quarta-feira, 20 de abril de 2011

                                  Deuteronômio 8:1 a 10


     "Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto esses quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." (verso 2). Eis aí o motivo de tantas provas e dificuldades. O Senhor os humilhou e os deixou ter fome. Deu alimento a eles de uma forma inesperada, por uma provisão miraculosa, o maná. O Senhor desafiou a auto-suficiência do povo, fazendo com que o maná caísse do céu. Eles não poderiam mover uma palha para suprir suas necessidades mais básicas! Dependiam de Deus até para isso. E o texto deixa claro o objetivo: ensinar-lhes que nem só de pão viveria o homem, mas de toda a Palavra de Deus. Esta sim, era uma necessidade ainda mais grave e básica que o alimentar-se de pão. Tanto uma coisa quanto outra vinham das mãos do Pai.
     Tudo que o povo passou, todas as guerras, fome, falta d'água, mortes por causa de pecados, tudo isso era a demonstração de um Pai amoroso, que pretendia conduzir seus filhos à si! Pois aquele pai que não ama, não se preocupa em açoitar seus filhos.Ele não quer se envolver com o forjar de caráter reto em seus pequenos. Se preocupa apenas em dar-lhes o alimento físico, não quer ter a dor de cabeça, o aborrecimento, o envolvimento que a disciplina demanda. Dizem que amam seus filhos, mas não se preocupam com suas almas eternas, demonstrando que na verdade os odeiam. Deus não é este tipo de Pai! Ele está inteiramente envolvido com a salvação da alma de seus filhos. E se tirar-lhes o alimento, a saúde, o emprego, o casamento, a vida de seus amados ou mesmo a sua própria, resultar neste filho se voltando para o Pai, Ele assim o fará!
     Eis aí um enorme motivo para não reclamarmos ao sermos açoitados pelas nossas dores, tristezas, doenças e problemas! Nosso Pai amoroso pretende nos santificar. Se estamos passando por provas, é porque do jeito que estávamos, não estávamos vivendo vidas dignas dEle! Que nós nunca amemos a falsa paz! Que saibamos identificar o porque de passarmos por aflições, para que não passemos por elas em vão, mas que ao contrário, cada uma delas produza em nós um caráter mais reto, mais parecido com o do nosso Senhor Jesus!

7 comentários:

  1. Precisamos ter em consciência da importância que é viver segundo os Decretos Divinos.É uma luta árdua contra as coisas deste mundo,e que muitas vezes parecem não ter fim,mas precisamos ter em mente de que tudo isso, toda essa luta,toda essa dificuldade vai valer à pena,pois estamos a espera de Deus,para que possamos,um dia, morar com ele por toda eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Tudo aquilo que o povo passou, mortes , guerras , era a demonstração de um Pai gracioso e bondoso.
    "Pois aquele pai que não ama, não se preocupa em açoitar seus filhos."

    Temos que sempre ter em mente que não passamos por aflições em vão!

    ResponderExcluir
  3. Essa questão do pai é bastante interessante. Muitos de nós, jovens, já nos deparamos com situações em que, ao conversarmos com amigos na escola, vemos como os seus pais são "tranquilos", legais e etc. É um erro acharmos isso um ponto positivo. Devemos sempre lembrar que aquele pai que ama o seu filho se preocupam com eles. O desleixo e a falta de envolvimento dos pais com os filhos mostram apenas que esses pais não se preocupam de verdade com a alma de seus filhos. E é assim também conosco e com Deus. Deus nos ama e, dessa forma, exige que obedeçamos a sua palavra. Que nós estejamos com isso sempre em mente para que não nos amoldemos ao mundo achando que a "falsa" paz pode nos ser proveitosa.

    ResponderExcluir
  4. A relação de Deus com seu povo é um a relação-exemplo que um pai deve ter. Amor incondicional. É nisso que se resume a relação de Deus com seu povo, pois até as provações e sofrimentos resultam em bem para nós. Devemos ser grato a Ele por isso.

    ResponderExcluir
  5. O povo tinha que aprender que o mais importante não eram as coisas relacionadas a este mundo e sim as relacionadas a DEUS e sua santidade. Deveriam aprender que primeiro a obediencia a DEUS e depois as necessidades ordinarias de uma pessoa , devemos estar sempre nos vigiando para não querermos mais as coisas do mundo que as de DEUS .

    ResponderExcluir
  6. esse texto me fez lembrar de outro que se encontra em Provérbios 12.1
    que diz assim:
    "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido."

    ResponderExcluir
  7. Neste trecho Deus mostra a seu povo o seu real objetivo em fazer o povo passar por tantas tribulações. Mostra ao povo que apesar de em muitos momentos sofrerem no deserto, passarem por algumas necessidades, e até acharem que Deus tinha se afastado deles, Ele nunca deixou de estar cuidando do povo, e todas as coisas que aconteceram com ele (povo0, foram para o engrandecimento, e desenvolvimento da fé do mesmo. Para mostrar ao povo sua total auto-suficiência em Deus, e que Deus supria todas as suas necessidades!!

    ResponderExcluir