora e tirar as conclusoes de esta de acordo ou não com o que DEUS diz .

    ResponderExcluir