segunda-feira, 9 de maio de 2011

                            Deuteronômio 11:1 a 7


     Quando o texto fala dos "filhos que não conheceram, nem viram a disciplina do Senhor, vosso Deus", provavelmente está se referindo aos filhos que ainda haveriam de nascer. Deus estava preocupado, às portas de canaã, em que seus maravilhosos feitos, e sua rigorosa disciplina fossem contada aos que ainda nasceriam.
     Ele passa esta responsabilidade aos pais, "...porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que o Senhor fez"(verso 7). Os pais haviam testemunhado os grandes feitos operados desde a saída do Egito, e precisavam ser os porta vozes de Deus. Esta é a maior missão de um pai. Esta missão não consiste em evangelizar o mundo todo, em ser pastor de uma grande igreja, em influenciar muitos jovens. Um pai precisa fazer com que Deus seja conhecido dentro de sua própria casa. Este é o campo missionário mais rico e profícuo(útil, vantajoso) que um homem pode almejar! Se tudo, absolutamente tudo que um homem fizer for bem sucedido, e ele perder a alma eterna de seus filhos, nada terá valido à pena.
     Hoje vemos muitos casais que delegam à Igreja, à professora de Escola dominical ou ao pastor a responsabilidade de tornar Deus conhecido na vida de seus filhos. Não apenas neste texto, mas em tantos outros, como já estudamos em Deuteronômio 6, A Palavra de Deus deixa claro que esta responsabilidade e privilégio pertencem a família. E que privilégio! Poder contar as maravilhas de Deus a nossos filhos, exortá-los, admoestá-los, instar com eles para que amem e sigam ao Senhor é a maior, mais árdua e mais gratificante tarefa que Deus poderia dar aos pais.
     Que cada um de nós não nos cansemos de anunciar as grandezas de Deus, mesmo àqueles filhos que já saíram de casa. E aos que ainda não são pais, que o Senhor os prepare para esta incrível e bela responsabilidade de conduzir um pecador aos pés de Cristo, desde a mais tnra idade!        

5 comentários:

  1. Vemos aqui a responsabilidade dos pais na criação de seus filhos. Essa responsabilidade jamais deve ser deixada de lado pois é principalmente pela instrução dos pais, através dos ensinamentos concernentes à palavra de Deus, que os filhos se tornam fiéis e obedientes aos mandamentos divinos e que a família se fortalece. A palavra de Deus é a base para uma família bem-sucedida. (Bem-sucedida segundo os padrões bíblicos e não segundo os padrões mundanos)
    O mundo hoje vem negligenciando a educação dos filhos. Isso pode ser observado quando mães saem de casa para trabalhar, quando deixam os filhos com os avós e etc. E as consequências disso, todos nós podemos observar. Por mais que o mundo não aceite, esses constantes casos de violência, gravidez antes do casamento e homosexualismo são consequência de um lar desestruturado, com pais ausentes.
    Que nós estejamos sempre atentos à palavra de Deus e que jamais negligenciemos a criação bíblica de filhos.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto fala de um assunto que ja tratamos varias vezes la na igreja e nas leituras . Os pais tem a responsabilidade diante de DEUS de educar seus filhos de acordo com a palavra do Senhor, mas o que vemos no mundo hoje ? Vemos pais que não educam seus filhos, que quando chegam do trabalho os filhos ja dormiram, que não se interessam pela vida dos filhos, e é isso que o mundo prega hoje, que voce tem que viver sua vida e deixar o filho na creche ou com a babá porque os filhos atrapalham suas vidas, mas como voce mesmo disse é um trabalho árduo mas é um privilégio poder ensinar a seu filho os caminhos que deve andar . Mas no final dos tempos, DEUS vai requerir de todos os pais os atos de seus filhos, mesmo na idade adulta . E isso é um ensinamento para nós que ainda não somos pais, para que possamos educa-los de acordo com a palavra de DEUS .

    ResponderExcluir
  3. e um ponto interessante que há nesse assunto é que nao criamos os nossos filhos pra nós mesmo e sim para Deus!
    o que deixa essa responsabilidade muito maior do ja poderia ser

    ResponderExcluir
  4. Nossa responsabilidade ,futuramente, como pais é esta: Estar sempre guiando nossos filhos para os caminhos de Deus , estar sempre os instruindo e os ensinando através da Palavra de Deus.
    Atualmente muitas mães simplesmente não assumem essa responsabilidade, deixam com tias , vós, até mesmo em creches.E acabam 'ignorando uma responsabilidade que DEUS deu a elas!'
    Temos que criar nossos filhos de acordo com que Deus determina!

    ResponderExcluir
  5. É neste trecho vemos a responsabilidade dos pais em relação ao ensinamento da palavra aos seus filhos, como até hoje se mantém. Apesar de se parecer estranho aos nossos ouvidos, a transmissão dos fatos ocorridos com o povo, por meio do poder de Deus, é o que hoje é passado aos filhos pela palavra!! Como antes ainda não havia a palavra escrita como hoje, contar e testemunhar a respeito das coisas vividas e dos feitos e misericórdias de Deus eram de suma importância, como também hoje!! O que esse trecho nos mostra é que independente da existência ou não da bíblia, desde sempre os pais tiveram a responsabilidade de repassar aos filhos os ensinamentos dados por Deus!! E encaminhá-los no caminho certo!! Que Deus possa nos dar sabedoria, para que quando tenhamos nossos próprios filhos não falhemos nesta importante função.

    ResponderExcluir