segunda-feira, 18 de abril de 2011

                            Deuteronômio 7:6 a 11


     As declarações feitas nestes versos, nos deixa claro que a escolha de Deus nada tem a ver com nossas habilidades, capacidades ou disposição de amá-lo ou servi-lo. Deus escolheu Israel simplesmente porque o amou! Não havia nada de especial, pelo contrário, a Bíblia fala que este era o menor de todos os povos. Isto exclui completamente qualquer idéia de mérito. Ele nos teve afeição, por isso nos libertou da casa da escravidão. Daí podemos concluir que não há qualquer distinção entre nós e qualquer outro pecador miserável, que cometa as maiores atrocidades. A única coisa que nos difere, é o amor incondicional que o Senhor teve por nós!
     Outro ponto que nos chama a atenção é quando ele nos diz que é o Senhor Deus, diretamente, quem dá a paga aos que o odeiam e não andam em seus caminhos. Ele mesmo é quem prontamente retribui. Por isso devemos descansar e entregar nossas demandas, e as injustiças que cometem contra nós aos pés do Senhor. Ele é o Grande Juíz de toda a Terra. É Ele quem dá a paga tanto aos que quebram a sua lei, quanto aos que se voltam contra nós porque a cumprimos. Paulo nos ensina com agir nestas situações: "não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor" Romanos 12:19

7 comentários:

  1. Esse texto é muito bom para mais uma vez vermos como somos insignificantes e orgulhosos. Insignificantes porque achamos que temos mérito, mas não temos é nada, só pela graça de DEUS que somos salvos, só por isso. E orgulhosos porque ainda nos orgulhamos por sermos salvos e outros não como se nós fosse-mos melhores do que alguem, o que nao somos. Tambem me chamou atenção essa parte da vingança, porque toda hora queremos nos vingar de alguem, queremos a ''nossa'' justiça, mas esquecemos que a justiça vem de DEUS e não de nós .

    ResponderExcluir
  2. Textos muito bonitos (incluindo o de Romanos 12:19),mas o que eu queria ressaltar é que quando Deus diz que paga aos que o odeiam ele não se refere unica e exclusivamente àqueles que,literalmente, odeiam à Deus,mas nessa "odeiam a Deus", se incluem os que não andam segundo seus decretos.

    ResponderExcluir
  3. Claramente vemos , não só como ele diz nesse texto mas em nossa vidas também , como Deus é misericordioso... como você mesmo disse:" A única coisa que nos difere, é o amor incondicional que o Senhor teve por nós!"
    Por isso temos que entregar nossas vidas , nossos problemas , angústias, injustiças , nas mãos de Deus !!

    ResponderExcluir
  4. e é muito legal a forma como ele mostra a sua misericordia (alem de nos escolher, sem que tenhamos merecido).
    quando ele fala que guarda a aliança e misericorida ate mil gerações aos que amam e cumprem os seus mandamentos

    ResponderExcluir
  5. Vemos mais uma vez que nós não temos mérito algum. Não somos nada, somos meros pecadores. Devemos descansar em Deus, sabendo que ele está no controle de tudo. É Ele e somente Ele que toma as "providências" com relação àqueles que fogem à sua palavra, àqueles que desobedecem a sua palavra. A vingança pertence a Ele, devemos então confiar Nele, somente.

    ResponderExcluir
  6. Neste trecho vemos mais uma declaração bíblica de nossa escolha, por parte de Deus, não ter nada a ver com nossos méritos, Deus nos escolhe porque unicamente nos ama, e mediante sua misericórdia dispensa bençãos sobre nós. Até porque, não tínhamos nada a saltar os olhos, estávamos todos no estado de pecado e miséria, não tínhamos habilidades, e nem nada que fosse relevante!! Independentemente disso Deus nos olhou com longaminidade, e bondosamente nos comprou e nos tornou seus filhos!!

    ResponderExcluir
  7. É este mesmo amor incondicional que Deus quer que pratiquemos uns para com os outros, sem qualquer distinção, pois nem mesmo Ele faz acepção de pessoas. Devemos ser gratos a Deus pelas benção intermináveis que Ele nos dá, todas elas, oriundas desse amor, para nós, inexplicável.

    ResponderExcluir