segunda-feira, 11 de abril de 2011

                               Deuteronômio 5:22 a 33


     Este texto relembra o assombro que o povo sentiu quando viu e ouviu a grande manifestação de Deus no monte Sinai, assim que o povo saiu do Egito, antes das longas peregrinações começarem. Deus disse a Moisés que preparasse o povo pois Ele, "à vista de todo o povo, descerá sobre o o monte Sinai" (Êxodo19:11). O Senhor havia dito a Moisés: "Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti " (Êxodo 19:9). Aquele foi um momento de grande terror para o povo, pois como poderiam ter visto a manifestação de Deus e ouvido a sua voz e continuar vivos? O espetáculo que precedeu a entrega da lei, dos 10 mandamentos, foi terrível! "...houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu....Todo o Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo ; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão." (Êxodo 19:16 a 19). 
     Tendo presenciado os trovões e relâmpagos e o monte fumegante o povo estremeceu e ficou de longe. Temiam por suas vidas e como narra o texto de hoje, pediram a Moisés para que Deus falasse ao povo apena através dele, e não mais diretamente, para que não morressem. Eles viram a glória de Deus e temeram. Eles sabiam que eram pecadores, seu senso de indignidade gritava dentro deles. É mais ou menos o que João Calvino dizia, que quanto mais ele conhecia a Deus, mais se dava conta de sua miséria; ou que quanto mais visse seu pecado, mais saltava aos seus olhos a pureza e majestade do Deus santo! Nestes acontecimentos do Sinai, ficou clara a distância intransponível que existia entre Deus e seu povo.
      Não obstante tamanha distância por causa de sua santidade e do pecado do povo, Deus prometeu vida e prosperidade, caso seus corações acolhessem e cumprissem seus mandamentos: " Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis minha propriedade peculiar dentre todos os povos...vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa." (Êxodo 19:5 e 6). "Quem dera eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" (Deuteronômio 5:29). E ainda mais uma promessa no término do capítulo de hoje: "Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir." (Deuteronômio 5:33). Deus mostra ao povo seu temível e tremendo poder, não para que eles fiquem amedrontados e só. O objetivo era fazer com que o povo percebesse, que Ele era santíssimo e a única forma de se chegar a ele era fazendo a sua vontade, trazida agora apenas pela voz de Moisés, o mediador entre Deus e seu povo. 
     Que este episódio acenda em nosso coração o devido temor e respeito por quem Deus é. Que não nos acostumemos nunca com a grandiosidade do poder de Deus. Que possamos  trazer à memória quão santo e tremendo Ele é. Que nos lembremos sempre quem nós somos e diante de quem estamos! Que Deus nos dê esta graça, de nunca acharmos que ele é nosso igual!                                             

7 comentários:

  1. Nós, assim como o povo, sempre temos consciência de que somos pecadores e indígnos. Quanto mais nós nos damos conta do nosso pecado, mais percebemos como Deus é santo e o quanto nós somos imerecedores da sua graça.
    Deus queria fazer com que o povo obedecesse a sua palavra mostrando a eles a imensidão da sua santidade. Uma vez que o povo se desse conta disso, tentaria agir de conformidade com a sua palavra, cada vez mais.. tentariam ser santos, como Ele é. Devemos então estar sempre atentos a essa questão, jamais esquecendo ou deixando de lado quem Deus é realmente e, principalmente, que saibamos nos colocar no nosso lugar.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante que o texto relembra do 'medo' que o povo sentiu quando viu e ouviu a grande manifestação de Deus'... mostrando sua santidade , mais um vez , ELE queria que o povo obedecesse seus mandamentos.
    O objetivo não era assusta-los e sim que eles vissem o quanto Deus é Bom e santíssimo!Também queria mostrar , que fazer a SUA vontade era/é a única forma de se chegar a ELE.

    ResponderExcluir
  3. e é muito facil de perceber a grandiosidade de Deus. outro dia, de noite, vi uma nuvem de longe carregada de trovoes (ou rios, ou relampagos, nao sei qual é qual)
    e logo pensei no texto de Salmos(eu acho) "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos..."
    Deus está em todo lugar, e é onde se percebe isso com mais beleza, pra mim, é na natureza!

    ResponderExcluir
  4. Com relação à frase de João Calvino,não se pode comparar o Criador às suas criaturas.
    Quando Deus fala com Moisés,o povo temeu a morte,pois ouviu a voz do Senhor.Não devemos temer só pelo de um possível fim - se é que podemos dizer assim- e sim por quem Ele é, e por tudo que representa.

    ResponderExcluir
  5. Nesse trecho Moisés relembra ao povo, por meio da passagem onde Deus conversou com ele no monte, quão poderoso e grandioso é Deus. Só de ver os feitos que Deus fazia naquela conversa o povo já se amedrontava, tinham medo de morrer só participar daquele episódio. Deus mostrou a eles que apesar de sua proximidade, ele não era seu igual, ele os amava, mas ao mesmo tempo era Deus, quem comandava todo o universo, e tanto podia fazer maravilhas, como ficar irado com o pecado do povo. Deus nos mostra que devemos adorá-lo como ele é, que devemos realmente perceber e obedecê-lo. Ele é poderoso e nós como criaturas dele, deveríamos nos humilhar, e prostados a seus pés adorá-lo sempre, sem achar que temos algumas coisa a ver com isso, sem nos vangloriarmos!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse trecho faz nós nos resumirmos completamente a nossa insignificancia, somos trapo de imundicia como diz a palavra. DEUS é perfeito, essa passagem nos mostra como somos dependentes e como DEUS é independente, porque as vezes pensanmos que DEUS precisa de nossos cultos ou naquela epoca dos sacrificios mas não, nós que precisamos sempre fazer a sua vontade, DEUS é santo e exige santidade de nós .

    ResponderExcluir
  7. O povo, apesar de vacilar constantemente, tinha consciência do poder de Deus, e de sua santidade. Ao presenciarem tal manifestação, se deram conta de que não eram dignos de ouvirem a Deus diretamente. É essa consciência que devemos ter o tempo todo, para não contrariarmos a lei de Deus, pois Deus é santo e não admite qualquer tipo de pecado em seus servos

    ResponderExcluir