sexta-feira, 15 de julho de 2011

                         Josué 1


     Não se sabe ao certo quem é o autor do livro de Josué. O que não há dúvidas, é de que o autor queria ressaltar a história maravilhosa do cumprimento das promessas que Deus fizera aos patriarcas, através de Josué. E logo no primeiro capítulo notamos que a base para a liderança de Josué foi lançada: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." (verso 5). Deus mesmo promete a Josué que faria por ele o que fez por Moisés. Deus estaria à frente da conquista, dando força e coragem a Josué! 
     Outro aspecto importante ressaltado logo no primeiro capítulo do livro, é que Deus conclama  Josué a ser forte e corajoso PARA ter cuidado de fazer segundo toda a lei que Moisés ordenou! Ele não deveria se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Esta não seria uma liderança pautada em suas bases ideológicas, nem na sua forma de governar. Deus continuava sendo o Senhor sobre o seu povo, e Josué deveria ter esta noção, e não pensar que, agora que Moisés já era morto, ele poderia liderar como achasse melhor.
     O verso 8 fala novamente de algo que muito tem me impressionado no decorrer da caminhada do povo de Deus: a advertência a que se ande segundo os seus estatutos! "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido." Me faz pensar que muitas vezes nós falhamos nisso. Algumas vezes consideramos que já falamos demais com nossos filhos, nossos pais, amigos ou irmãos em Cristo. Achamos que, porque aquele assunto já foi pregado, não temos a necessidade de voltar a ele. Mas não era assim com o povo de Deus. Eles estavam sendo constantemente advertidos, repetidamente relembrados, de forma proposital a serem obedientes. A lei deveria ser incansavelmente exposta. E por que? Porque muito facilmente eles se esqueciam da lei. Muito facilmente se deixavam envolver pelas práticas que aprendiam com os povos ao seu redor. Muito facilmente esqueciam quem era o seu Deus, e o que Ele exigia de seu povo. Por isso a insistência: não cesses de falar deste livro da lei!! Este deve ser um estímulo a nós. Não nos cansemos de ensinar as verdades de Deus. Mesmo que em alguns momentos nos sintamos desanimados, desencorajados pela atitude do outro, devemos insistir, afinal, disto depende a vida dele! Devemos, como Josué, ser fortes e corajosos para fazer tudo aquilo que se encontra na lei de Deus. Isto requer coragem. Isto demanda esforço. Mas disto depende a nossa vida e a vida dos que amamos!
     A partir do verso 10, Josué convoca o povo a se aprontar para começarem a travessia do Jordão, para tomarem a terra. A resposta do povo a ele foi imediata. Tendo a certeza de que Deus estava com Josué, como esteve com Moisés, eles prontamente se puseram sob sua liderança: "Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés." (versos 16 e 17). Reconheceram que Josué estava sob a autoridade de Deus e então se puseram obedientes a ele!

7 comentários:

  1. "Sê forte e corajoso; não temas , nem te espantes , porque o Senhor , teu Deus , é contigo por onde quer que andares"
    Que maravilha pra Josué saber que Deus esta sempre com ele .
    Muito interessante que vemos que o povo de Deus estava sempre sendo constantemente lembrados das Leis de Deus , para pô-las em prática!Pois , muitas vezes eles se esqueciam quem era o seu Deus, e o que Ele exigia de seu povo.
    Que Deus esteja sempre nos lembrando de suas Leis e que nós nunca nos esqueçamos de sempre ensinar SUAS verdades

    ResponderExcluir
  2. Como está claro em Deuteronômios e,pelo menos nesse primeiro capítulo de Josué - entre outros textos bíblicos - é que Deus cumpre com suas promessas.Apesar das dificuldades, dos tropeços, temos que seguir firmes e fiéis à Deus, consequentemente Ele cumprirá com sua promessa para conosco.

    ResponderExcluir
  3. Deus tem controle de tudo o que acontece na Terra. Não seria diferente em relação à liderança de seu povo. Foi Deus quem escolheu Josué para guiar seu povo à Terra Prometida, o que significa que o povo deveria se submeter a ele, pois assim, estaria se submetendo a Deus. Devemos levar isso como exemplo pras nossas vidas, pois Deus exige que respeitemos as nossas autoridades, que nos submetamos a elas(a menos, é claro, que exijam de nós algo contrário à Palavra de Deus)

    ResponderExcluir
  4. Devemos andar sempre de acordo com os estatutos divinos. Não podemos nos desviar nem para a esquerda nem para a direita.
    A lei era repetida por diversas vezes pois o povo se esqueceria dela. Por isso a repetição. Que nós não nos cansemos de expor as verdades de Deus e de seus mandamentos. Devemos ser fortes e corajosos como Josué e não desanimar sob nenhuma circunstância.

    ResponderExcluir
  5. "Achamos que, porque aquele assunto já foi pregado, não temos a necessidade de voltar a ele. Mas não era assim com o povo de Deus." nao era assim nem com o povo de Deus daquela epoca e nem mesmo conosco!
    quantas vezes ja ouvimos a 'mesma' pregação ou estudo na igreja? essas coisas devem ser sempre observadas e ensinadas a nós para que nao pequemos. e nao só pela pregacao ou estudo, mas tambem pelo nosso estudo a nossa propria meditação na palavra em cultos domesticos devocionais e leituras de livros! para que cada vez mais nos fortaleçamos na Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Deus neste início passa a Josué a tranquilidade para tomar a autoridade sem medo. Mostra a ele que como à Moisés, estaria também ao lado dele, o auxiliando a guiar corretamente o povo. Deus preparou o caminho para Josué, e não seria agora que ele ficaria desamparado. Vemos também que apesar das circunstâncias a pregação da palavra, mesmo que muitas vezes repetitiva deveria ser constante!! Deus conhecia o coração do seu povo, e sabia que muitos deles poderia se desviar se a palavra não fosse constantemente pregada, e o povo constantemente advertido!! Outra coisa muito interessante é a autoridade instantânea de Josué, depois da morte de Moisés, o povo já entendia quem agora iria ser o líder, quem iria guiá-los dali em diante, não foi necessária nenhuma intervenção de Josué para tal!! O povo compreendia a autoridade vinda de Deus sobre Josué!!

    ResponderExcluir
  7. Não devemos nos cansar de pregar a palavra, ainda mais essa é a nossa missão, dar testemunho e traer pessoas para Cristo, e é muito interessante o que voce falou porque somos assim, achamos que só porque ja vimos aquilo não precisamos mas, mas não, sempre estamos caindo nos mesmos pecados e precisamos estar constantemente nos alertando a não nos desviarmos.

    ResponderExcluir