terça-feira, 5 de abril de 2011

                            Deuteronômio 4:9 a 24


     Moisés segue advertindo o povo a guardar bem a sua alma. E uma maneira eficaz de fazer isto, era não se esquecer das coisas que o Senhor havia feito por eles. Eles deveriam, além de continuamente relembrar as maravilhas que viram e os ensinos que receberam, repassá-los aos seus filhos. Este era um ponto muito importante. A escrita era escassa. O forte era a tradição oral. Tudo que se sabia deveria ser contado aos filhos e aos filhos dos filhos, para que a memória dos feitos do Senhor não fosse apagada! Asafe exorta o povo a preservar a memória da providência divina na história do seu povo: "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos aos nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez." Salmo 78:3 e 4. Cabe aos pais a tarefa de não permitir que a memória dos feitos de Deus seja apagada. Cabe aos pais lutar para que os filhos andem nos caminhos do Senhor e não sigam após outros deuses.
     Moisés segue contando os feitos de Deus, os mandamentos instituídos, adverte contra a idolatria e termina com um verso de dar medo: "Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso." (verso 24). 
     A lembrança dos feitos e das leis de Deus, devem nos fazer responsáveis para guardar a nossa própria alma e a alma daqueles que Deus colocou sobre nossa responsabilidade! Que grande tarefa têm os pais em suas mãos....mais do que ensinar seus filhos a serem educados, a ter responsabilidade, a respeitar o próximo, mais do que tudo isso, há uma tarefa imperiosa: Ensinar-lhes os caminhos de Deus, seus estatutos e juízos ! Advertí-los dia após dia a andarem por caminhos que glorifiquem a Deus. Aos que já têm filhos, que Deus continue dando forças para cumprirem seu chamado: conduzir os filhos ao Senhor. Aos que ainda não são pais, que o peso desta responsabilidade comece a pesar em suas escolhas desde já, afinal, como o próprio texto diz, Deus é Deus zeloso e fogo que consome, e pedirá contas do que ensinamos aos filhos dele que ele nos emprestou!
    

7 comentários:

  1. Devemos sempre guardar muito bem a nossa alma. Vemos nesse texto também a importância de se educar os filhos debaixo dos mandamentos divinos, afim de que essa atitude se perpetue de geração em geração e assim, possamos "formar" uma geração cada vez mais forte na palavra. Entretanto, infelizmente não conseguimos ver isso nitidamente nos dias atuais. Muitos pais negligenciam a verdadeira educação dos filhos em prol de outras ditas "prioridades".

    Muitas pessoas, e até mesmo muitos crentes, não conseguem associar essas duas características divinas: Deus ZELOSO e FOGO QUE CONSOME. Essas duas expressões parecem bastante distintas, mas se pararmos pra pensar e analisa-las com cuidado, vamos perceber que uma está intimamente ligada a outra.. diria até que são duas características com uma relação de dependência.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a parte que fala que DEUS é zeloso e fogo que consome porque DEUS ao mesmo tempo que é um DEUS misericordioso e gracioso ele não inocenta o pecador e o culpado, esse foi um ensinamento que DEUS deu aos filhos de Israel em sua jornada para Canaã muitas e muitas vezes para que ficasse gravado em seus corações .

    Eu fico pensando como sera quando essa nossa geração começar a ter filhos, hoje a situação como nós vemos nas familias ja é bem ruim e como a sociedade vai de mal a pior hoje em dia, vai ser cada vez mais dificil ensinar aos filhos o caminho que se deve andar no meio de uma sociedade tão incrédula, por isso devemos sempre estar bem atentos a como devemos ensina-los ainda mais nós que temos essa leitura do '' Pastoreando o coração da criança '' que é um ótimo instrumento de aprendizado .

    ResponderExcluir
  3. Hoje é um pouco mais fácil do que naquela época pois além de temos nossos pais para nos instruir temos a palavra de Deus,algo que nos auxilia ainda mais e facilita uma tarefa árdua dos pais.

    ResponderExcluir
  4. Esse é justamente o propósito da família: a propagação do povo de Deus sobre a Terra. Para isso, os pais devem instruir seus filhos, e guiá-los nos caminhos do Senhor, ensiná-los as leis de Deus, e mostrar a eles o quão bom e garicoso Deus foi, é e será para como seu povo(e até mesmo com os ímpios, muitas vezes), e a responsabilidade que os cristão tem de refletir a imagem de Cristo ao mundo.

    ResponderExcluir
  5. interessabte quando voce comentou que a escrita era escassa. eu nao tinha pensado nisso.
    a presença oral era muito mais forte. e realmente, era isso que eles viviam dia após dia. sem comtar com a presença do Próprio entre eles, dando bençaos (como a nuvem e a coluna fogo).e nao só sua presença visivelmente, mas de forma invisivel como nas guerras em que Seu povo ganhava pelo Seu querer!

    ResponderExcluir
  6. Moisés , como já tínhamos lido , adverte mais uma vez seu povo lembrando-os de não esquecer das bençãos , livramentos , que o Senhor tinha feito por eles, e eles deveriam instruir seus filhos e os filhos de seus filhos... para que tudo aquilo que eles passaram e aprenderam nunca seja esquecido e que o testemunho dos feitos maravilhosos de Deus não fossem apagados.


    Deus dá nas mãos dos pais uma grande responsabilidade , além de educar , ensina-los a amar o próximo , a respeitar as pessoas , entre outras , mais do que tudo isso : Ensinar a andar nos caminhos de Deus , seus mandamentos , adverti-los quando estiverem em pecado ... resumindo tudo : conduzi-los ao Senhor!
    Que Deus nos abençõe e nos dê sabedoria para leva-los para o caminho certo!

    ResponderExcluir
  7. Esse é um trecho muito forte e de muitíssima importante. Deus adverte seu povo a não se esquecer dos Seus feitos, e a não se deixarem ser enganados por vãs doutrinas, porque isso pesará no fim de tudo. Mostra também a responsabilidade e obrigação dos pais em transmitirem a lei e suas ordenanças aos filhos, e aos filhos dos filhos. Ou seja, um ensinamento que não deveria ser esquecido, deveria ser lembrado de geração em geração. É importante que percebamos a nossa real responsabilidade, em transmitir isso a nossas futuras gerações, e ver que grandes e calamitosas conseqüências nos aguardam se nós nos esquecermos destes ensinamentos que recebemos e procurarmos outros deuses!! "Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso."

    ResponderExcluir