segunda-feira, 18 de julho de 2011

                          Josué 2


     Nos deparamos aqui com um maravilhoso aprendizado sobre a graça de Deus, oferecida a todo tipo de gente! Quando os dois espias mandados a Jericó para observar a terra e ver como os hebreus a invadiriam, a primeira casa em que 'aleatoriamente' entraram foi a casa de uma prostituta chamada Raabe, que morava nos muros da cidade. Isso já nos choca de cara! Ela era uma mulher imoral, que vivia às custas de seus pecados e devassidões. Mas a conversa dos espias com aquela pecadora, revela que o Espírito Santo de Deus já estava infundindo em seu coração algo sobrenatural:
     _ Raabe creu na soberania e no senhorio de Deus: "Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra" (verso 9) 
     _ Ela creu que Deus operara maravilhas no meio dos hebreus: "Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes." (verso10)    
     _ Creu na misericórdia divina, e pediu misericórdia para si e para toda a sua família! "Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro, de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas." (versos 12 e 13) 
      _ Creu que o Deus de Israel é o Deus Todo Poderoso: "porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra" (verso11)
     _  Permaneceu na fé, confiando na promessa de livramento, aguardando o livramento: "e ela atou o cordão de escarlata à janela" (verso 21)
     Apesar de não ser judia e de viver uma vida depravada, quando soube notícias de quem eram os hebreus, como o seu Deus todo poderoso agia, Raabe demonstrou sua fé. Ela creu em Deus. Mais do que isso, ela é citada por Tiago como alguém que demonstrou em atitudes a fé que fora plantada por Deus em seu coração! Leia com calma o texto:
     "Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado  para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:17 a 26)
     Que ensino tremendo! Tiago não está defendendo aqui a salvação pelas obras. Não! Ele está explicando que a fé realmente produzida pelo Espírito Santo de Deus gera atitudes santas, como gerou na vida de Raabe!
     Que história maravilhosa, que revela a graça de Deus sobre pecadores miseráveis, como Raabe, eu e você! O exemplo de Raabe é um exemplo emblemático na Bíblia para narrar, não apenas o poder transformador da graça de Deus, mas também a abrangência desta graça. A graça que atinge toda a terra! Deus mostra neste episódio que não é Deus apenas dos hebreus, mas o grande Deus de toda a Terra e de todos os povos. Raabe se casou com Salmom. E quer saber o restante da história? Mateus narra em seu primeiro capítulo, versos 5 e 6: "Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;Jessé gerou ao rei Davi". Sim!!! Raabe estava na genealogia de JESUS! Ela deu a luz à Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus. Que privilégio incrível! Que mistura de povos corria nas veias do Messias, afinal, Boáz, que foi bisavô de Davi, se casou com Rute, que era Moabita. Numa demonstração clara, de que todo tipo de gente, todas as raças e povos de todas as nações poderiam ser alcançados pela maravilhosa graça salvadora, na linhagem de Jesus, lá estava Raabe, a prostituta, e Rute, a moabita! Que este ensino encha nosso coração de alegria, afinal, também somos gentios, e esta graça nos alcançou! Aleluia!


     

7 comentários:

  1. Este texto é bem interessante e esclarecedor.
    "Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Temos que mostrar que cremos , que temos fé, em nossas vidas, nas coisas que fazemos ,nas coisas que pensamos ,caso contrário essa 'fé' será morta, anulada pois a fé deve operar juntamente com as nossas obras.
    Vemos ai neste texto o poder e a Graça de Deus sobre Raabe , uma prostituta , pecadora , que não conhecia a palavra de Deus. Mas Deus toca-lhe o coração , abre os olhos para Crêr na sua Palavra. E mais a frente vemos quão maravilhosa benção que Deus dá a ela: De seus filhos , netos e bisnetos conhecerem a palavra de Deus.Deixando bem claro que qualquer pessoa , até mesmo aquela que nunca ouviu falar de Deus , pode ser alcançada por ELE!

    ResponderExcluir
  2. Essa história mostra a graça de Deus sobre nós, seus filhos.
    Vemos nesse texto que todo tipo de gente e todas as nações podiam ser alcançados pela graça salvadora de Deus. Que essa verdade nos alegre porque essa graça chegou até nós também.

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante e muitas vezes impressionante a forma como Deus age no meio de seu povo. Os espias estavam, humanamente falando, indo a uma missão suicida, imagina-se que "qualquer outra pessoa" os teria denunciado. Mas Deus, em sua infinita bondade para com seu povo os guardou através de uma mulher com um histórico deplorável, a converteu e a partir dela, continuou a linhagem de Cristo. Raabe mostrou muita confiança em Deus e mostrou ter um coração transformado ao livrar os espias. Que Deus nos utilize para abençoar seu povo, como fez com Raabe.

    ResponderExcluir
  4. incrivel este texto!!!
    e é um ensinamento para nós tambem. quantas vezes nos deparamos com uma situação de rebeldia no pecado de alguem e dizemos sem pestanejar que para aquela pessoa nao há salvação ou que ela nunca se converteria! erramos feio quando dizemos isso. por que estamos colocando em xeque a capacidade de Deus resgatar essa pessoa! que é exatamente o que acontece com Raabe e com tantas outras pessoas na Biblia (sem contar as pessoas que conhecemos na nossa vida que demostram ser pecadores rebeldes e que sao alcançados pela Graça de Deus)
    mostramos que nao conhecemos a Deus quando tomamos essa posicao

    ResponderExcluir
  5. Nós vemos aqui a maravilhosa graça de Deus para com os pecadores. Mesmo distante do povo e de toda a doutrina que poderia receber, Raabe, só de ouvir as maravilhas que Deus havia feito por imtermédio do povo de Israel, começou a desejar conhecer este Deus de que tanto ouvia. Aqui vemos a misericórdia de Deus. Muitas vezes pensamos que inúmeras pessoas, miseráveis e com costumes imundos estão londe de serem salvos, e muitas das vezes estamos certos. Mas o que não podemos esquecer, que como eles, também somos pecadores, e não por nós, mas pela graça de Deus fomos resgatados, e nada impede que Ele haja da mesma forma para com os mais imorais e depravados. É difícil de entender, mas isso é graça!! E é aquilo que aprendemos a algum tempo, Deus age por meio de muitas coisas para ter os seus planos concretizados, age por meio de crentes e por meio de incrédulos, independetemente disso, nenhum de seus planos pode ser frustado. Foi como vimos, ele salvou Raabe, literalmente, por que tinha para ela um plano, e que lindo plano para uma pessoa que aos nossos olhos era tão impura e imerecedora de nada além de punição!!

    ResponderExcluir
  6. Aprendemos,também,aqui a não julgar as pessoas pelo que elas são ou pela vida que vivem se que Salva é o Senhor.Basta Ele querer.O Senhor operou na vida de quem menos se esperava.Além de não julgá-las, devemos fazer nossa parte,como crentes intercedendo por estas pessoas, e dependendo,ensiná-las sobre a palavra.

    ResponderExcluir
  7. Era um erro recorrente dos judeus de acharem que certas pessoas nunca poderiam ser salvas, e o hoje fazemos o mesmo. Que falta de fé, esquecemos que o nosso Deus, é o Todo- Poderoso que domina os céus e a terra, que separa juntas e medulas e que pode transformar o coração de pedra de um pecador em um coração de carne que o ame e o siga.

    ResponderExcluir