sexta-feira, 3 de junho de 2011

                            Deuteronômio 21


     Uma sequência de leis são dadas neste e nos capítulos posteriores, para regular a vida em sociedade. Fatos que aconteciam no cotidiano do povo também deveriam ser resolvidos e analisados sob o ponto de vista de Deus. Primeiramente falaremos da poligamia, que apesar de não ter sido instituída por Deus, era largamente praticada. Assim como Moisés lavrou carta de divórcio por causa da dureza do coração humano, e para que a promiscuidade não fosse ainda maior, a poligamia também precisava de algumas diretrizes para que o mal causado fosse minimizado. Esta é a raça humana! Sempre achamos que nossos caminhos são melhores que os caminhos de Deus.
     Nos versos 1 a 9 e 18 a 21, o texto nos declara a seriedade da obediência e as consequências de pecar contra o Deus que é santo. O assassinato, por exemplo, é algo tão sério, que o sacerdote da cidade mais próxima daquele morto cujo assassino não se conhecia, precisava expiar a culpa. Não era porque o autor de tal crime era desconhecido, que ficava tudo bem. Não! Era preciso que fosse feito o juramento de inocência e ignorância pelos sacerdotes e deveria se oferecida uma novilha, morrendo no lugar daquele assassino que deveria ser morto e não foi por não ser descoberto. O crime não poderia ser ignorado! "A morte vicária da novilha prenuncia a morte de Cristo como satisfação pelos pecados, sejam conhecidos ou desconhecidos, cometidos pelo povo de Deus." (Bíblia de Genebra). 
     Em 18 a 21, mais uma regra clara a respeito da vida em sociedade. O filho rebelde e contumaz não deveria ser tolerado no meio do povo. Estamos falando aqui não de desobediência pura e simples, mas de rebeldia contínua e sistemática, de pecado crônico. Os próprios pais deveriam entregar os filhos, que eram punidos com pena de morte! Tal é a seriedade destas leis que até nos assustamos, nós que vivemos em uma sociedade onde tudo é tolerado, os maiores absurdos não são levados em conta e muito menos punidos. Por isso vamos de mal a pior, acumulando juízo sobre juízo. Mas todos estes pecados e esta libertinagem que se comete "impunimente" hoje, não deixa de agredir seriamente a santidade de Deus. Temo que logo se encha a medida de sua santa ira. Quando tivermos, como país, que responder por tanta dissolução em nosso meio, tolerada e até mesmo praticada pelo povo de Deus... Não temos olhado com seriedade o pecado e como ele fere a santidade de Deus e por isso merece ser extirpado do nosso meio.
     Quando o texto fala sobre os pais que deveriam levar seus filhos aos anciãos da cidade e delatar seu pecado para que fosse apedrejado, penso em como seus corações deveriam sangrar. Não deveria ser uma tarefa agradável levar seu próprio filho para ser morto por seu pecado. Esta atitude extrema, demonstra que estes pais amavam mais a Deus e a sua lei do que sua própria família! Me fez lembrar também o processo que envolve a exclusão de membros de uma igreja local. O pastor é como um pai daquela congregação. Aquele filho é repreendido, alertado, chamado à responsabilidade, a voltar à lucidez. Quando este permanece duro de coração, não ouvindo a voz de um pai que docemente o convoca a retornar para a prática das boas obras, a tornar seu coração para Deus, medidas drásticas precisam ser tomadas para que a ira de Deus não caia sobre aquela igreja. O ato de excluir um membro que virou as costas para Deus tem dois objetivos: tirar o mal do meio do povo, para que estes não o copiem, mas temam. O outro objetivo é aplacar a ira de Deus. Se aquelas pessoas não levam em consideração a seriedade do pecado e continuam convivendo de forma pacífica, como se nada tivesse acontecido, este preço será cobrado mais cedo ou mais tarde.
     
     

5 comentários:

  1. Muito interessante a lei instituída por Deus, no que diz respeito ao filho rebelde.E veja como estamos hoje ... está prestes a se tornar um crime dar um tapa no seu próprio filho.A bíblia trata muito mais desse assunto deixando ainda mais clara a lei Divina no que diz respeito a desobediência dos filhos aos pais.O que me lembrou de um texto bíblico que diz exatamente assim: “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo”.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante mesmo...
    Temos que olhar o pecado com seriedade, e ver o quanto fere a santidade de Deus.
    Essa questão de disciplina dos filhos , isso é uma lei MORAL ,Divina!!!!E hoje em dia muitas pessoas 'ignoram' essa LEI e acaba ficando como está la fora , filhos rebeldes , que matam seus próprios pais.

    ResponderExcluir
  3. Este capítulo é muito elucidativo para nós. Nos mostra a seriedade das leis do povo israelita, mostrando que eram um povo puro e santo, e deveriam agir como tal. E que tinham um Seus santo e poderoso, que ordenava-os para que continuassem na pureza e santidade. Muitas das vezes não olhamos nossos erros com seriedade, às vezes fazemos graus diferentes para determinados tipos de pecados, e quando cometemos algum que julgamos ser pequeno, nem sempre damos a verdadeira importância a isso. Vemos neste texto como o pecado tinha um importância naquela época, não o pecado em si, mas as suas punição e conseqüências. Tanto em assassinatos, quanto em rebeldia, o pecado deveria ser extirpado do povo, o povo era santo, e não poderia conviver normalmente com erros como aqueles. Achei muito interessante e ao mesmo tempo assustador a punição à rebeldia, com morte, e morte pública. Um pecado em que hoje não damos muita importância, muitos pais, inclusive crentes, criam filhos rebeldes achando que é só uma fase, enquanto que na época eram mortos!! Aí nós vemos o quanto isso nos faz falta!! Às vezes pensamos que isso é uma atrocidade, mas quantas coisas poderiam ser evitadas se atitudes como esta fosse tomadas?! Poderíamos ter muito menos problemas, tanto na sociedade em geral, como nas famílias em si, se o pecado, e sua conseqüente punição fossem levados mais a sério.

    ResponderExcluir
  4. ''Esta é a raça humana! Sempre achamos que nossos caminhos são melhores que os caminhos de Deus.''
    Me chamou muita atenção essa frase que voce colocou, porque essa é a verdade que explica tudo o que estamos vendo hoje. Se nós olhássemos mais para o que DEUS diz e menos para as filosofias do mundo nada aconteceria, mas esse não é o coração do homem infelizmente. Queremos sempre fazer do jeito que nos convém e acabamos esquecendo que ferimos a santidade de DEUS e cada vez mais somos moldados a praticar o que o mundo pratica. Por isso devemos estar sempre atentos ao que DEUS diz e meditar na sua palavra .

    ResponderExcluir
  5. Me chamou muito a atenção o trecho que fala dos pais que deveriam levar seus filhos aos anciãos da cidade. Fica claro nesse trecho quão grande é a obrigação dos pais em relação a seus filhos. Realmente, não deve ser nada fácil entregar seu próprio filho para ser apedrejado, mas isso mostra a seriedade da contaminação do povo de Deus.
    Nós crentes devemos estar atentos, pois nos dias de hoje a imoralidade e o pecado estão sendo propagados por todos os meio de comunicação, sendo mostrados sempre como algo bom e prazeroso. Devemos nos afastar dessas coisas, e mais importante, quando nos casarmos e tivermos nossos filhos, devemos ter ainda mais atenção, orientando e disciplinando nossos filhos de acordo com o que a Bíblia manda, pois se as coisas já não estão nada bem nos dias de hoje, daqui há 10 ou 15 anos estarão MUITO pior. Por isso devemos ser RADICAIS até mesmo com as coisas 'pequenas', pois é através delas que Satanás faz com que nos acostumemos e nos amlodemos ao mundo.
    Na minha humilde opinião, um crente 'completo' é um bom pai(ou mãe), pois de que adianta influenciarmos as pessoas com as quais convivemos e as edificarmos, se nossos próprios filhos, a quem Deus nos confiou, estão perdidos e londe de Deus? Devemos ter muito cuidado não só conosco, mas com o nosso cônjuge e com nossos filhos.

    ResponderExcluir