terça-feira, 28 de junho de 2011

                            Deuteronômio 27


     Moisés começa seu terceiro discurso ordenando ao povo que após a entrada na Terra prometida, eles deveriam fazer exatamente como estava sendo descrito: uma cerimônia de dedicação, juntamente com a publicação das leis e o amém da congregação.
     Muito me impressionou o comentário da Bíblia de Genebra que descreve os versos 15 a 26 como 'promessas de bênçãos e maldições'. Isto mesmo! Deus estava, através de Moisés, fazendo promessas de maldições ao povo. Caso eles não cumprissem a lei, deveriam esperar e ter a certeza que as maldições expostas viriam sobre eles! Tão certo quanto a bênção de Deus acompanharia a obediência, a maldição acompanharia o desprezo pela lei. 
     A lista de pecados descritos, que estariam sujeitos às maldições, não é longa, mas é significativa! Ela é, na verdade, exemplificação para todos os tipos de pecado. Note que cada um deles trata de um assunto específico, mas toca em vários outros. Mas a principal característica destes pecados é que não são pecados necessariamente públicos. São pecados que talvez sugerissem ao autor que ele não seria pego. Nos versos 15 e 24 isto é explicitado. Deus está deixando claro, que por mais que o povo tentasse pecar em oculto, de forma discreta a ponto de ninguém descobrir, DEUS era o vingador destes pecados também, e não apenas dos pecados públicos.
     Muitas vezes podemos nos sentir confortáveis pelo fato de nossos pecados estarem ocultos. Muitas vezes falamos, fazemos ou pensamos algo que, por não sermos descobertos e envergonhados, achamos que nos saímos bem. Muito pelo contrário! O fato de nossos pecados serem expostos e descobertos, é um claro sinal de que Deus quer nos corrigir, pois somos filhos. Os bastardos é que permanecem em seus pecados ocultos, sem que ninguém os incomodem, caminhando a passos largos para a destruição. 
     Que o Senhor nos dê a consciência de que nossos pecados não ficam impunes e que o temamos, não apenas por medo das maldições que certamente acompanharão o pecado, mas por amor ao seu santo nome!
    

6 comentários:

  1. O fato de Deus estar amaldiçoando o povo que não cumpre sua lei, me fez lembrar de João 3:16("Porque Deus amou ao mundo de tal maneira ...").Muitos dizem que esse texto se refere ao mundo,literalmente.Mas,não só estão enganados, como também estão indo contra a própria palavra.Deus não ao escravo eterno do pecado.E sim aos escolhidos,àqueles que andam segundo as suas leis.

    ResponderExcluir
  2. Muitos crentes, por acharem que não serão "descobertos", andam em pecado. Pecados esses que, por mais que as pessoas que convivam com ele possam não tomar consciência, Deus sabe de todas as coisas. Que nós não caiamos nesse erro. Não só de pecar em oculto, mas que nós possamos saber que devemos andar sempre em santidade. Quando os nossos pecados se tornarem públicos, saberemos que Deus quer corrigir os seus filhos

    ResponderExcluir
  3. Deus é justo e não deixa NENHUM pecado impune. E ainda tem crentes que acham que Deus não vê seus pecados, ou que Deus não vai deixar que as consequências de seus pecados caiam sobre eles. Deus é justo, e perdoa seus filhos, mas nós muitas vezes só aprendemos com nossos erros quando somos envergonhados publicamente ou castigados por Deus, Devemos ter a consciência de que Deus vai perdoar os nossos pecados, mas que as consequências deles virão sobre nós.

    ResponderExcluir
  4. mais uma vez na Biblia vemos duas faces do mesmo Deus! o bondoso e o que derrama sua ira diante daqueles que o aborrecem

    ResponderExcluir
  5. É incrivel como sempre estamos pensando erradamente, achamos que podemos pecar em oculto e nada acontecera e que estamos bem ja que ninguem sabe mas pelo contrario ... estamos pior ainda porque a cada vez que o pecado continua oculto mas vamos nos destruindo e indo para a perdição, mas DEUS não deixa seus filhos pecarem e os disciplina para arrependimento e para que sigam o caminho certo e não pequem mais.

    ResponderExcluir
  6. Devemos sempre ter em mente que Deus sempre perdoa nossos pecados , mas as consequências não deixam de vir! Muitas vezes não temos consciência disso , mas , é misericórdia de Deus quando ELE expõe nossos pecados para que assim , através de pessoas , sermos corrigidos... Isso é edificante para nós !!

    ResponderExcluir