terça-feira, 12 de abril de 2011

                            Deuteronômio 6:1 a 5


     Tendo sido apresentada novamente a lei de Deus, é agora feito um apelo ao povo para que ouçam e cumpram os estatutos e juízos. Mais uma vezes promessas maravilhosas de longa e deleitosa vida são feitas.
     No verso 5 porém, Deus expõe mais detalhadamente o que espera dos seus. Não que cumpram suas determinações apenas externamente e como forma de escapar da ira dele. Ao convocar o povo a amar a lei de Deus de todo o coração, de toda alma e com todo entendimento, Deus revela que devemos amar a sua lei. Não pude deixar de me lembrar das pregações de domingo de manhã que têm falado sobre os estatutos de Deus. O Salmo 119 é repleto de expressões de amor profundo à lei de Deus. No verso 40 , por exemplo, Davi fala que tem suspirado pelos preceitos de Deus.  Veja o comentário de Spurgeon sobre este verso: "Onde nossos anelos (desejos) estão, ali estamos nós diante dos olhos de Deus. Se ainda não atingimos a perfeição, não devemos desistir de suspirar por ela. Aquele que nos deu o desejo, há de nos dar também a obtenção. Os preceitos são penosos para os ímpios, e portanto, quando nossa transformação corresponde a nossa aspiração por eles, temos clara evidência de conversão, e podemos com segurança concluir que Aquele que começou boa obra também a completará. Qualquer pessoa pode ansiar pelas promessas; porém ansiar pelos preceitos é a marca registrada de um coração renovado." Que palavras incríveis! Devemos olhar para os mandamentos de Deus com um amor tal, que sejamos constrangidos a praticar suas ordenanças. Como diz Spurgeon, esta é uma marca que somos verdadeiros crentes. João também ensina que o amor a lei de Deus é para os seus filhos: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos..." I João5:3
     Para o ímpio é uma dificuldade, um absurdo,uma perda de tempo obedecer à lei de Deus. Seu coração ama a si mesmo com toda força, com todo entendimento. Mas para nós, que fomos regenerados pelo Espírito Santo de Deus,sua lei é o nosso prazer.Mesmo quando nos entristecemos momentaneamente, por não conseguirmos cumpri-la toda, logo nos vem o desejo de continuar aprendendo e lutando por santidade!
     "Se alguém me ama, guardará minhas palavras, disse Jesus. Onde o amor pela lei de Deus reina no coração, a vida se enche de bem- aventurança. Senhor, que as tuas misericórdias nos encontrem, para que possamos amar tua Palavra e teu caminho, e para que encontremos neles todo nosso deleite." Spurgeon

7 comentários:

  1. E quanto chão teremos que andar para sentir essa sensação,em (a de suspirar pelas leis divinas).Enquanto isso, só nos resta uma coisa:seguirmos fiéis e firmes no caminho do Senhor,assim, sua promessa será cumprida.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo...
    Chamou muito a minha atenção quando Spurgeon disse :"...e podemos com segurança concluir que Aquele que começou boa obra também a completará. Qualquer pessoa pode ansiar pelas promessas; porém ansiar pelos preceitos é a marca registrada de um coração renovado."
    essa é , sem dúvida a marca de que amamos as leis de Deus e que somos verdadeiros crentes. é um prazer pra nós , crentes , sempre obedecer as leis de Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Devemos amar a lei de Deus e cumprir os seus mandamentos. Essa questão da dificuldade que o ímpio tem em obedecer a palavra de Deus e amá-lo é uma questão bastante interessante e perceptível aos nossos olhos. Qualquer um de nós tem a capacidade de perceber que para eles isso acaba se tornando até algo sem muito sentido. Mas para nós crentes não! Pelo contrário.. ao amar a Deus e a sua lei estamos cada vez mais próximos dele e, assim, temos cada vez mais ânsia pela sua palavra. Que nós continuemos amando a Deus para que guardemos as suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. O cumprimento, ou a tentativa exagerada para cumprir a lei, deve mostrar que não nos preocupamos única e exclusivamente com a punição, e sim porque nós amamos a Deus, e amamos andar nos seus caminhos. Nossa alegria deve estar em seguir seus preceitos de todo coração, toda nossa alma e de toda nossa força. É muito difícil guardar todos os mandamentos, mas diante de uma busca da palavra incessante, mostramos que nossa obediência a Deus é maior do que nossa fragilidade como pecadores. "De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." Salmo 119. 10-11

    ResponderExcluir
  5. Não adianta, se não amarmos a lei, não conseguiremos ter uma vida pratica de obediencia a DEUS. Porque quem ama a DEUS, ama a sua palavra tambem, entao devemos estar sempre atentos a andar de acordo com ela .

    ResponderExcluir
  6. Por mais que nós sintamos prazer em pecar(por causa da nossa natureza depravada), nós sempre nos arrependemos no final, e passamos a buscar os preceitos de Deus de forma ainda mais veemente. Deus põe em nós o prazer em obedecer a sua lei, e o arrependimento ao pecarmos, duas coisas que são extremamente importantes para o crescimento espiritual do crente

    ResponderExcluir
  7. e realmente quando vivemos a Palavra de Deus, quando moldamos nossas vidas nesses parametros, mostramos o nosso verdadeiro amor por Deus e pela sua lei!

    ResponderExcluir