quinta-feira, 7 de julho de 2011

                                Deuteronômio 31:1 a 8


     Nas orientações finais dadas ao povo por Moisés, percebemos a preocupação dele e do próprio Deus com o destino dos Hebreus. Moisés, já de idade avançada, começa a introduzir o novo líder diante do povo. Josué era este homem. Todo o restante do capítulo falará acerca do futuro, dos dias que se seguiriam.
     Antes de lermos estas disposições futuras, gostaria de chamar sua atenção para um detalhe explorado pela Bíblia de Genebra. Fez-se ali, uma breve cronologia da vida de Moisés, em como ele gastou seus anos, e como estes investimentos influenciaram o restante de seus dias. Eles começam explicando que Moisés "passou 40 anos em Midiã, cuidando de ovelhas.Esse tempo não foi gasto em vão, pois ele aprendeu sobre a geografia e o clima da península do Sinai, preparando-se para liderar os israelitas naquela área por outros quarenta anos. A humilhação de ter sido rebaixado de príncipe no Egito para um pastor de ovelhas também foi realizada pelo propósito disciplinador de Deus de preparar Moisés para seu papel maior como pastor do povo de Deus." Não é incrível percebermos que absolutamente tudo  que acontece em nossas vidas tem um propósito santo? Lembrei-me de José. Ele passou por tantas aflições, foi vendido a um povo estranho pelos próprios irmãos, privado da comunhão com seu pai, foi preso injustamente. Foram anos de sofrimento até que o grande propósito de tudo fosse revelado a ele! O que será que se passava em sua cabeça durante este período? Que tipos de questionamentos ele deveria se fazer? Assim Moisés, poderia achar que, em princípio, estes 40 anos gastos com criação de ovelhas, deveria ser um tempo perdido, onde não estaria conquistando nada para o reino de Deus. Mas conhecendo a Palavra de Deus como temos conhecido, fica claro que cada evento na vida de Moisés, por mais insignificante que pudesse parecer diante do todo, tinha um objetivo santo.
     Assim também acontece conosco. Tudo que passamos nos anos de vida que o Senhor nos dá, certamente são acontecimentos que nos servirão de alguma forma no futuro. Crendo assim, declaramos que cremos realmente na soberania de Deus. Nós estudamos isso na Escola dominical estes dias: mesmo quando pecamos, estes pecados e suas consequências são usados por Deus para não permitir que continuemos no pecado, ou para evitar que nos desviemos definitivamente dele! Até quando pecamos, nossa atitude má é usada por Deus para seu eternos decretos. Que maravilha sabermos disso! Que grande segurança saber que estamos sendo acompanhados tão de perto por nosso Senhor! Que bênção  saber que não há período infrutífero, anos desperdiçados ou atividades 'seculares' (como cuidar de ovelhas ou lavar uma louça), que não esteja sendo divinamente instrutiva para nós, nosso futuro e para as lutas que ainda teremos que enfrentar! O objetivo de Deus é tornar seus filhos fortes, forjar seu caráter através das situações mais corriqueiras que você possa imaginar! Portanto,não reclame do ônibus que você perdeu, da bronca injusta que levou, da inimizade de alguns à sua volta, do emprego que você perdeu, da doença, da morte de alguém que você ama, da chuva que está caindo ou do forte calor. Não reclame quando seus planos forem frustrados, quando tudo que tinha tudo para dar certo der errado! O Senhor detém o controle absoluto de todo o universo, e cada minuto gasto com cada ovelha que você precisará cuidar, ou cada humilhação que você vier a sofrer, creia, tem um propósito santo, que talvez nunca venhamos a descobrir! Por isso a base da nossa vida é a fé! Confiamos em nosso Deus! Não precisamos entender o porquê de estarmos passando pelo que estamos passando. Precisamos apenas agradecê-lo, crendo que Ele está providenciando o melhor para mim. É assim  que as Escrituras nos ensinam a crer e a viver!

6 comentários:

  1. Ao ser chamada atenção da dura e simples vida de Moisés (hierarquicamente falando - pelo menos no início),me fez lembrar que a vida de nós crentes é muito parecida com a de Moisés: Teremos muitas dificuldades,tribulações,seremos humilhados,cairemos,mas, estamos com Cristo,e estando ao lado Dele,servindo-o e acima de tudo e apesar de tudo,vivendo pra Ele,teremos a certeza que a vitória chegará.Por isso apesar de todas as dificuldades da vida cristã devemos lutar para viver uma vida santa diante de Deus e descansar Nele,pois Ele voltará e consequentemente a vitória virá junto.

    ResponderExcluir
  2. Fé, a base de tudo para o cristão e não é diferente aqui. Devemos confiar nos santos propositos de DEUS, se voce hoje não tem o que quer, ou algo de ruim aconteceu a voce ou alguem proximo, tudo isso tem um proposito santo pré-determinado por DEUS para sua vida, devemos ter fé e acreditar que tudo o que acontece em nossas vidas é para o nosso bem. E não podemos nunca reclamar por algo que esta acontecendo conosco mesmo se for justamente ou injustamente porque isso serve para nos amoldarmos a um carater santo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui nós vemos um pouco da importância da preparação de um líder, e a preocupação de Deus com isso. Primeiro que Deus não escolhe qualquer um, escolhe uma pessoa e a capacita para o trabalho desejado. Quando falamos capacita, é o que se falou a respeito de Moisés, e não só com ele, todas as coisas que acontecem na nossa vida acontecem com um propósito definido. Algumas coisas vem para repreenção e disciplina, mas muitas delas, mesmo que não percebamos, vem para um desenvolvimento tanto físico, como, principalmente, o espiritual. Deus nos coloca em situações diárias onde ele nos testa e nos ensina coisas que utilizaremos no restante de nossas vidas!! Mesmo quando não entendemos quando algo ocorre conosco devemos confiar em Deus e saber que ele cuida de nós, e sabe de nossas necessidades e nossas fraquezas. E por sermos filhos dele, ele não nos abandona, e quando nos disciplina é para correção e engrandecimento!! Não devemos murmurar e sim agradecer sempre, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza!!

    ResponderExcluir
  4. Tudo o que acontece conosco, durante os nossos dias, tem um propósito santo. Nada do que acontece com a gente, acontece por acaso. Assim, não devemos e nem temos o direito de reclamar quando alguma coisa acontece. Por mais que ela possa nos parecer ruim, desesperadora e afins, devemos nos lembrar sempre que Deus está por trás de tudo. Que nós possamos ter essa consciência, lembrando que Deus tem o controle de todas as situações e que está nos guiando até mesmo através das situações mais simples.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha é para nós , sabermos que Deus tem sempre um propósito santo em nossas vidas!
    Tudo , exatamente tudo que acontece conosco, por minima coisa que seja , tem um propósito...
    Não precisamos entender o porquê que algo esta acontecendo ou porque estarmos passando por alguma situação , precisamos confiar em nosso Deus! E sempre agradece-lo pois Ele está providenciando sempre o melhor para nós

    ResponderExcluir
  6. e essa conformação do crente com a situacao que está passando, mostra justamente a sua sabedoria em Cristo e na Sua Palavra, pois é exatamente isso que ela nos diz.
    sempre que nos pegamos reclamando de alguma coisa, estamos sendo ingratos ou subestimando a vontade de Deus para nossas vidas.
    nos conformar com tais coisas é reconhecer o Senhorio de Deus nas nossas vidas

    ResponderExcluir