sexta-feira, 27 de maio de 2011

                                 Deuteronômio 17: 1 a 7 e 14 a 20


     Mais uma vez é ensinado ao povo o valor de  separar-se, de se manter incontaminado, distante da idolatria e das abominações dos povos ao redor. E isto era feito de forma prática. Não era um simples desejo ou um ideal utópico, mas era através de atitudes do dia a dia que a santidade de Deus seria vista entre seu povo.
     A questão da idolatria e da pena que ela desencadearia é mais uma vez exposta. Deus pretendia cortar o mal pela raíz! E continua a partir do verso 14 dando instruções para a futura escolha de um Rei. Deus sabia que uma autoridade que o amasse e temesse, levaria o povo ao mesmo caminho. O contrário também era verdade! Foi estabelecido que o Rei a ser escolhido deveria ser um dentre eles, do meio do próprio povo. Deveria ser um homem escolhido pelo próprio Deus, que não tivesse seu coração posto nas riquezas, nem nas mulheres, para que seu coração não se desviasse. E o mais importante: ele deveria fazer uma transcrição do livro da Lei para si: "E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir." (verso 19). O líder maior do povo deveria estar submisso ao Senhor e a sua lei. Isto os protegeria, os preservaria.
     Da mesma maneira devemos nós nos afastar da idolatria e da podridão do mundo através da santificação. Nos manter longe da idolatria e dos idólatras e mais perto da Palavra de Deus é a única forma de permanecermos de pé. Ainda ontem conversávamos sobre isso aqui em casa, durante o culto doméstico. O mundo anda a passos largos para o fim. O pecado se multiplica, chamam de certo o que é errado, e de bom o que é mau. Por todos os lados nos cercam filosofias mundanas, conceitos pagãos, costumes antibíblicos, imoralidade, corrupção, mentira, falta de afeição natural, maldade. Como sairemos ilesos? Como continuaremos propagando a semente santa do Evangelho? Como preservaremos nossos filhos e netos? Como permaneceremos santos em meio a tanto pecado? Esta indagação também estava na mente do salmista quando ele escreveu: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" e a resposta é a mesma instrução que foi dada para aquele futuro rei de Israel: "observando-o segundo a tua palavra." (Salmos 119:9). O mandamento contido neste verso, nos incita a observar cada caminho nosso, cada pensamento, cada palavra, cada olhar, cada atitude pelos padrões da santa palavra de Deus! Esta é a única forma de ficarmos firmes. Como diz a seqüência de Deuteronômio 17:19 "terá o livro da lei consigo...lerá...para que aprenda...a fim de guardar e para os cumprir". Esta é a nossa única esperança. Precisamos usar os meios de graça que o Senhor disponibilizou para nosso abastecimento e fortalecimento: nossa devocional diária, o culto doméstico, leitura de bons livros, o culto e a pregação pura da Palavra, a comunhão com os santos. Só assim, e contando sempre com a graça de Cristo, poderemos permanecer fiéis. 

5 comentários:

  1. é...o mundo esta cada vez mais em decadencia, e como faremos para não nos juntarmos a ele? Como faremos para não sermos influenciados por ele
    ? Por meio da palavra de DEUS, porque por mais que o mundo diga que voce esta errado, voce esta certo, voce deve guardar puro o seu caminho para que não caia e só conseguira se atentar para a palavra de DEUS e seguir firme nela .

    ResponderExcluir
  2. Devemos afastar-nos do mundo e dos seus pecados. Deus requer que nos santifiquemos e que nos distanciemos dos ímpios e das suas influências. O mundo está cada vez pior e cabe a nós, estarmos sempre com o coração voltado para a palavra de Deus, a fim de que não pequemos. Só poderemos guardar os mandamentos do Senhor se estivermos buscando a santidade e a obediência a sua palavra primordialmente.
    Que possamos, em meio a esse mundo pecaminoso, voltar-mos sempre e unicamente para a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Deus nos mostra nestes trechos o quão importante é nos afastarmos do pecado, das idolatrias, das coisas mundanas. Para que essas coisas de nenhuma maneira nos influenciem. E também na segunda parte Deus fala da importância de se ter a bíblia e de estudá-la diariamente. O estudo e prática dos ensinamentos bíblicos, é a única forma de permanecermos no caminho certo, e fazermos o que Deus requer de nós. Um exemplo disso na palavra é: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite." Salmos 1. 1-2

    ResponderExcluir
  4. Verdade!! O mundo está a cada dia mais se perdendo. Como você disse 'o mundo anda a passos largos para o fim., o pecado se multiplica'.Gerações passadas que um dia faziam parte do corpo de Cristo, hoje seus filhos e netos desconhecem TOTALMENTE a Palavra de Deus. E Deus , a todo tempo está nos separando das abominações e da idolatria,do mundo.
    Este texto é muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Não tem jeito. A única maneira de não sermos contaminados é nos 'afastarmos do mundo'. Um bom exemplo disso é a relação que eu tenho hoje com os meu amigos co Cap. A gente tem uma relação superficial, porque sempre que eles marcam de sair é pra uma boate ou algo do tipo.
    O tempo vai passando e as coisas vão piorando cada vez mais, e como eu falei ontem, nós crentes temos que ser 'radicais' até mesmo com as coisas mais simples, porque é através dessas coisas que satanás vai 'preparando o campo' para coisas maiores, pecados maiores. Temos que repensar tudo na nossa vida, lembrar de como fazíamos certas coisas há algum tempo atrás, pois o pecado está 'evoluindo' conforme o tempo e coisas que antigamente eram escandalosas, hoje são extremamente comuns.
    Devemos nos manter firmas na palavra, observando-a diariamente para que não nos amoldemos ao mundo.

    ResponderExcluir