terça-feira, 26 de abril de 2011

                            Deuteronômio 9:1 a 5


     Aqui Deus deixa bem claro que, embora houvesse prometido dar aquela terra a seu povo, daria a eles, não por causa da justiça e retidão destes, mas também para julgar as outras nações! Era o juízo de Deus sendo executado por causa da maldade e dos pecados destas nações. 
     Nunca podemos nos esquecer, diante das grandes catástrofes e desastres e guerras, que a mão do nosso Deus está estendida executando justiça e juízo em toda a terra. Não somente entre os seus, que ele corrige para aproveitamento, mas também entre os ímpios, que são convocados, ainda nesta vida a dar contas a Deus de suas maldades e de seus pecados, que não ficam impunes!
     Mais uma vez Deus adverte ao povo a não se ensoberbecer, mas a creditar ao Senhor, que é fogo que consome, a vitória que eles teriam sobre povos maiores, mais numerosos e mais poderosos que o o povo de Israel! Ele mesmo conduziria seu povo a vencer inimigos quase invencíveis, povo grande e alto.

6 comentários:

  1. Para piorar, o povo - após ver os sinais, vindos da bíblia,diante deles - ainda corre para igrejas apóstatas procurando a "salvação".É juízo de Deus sobre o povo que habita esta terra.Enquanto a nós,crentes,servos de Deus,nos cabe guardar seus mandamentos,andar segundo ELE e fiéis,confiantes de que o grande dia está se aproximando.

    ResponderExcluir
  2. percebemos que Deus fala disso frequentemente (que nao é merito dos homens) pois esse pacto de obras sempre esteve no coração humano!
    é automático pensarmos que o que fazemos tem merito em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto observamos o juízo de Deus sendo exercido por causa dos pecados das nações.
    Essa questão das catástrofes, dos desastres e das guerras é bastante interessante. Jamais devemos esquecer que Deus, através desses desastres, está julgando toda a terra.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez vemos DEUS falando sobre o fato do povo achar que tinham as coisas por merito deles, mas não era pela misericordia de DEUS que eles tinham aquilo e juizo tambem !

    ResponderExcluir
  5. É sem dúvida o Juízo de Deus que domina o povo nesta terra!
    Nós,servos do Senhor,devemos sempre estar seguindo os seus mandamentos,cumprindo-os do modo que ELE nos ordena!

    ResponderExcluir
  6. Deus mais uma vez, seguindo-se os textos complementares, mostra ao povo que sem Ele nada do que eles conquistaram, seria conquistado. Além disso, o povo de Deus destruia povos maiores, não para benefício próprio, para mostrar tanto aos judeus como aos outros povos a grandeza de Deus e sua soberania. Deus mostra que não é por nenhum mérito do povo que Ele concede as bençãos e as vitórias, única e exclusivamente porque Ele domina sobre tudo, e é soberano, e ama seu povo. Um verso que mostra muito Deus "colocando o povo no seu devido lugar" é: "Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra para a possuíres, pois tu és povo de dura cerviz."

    ResponderExcluir