terça-feira, 22 de março de 2011

                              Números  35:9 a 34


     Vemos neste texto uma descrição detalhada sobre como lidar com os casos de homicídios, e o que se deveria fazer aos culpados. Ele começa no verso onze, ordenando que se edifiquem as chamadas cidades refúgio para acolher o homicida que matasse alguém involuntariamente. Percebam as palavras em negrito! Um homicida involuntário é aquele que, segundo descrito nos versos 22 a 29, mata alguém ser querer! É o que na nossa lei é chamado de homicídio culposo, onde não há maldade, dolo, intenção de matar. Mesmo sem ter 'procurado a vítima para o mal', mas se este viesse a morrer, o responsável era julgado e mandado para a cidade refúgio, de onde não poderia sair de forma alguma. Ele também era chamado de homicida. Neste caso, o vingador -pessoa da família da vítima que era designado para executar justiça, matando o homicida- não poderia apanhá-lo. Estava protegido na cidade refúgio. Mas se o homicida saísse de lá, e o vingador do sangue o encontrasse fora dos limites da cidade, poderia matá-lo e não seria culpado do sangue .
     O homicida deveria se abrigar na cidade refúgio por tempo indeterminado. Sua pena não tinha fim, a menos que o sumo sacerdote morresse. Quando isto acontecia, havia uma mudança na condição jurídica do homicida, o réu não estava mais sujeito à pena imposta por causa do homicídio que cometera involuntariamente.
     Todos estes detalhes nos mostram quanto vale a vida humana aos olhos de seu Autor! E olha que estamos falando de um homicídio sem a intenção de fazê-lo! Amanhã trataremos dos casos onde o homicídio é cometido com intenção e nos aprofundaremos um pouco mais no assunto.
     

6 comentários:

  1. Essa questão do homicídio e bastante interessante, principalmente nesse caso, em que não há intenção de matar. Podemos perceber com clareza como a vida de cada um de nós é valiosa pra Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vemos aqui, que Deus, mesmo quando o pecador peca sem intenção, não isenta ele de suas conseqüências. O homem que matasse alguém sem querer, não pagaria com a morte, mas certamente pagaria um preço por tê-lo matado. Trocar de cidade, e permanecer lá até a morte do sumo-sacerdote, ou seja, um tempo indeterminado. Diante disso, vemos a diferença na justiça que temos hoje em dia, atualmente quando alguém é acusado de homicídio culposo, e prova que não teve a intenção de matar, ele é isento de qualquer responsabilidade com a sociedade, o que não acontece em relação a Deus! Ele conhece o nosso coração, sabe nossas reais intenções, mas mesmo assim, quando cometemos um erro, ele não passa a mão em nossa cabeça, a conseqüência pode não ser rápida, mas também não saímos normalmente da situação.

    ResponderExcluir
  3. E algo que percebemos é que as leis humanas (feitas, constituídas pelos homens) são derivados da lei do Todo Poderoso,mas infelizmente com o passar do tempo o mundo está se distanciando cada vez mais de Deus (isso porquê ambos nunca estiveram juntos).

    ResponderExcluir
  4. DEUS esta sempre nos protegendo de todo mal, mesmo em situações dificeis, devemos sempre confiar e crer que DEUS pode nos ajudar e nos livrar de todos os males .

    ResponderExcluir
  5. realmente é impressionante o fato de um homicidio involuntario é tratado como um homicidio simplesmente!
    mostrando o valor da vida. valor incondicional!

    ResponderExcluir
  6. Essa questão da cidade do refúgio é bem interessante , aqueles que matassem sem intenção de faze-lo , ficavam nesta cidade onde viviam livres pela cidade mas não podiam sair de lá de jeito algum !! Muito interessante !

    ResponderExcluir