quinta-feira, 9 de junho de 2011

                           Ainda sobre Deuteronômio 22:13 a 30


     Por fim, veremos detalhadamente quais são alguns dos pecados que são proibidos no sétimo mandamento:


     Pergunta 139. Quais são os pecados proibidos no sétimo mandamento?


     _ A negligência dos deveres exigidos. Deixar de fazer tudo aquilo que vimos ontem, para fugir do pecado, é cair em pecado contra o sétimo mandamento.


     _ Adultério (relações sexuais com uma pessoa casada), fornicação (relações sexuais fora do casamento), rapto e incesto (estupro e relações entre pessoas que têm parentesco próximo). "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os adúlteros e impuros." Hb 13:4


     _ Sodomia (palavra de origem Bíblica para designar perversões sexuais) e todas as concupiscências desnaturais. "Por causa disso os entregou Deus a paixões infames (vis, que causam repugnância); porque até as suas mulheres mudaram o modo natural das suas relações íntimas, por outro contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza (indignidade, sordidez), homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição de seu erro." Rm 1:26 e 27


     _ Todas as imaginações, pensamentos, propósitos e afetos impuros. "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena; prostituição, impureza, paixão lasciva..." Cl 3:5. Note que aqui não se fala de prática alguma, mas de como o pecado contra o sétimo mandamento pode ser secretamente desenvolvido em nossa mente, sem que ninguém, exceto Deus, saiba.


     Todas as comunicações corruptas ou torpes, ou o ouvir as mesmas. "Mas a impudicícia (ato ou palavra impudica, impura) e toda sorte de impurezas sequer se nomeie entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs, ou chocarrices (gracejo atrevido, grosseiro), coisas essas inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graça." Ef 5:3 e 4. Interessante que o Catecismo não nos exorta apenas a não fazer tais comunicações torpes, mas a não ouví-las também!


     _ Olhares lascivos (sensuais), comportamento impudente (descarado, sem pudor) ou leviano (inconsiderado, imprudente). " Diz ainda mais o Senhor: visto que são altivas as filhas de Sião, andam de pescoço emproado, de olhares impudentes, andam a passos curtos,fazendo tinir os ornamentos de seus pés" Is 3:16. É condenada tanto a atitude imoderada, de se expor aos outros propositalmente, mas também, como o Catecismo diz, de forma leviana, impensada. Provocar o outro, mesmo sem esta intenção, se constitui pecado também!


     _ O vestuário imoderado (que passa da medida). "Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta, e astuta de coração..." Pv 10:13. Este ponto merece séria reflexão de nossa parte. Não só as mulheres precisam tomar cuidado, mas os homens precisam ajudá-las a vigiar nesta área. Proteja sempre suas filhas, sua mulher, sua mãe de cometer a loucura de sair de casa com roupas que sirvam para outros pecarem. Até bem pouco tempo atrás, existia uma distinção bem clara entre roupas de prostitutas, e aquelas que moças de família podiam usar. Hoje estas se confundem...Quem ainda não leu o livro 'Deus, o estilista', está perdendo tempo!


     _ Permissão de casamentos ilícitos. Quem consente com um casamento que não pode ser feito, também peca!


     _ A demora indevida de casamento. Este é um ponto interessante, pois ensina que demorar muito tempo no período de namoro, sem se casar, evidencia uma exposição desnecessária às tentações sexuais. É pura questão de sabedoria e de fugir do mal. Portanto, se não há casamento à vista, nada de namoro!


     _ O divórcio ou o abandono injusto. "Eu, porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a torná-la adúltera; e aquele que casar com a repudiada, comete adultério." Mt 5:32. Vemos aqui a tremenda seriedade do casamento e as consequências da quebra de fidelidade e do divórcio.


     _ Cânticos, livros, gravuras, danças, espetáculos lascivos e todas as demais provocações à impureza, quer em nós mesmos, quer nos outros. "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias nem dissoluções, não em contendas e ciúmes." Rm 13:13. "Mas, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências (luxúria, lascívia, prazeres sensuais).Rm 13:14


     Temos aqui, largas advertências a vivermos uma vida pura também na área moral. Temos aqui severas advertências e conselhos preciosos pra fugirmos e nos mantermos à salvo de nós mesmos, do mundo e do diabo! Que Deus nos alcance todos os dias com suas ternas misericórdias e nos dê a consciência de que devemos andar na luz, como em pleno dia, permitindo que todas as nossas obras sejam vistas e aprovadas pelo nosso próximo e por Ele.

7 comentários:

  1. Aqui vemos os pecados proibidos, e acredito que a minha afirmativa anterior se encaixa perfeitamente aqui também. Por vezes pensamos estar fora do risco, achando que um pensamento, ou algumas palavras ou brincadeiras, não são erradas, mas nos enganamos. A palavra nos cerca por todos os lados, pequenas atitudes nossas, imediatamente nos levam a pecar, mesmo que até inconscientemente. Aqui temos todas as advertências necessárias para perceber, e tentar ao máximo fugir do pecado, por isso somos indesculpáveis. Todos sabem quando querem se insinuar, todos sabem os desejos do seu coração, e sabem quando estão com pensamentos impuros e incorretos!! Deus condena isso, ele odeia o pecado!! Tanto homens como mulheres, independentemente da situação no seu íntimo sabem quando estão agindo de maneira inadequada!! Só podemos pedir a Deus graça, sobre graça!! Para que em momento que soframos tentações, Ele nos mantenha firmes!! E para que nunca sirvamos de tentação para ninguém!!

    Já li o livro "Deus, o estilista"!! Recomendo para todos que querem saber mais um pouquinho em relação à história das vestimentas, e onde se encaixam os preceito e ordenanças de Deus nesse desenrolar!!

    ResponderExcluir
  2. São tantos pecados que cercam só um dos dez mandamentos, o que faz com que nós entremos em desespero e clamemos pela misericórdia e auxílio Divino,pois só com a ajuda DELE podemos nos livrar,nos desviar desses pecados que de vez em quando nos assombram.

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, considero essas questões muito interessantes. Aquela que mais me chamou atenção hoje foi a dos nossos pensamentos e imaginações impuras. Essa é uma questão MUITO séria e ao meu ver, uma das mais "graves"(se houvesse pecados mais graves que os outros). Ao se pecar em pensamento, acabamos por tentar nos enganar e enganar até mesmo aqueles que estão a nossa volta. Porém, devemos nos lembrar sempre que Deus sabe de todas as coisas e que a Ele, nós NUNCA iremos enganar. Uma coisa que me incomoda bastante é a hipocrisia de determinados crentes. Cada um deve buscar a sua PRÓPRIA santidade e não se intrometer na vida cristã dos outros, apenas quando o nosso objetivo ao se 'intrometer' é ajudar um irmão a andar em santidade. Quando os nossos corações não estão direcionados dessa maneira, acabamos por estar mais errados do que aqueles aos quais nós acusamos ou julgamos.
    Que Deus possa nos ajudar diariamente a fim de que não caiamos em nenhum desses pecados e que nos tornemos cada vez mais santos como Ele é.

    ResponderExcluir
  4. Essas duas postagens foram muito boas para nós entendermos ainda mais sobre certos pecados que são tão abominaveis e para entendermos tambem a abrangencia deles para que possamos fugir deles e não pratica-los de forma alguma. Que nós possamos no nosso dia-a-dia demonstrar que estamos firmes na palavra do Senhor e que não cometamos esses pecado, antes devemos reprova-los para que vejam em nós servos de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. É interessante como não só o ato de adultério em si é considerado pecado, mas todo o tipo de atitude que remete a ele.
    Devemos nos diferenciar do mundo, pra que rapidamente percebam que somos diferentes. Pelas roupas que vestimos, pelos comentários que fazemos, por nossas atitudes cotidianas em geral.
    Tudo caminha pra que nós, crentes, sejamos reconhecidos só de olharem para nós, e é isso que devemos buscar. Mas devemos também nos diferenciar do mundo em nossos pensamentos, que são ocultos a todos(exceto a Deus), pois também pecamos através de nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  6. israel:
    muito impressionante o nivel de abrangencia que podemos perceber nesse "minimo" mandamento.
    realmente nao tem para onde fugir. temos que estar sempre atentos nessa luta contra o pecado, nos afastando e nos impondo contra ele!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante!Esse assunto é muito sério e esses pecados são ABOMINÁVEIS aos olhos de Deus.
    Que Deus nos dê forças para que possamos seguir uma vida pura e santa diante DELE.
    E, que ELE 'nos alcance com suas ternas misericórdias e nos dê a consciência de que devemos andar na luz, como em pleno dia, permitindo que todas as nossas obras sejam vistas e aprovadas pelo nosso próximo e por Ele.'

    ResponderExcluir