quarta-feira, 16 de março de 2011

                                   Números 31


     O evento de Peor fora uma triste marca para os israelitas.Conforme estudamos em Números 25, aconselhados pelo profeta Balaão, os midianitas seduziram o povo  hebreu à imoralidade sexual e à idolatria. E o povo caiu. Se prostraram a Baal, que era um deus pagão, adorado em toda a região do mar Mediterrâneo oriental e que assumia características diferentes em cada local de adoração. Por esta causa, seu nome variava de acordo com a região e forma de adoração, neste episódio, Baal-Peor. O povo curvou-se também à segunda tentação dos midianitas: suas mulheres. Tudo isto acendeu a ira do Senhor, que enviou praga ao povo, matando dentre eles vinte e quatro mil homens!
     Estes terríveis acontecimentos de Baal-Peor era um exemplo claro de como o povo da aliança estaria exposto, durante todas as suas peregrinações, às influências de povos pagãos ao seu redor. Foi um episódio tão marcante e emblemático, que foi citado diversas vezes ao longo da história do povo de Deus (Dt 4:3;  Js 22:17; Sl 106:28; Os 9:10).
     No capítulo 31, a vingança do Senhor contra este povo é executada. A ordem era para eliminar as mulheres que haviam contaminado o povo, e todos os homens e meninos, uma prática comum para evitar que o povo crescesse novamente. No caso de Midiã, uma parte da nação escapou e mais tarde veio a ser um grande opressor de Israel(Juízes 8-9).
     Esta guerra santa narrada no capítulo 31 mais uma vez nos alerta sobre a seriedade do pecado e suas devastadoras conseqüências. O exército foi acompanhado pelo sacerdote e pelas trombetas sagradas justamente com este objetivo: inculcar no coração e mente dos hebreus quão grave é o pecado da prevaricação contra o Senhor (prevaricar-1.faltar ao dever. 2. Faltar, por interesse ou por má fé, aos deveres do seu cargo, do seu ministério. 3.  Torcer a justiça. 4. agir ou proceder mal; incorrer em falta; errar. 5. perpetrar adultério).
     Hoje vivemos situações muito semelhantes. Somos um povo santo, separado, mas que vive em suas peregrinações pelos desertos desta vida. Estamos sempre cercados de 'midianitas' tentando nos corromper, nos passar sua forma de viver, nos apresentar os seus ídolos, seus deuses, suas 'mulheres', sempre tentando nos fazer prevaricar contra nosso Senhor. A primeira lição que temos é de não nos misturarmos. A segunda, mostrada neste capítulo, é que devemos extirpar toda e qualquer semente deste pecado que um dia nos fez cair, que se for  guardada, um dia poderá vir a florescer, como os midianitas mais tarde, e ser um grande problema para nós. Que estejamos firmes nesta luta! Aqueles pecados contra os quais já lutamos e vencemos, devem estar bem distantes de nós, mortos, para que não caiamos novamente em suas garras. É por isso que a nossa vida espiritual é descrita como uma verdadeira guerra. Guerra de vida ou morte!

5 comentários:

  1. Esse texto é bem triste mesmo!O povo pecando ,e logo depois a vingança do Senhor contra este povo.
    Eu achei bem interessante essa questão de vivermos em uma situação 'semelhante'. A nossa volta vemos pessoas tentando nos corromper , tentando nos desviar; Nos levando contra o nosso Deus.

    Estamos na luta contra o pecado!! Nossa vida é uma luta , uma verdadeira guerra!

    ResponderExcluir
  2. Por mais que tentemos, lutemos, não tem jeito.Muitas vezes vamos cair.Essa é a nossa natureza.Somos fracos e precisamos reconhecer que necessitamos de Deus. Devemos sempre nos policiar e pôr em mente o quão importante é nos desviarmos e vencer o pecado apesar de nossa natureza.Outra coisa que temos que ter em mente é que se não nos esforçarmos para nos livrarmos da nossa vida pecaminosa, o Senhor Deus não medirá esforços para que tenhamos o fim que merecemos (mesmo antes de Ele nos escolher, ou não).

    ResponderExcluir
  3. Quão terrível é para os filhos de Deus se deixarem levar pelos filhos da perdição. No trecho vemos que os midianitas prestaram contas pelos seus pecados, mediante o mandar de Deus, que conduziu seu povo à guerra. Atualmente também temos que lutar contra tipos parecidos de pecados. Muitas vezes até sem perceber acabamos nos envolvendo com pessoas erradas, que desagradam a Deus, e quando vemos, estamos como eles. Devemos pedir sempre a Deus que vigie nossos pés para que não caiamos, e que nos dê sempre sua graça, para que possamos fugir destes perigos.

    ResponderExcluir
  4. "Bem-aventurado aquele que nao anda segundo o conselho do ímpios, nao se detém no caminho dos pecadores, nem se assente na roda dos escarnecedores."
    Samlos 1.1

    ResponderExcluir
  5. O povo de DEUS mais uma vez se deixaram levar pela influencia de incrédulos . Isso é muito ruim ainda mais pra nós no contexto em que vivemos em nossa sociedade , que só vai de mal a pior ! Devemos vigiar para não cair-mos influenciados por incrédulos e muito menos buscar conselhos no meio deles .

    ResponderExcluir