quinta-feira, 14 de julho de 2011

                         Deuteronômio 34


     Chega agora ao fim o longo período em que o povo de Deus atravessou o deserto. A distância entre o Egito, onde eram escravos, e a terra prometida, Canaã, não era grande. Em algumas semanas se fazia este percurso. Por que, então, o povo levou 40 anos rodando no deserto? Vimos esta resposta quando lemos Números 13:29 a 37. Toda aquela geração que não confiou nas palavras de Calebe e Josué, ordenadas por Deus, pereceu no deserto, não viu a terra: " nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá." (Números 14:22 e 23). O povo rodou pelo deserto não apenas esperando a morte daquela geração incrédula, mas também porque Deus pretendia forjar para si um povo monoteísta. As experiências vividas pelo povo naquele deserto, visava deixar claro que havia um único Deus. Foram 40 anos de provas, milagres, livramentos e manifestações da bondade de Deus: "Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália." (Deuteronômio 29:5).
     Deus então, do alto do monte Nebo, mostra a Moisés a terra prometida. Deve ter sido um momento de imensa alegria para Moisés, vislumbrar, mesmo que de longe, a concretização da promessa! Me chamou a atenção neste texto, que em momento nenhum, Moisés reclama, ou tenta 'convencer' a Deus de deixá-lo entrar. Ele sabia que a palavra de Deus era uma só. Embora Moisés fosse o homem que o verso 10 descreve como: " Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face", Deus não revogou sua ordem. Por causa do evento de Meribá, em que Moisés feriu a rocha, Deus pronunciou a sua sentença, e não voltou atrás.
     Muitas vezes achamos que as coisas não são 'bem assim'. Por causa dos maus exemplos de autoridades que temos em nossas vidas, por vezes achamos que Deus também é assim. Muitas vezes convencemos nossas autoridades de que o castigo é exagerado, eles se esquecem de nos punir, dão um castigo mais brando do que aquele predito. Mas Deus não é homem! Precisamos nos lembrar sempre disso! Deus não volta atrás, não se deixa convencer por ninguém, ninguém detém seus propósitos, não há quem o possa resistir. Se nem Moisés, homem com quem Deus falava face a face, foi poupado de seu castigo pela desobediência, imagine nós!
     Por outro lado, como Deus é, acima de tudo um Deus JUSTO, vemos o belo exemplo citado ontem, quando é dada as porções a cada tribo, Deus se lembrando dos Levitas. Lá atrás, assim que saíram do Egito, quando o povo construiu o bezerro de ouro, somente a tribo de Levi se colocou ao lado de Moisés. Esta atitude não foi esquecida por Deus, antes recompensada, dando a eles o enorme privilégio do sacerdócio! Não pensemos então, que Deus é como nós. Ele não se esquece das coisas, não fica o dito pelo não dito, as coisas não passam em branco por Ele! Isso aumenta muito nossa admiração e nosso temor por Ele!
     Meu desejo é que tenhamos aprendido muito com a caminhada do povo no deserto. Desejo que nossos corações tenham sido edificados, e que tenhamos aprendido a principal e mais repetida lição do livro de Deuteronômios: " Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó." (Deuteronômio 30:15 a 20).

6 comentários:

  1. Gostei muito do momento em que Moisés avista de longe a terra prometida.Me fez lembrar de nós.Como a nossa vida é difícil! Com muitas tentações nos rodeando a todo momento,dificuldades,perseguições,injustiças.,entre outros.Mas, assim como fez Moisés (descansou e confiou no Senhor),devemos,nós,fazer também.Pois Deus é fiel e mui digno de confiança.Devemos nos alicerçar na palavra de Deus,procurar estar cada dia mais fiel a Ele, e confiante,esperançoso,pois o nosso dia vai chegar.O dia em que nos encontraremos com Deus.O dia em que a sua promessa - feita para seus filhos- se cumprirá.

    ResponderExcluir
  2. Moisés deve ser visto por nós como um exemplo, pois Deus confiou a ele a missão de guira seu povo no deserto. Devemos também ver suas falhas, e aprendermos com elas. Deus é misericordioso, mas pune os pecados dos homens, e esse texto mostra isso claramente. Portanto, não devemos achar que por que fizemos isso ou aquilo, Deus se esquecerá de nossas falhas e não nos punirá.

    ResponderExcluir
  3. Deus é Deus, não é humano, é onipontente, onisciente e onipresente, nada foge ao seu controle e achamos que podemos mudar as coisas porque queremos ou porque imploramos, mas não podemos. Se o julgamento esta feito devemos aceita-lo e levar isso para os dias de hoje, quando é dada uma ordem, deve cumpri-la não tentar muda-la ao seu modo. Que possamos continuar firmes na promessa.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante este texto!
    Muitas vezes as autoridades deixam de nos punir ou os convencemos de que não somos dignos deste castigo e achamos que Deus também é assim.
    Não mesmo !!Precisamos nos lembrar sempre de que Deus não volta atrás e que ele é JUSTO!

    Devemos confiar nELE e saber que podemos descansar nele!

    ResponderExcluir
  5. Jamais devemos pensar que Deus é como nós ou como nossas autoridades. Pelo contrário! Deus é santo, justo e bom, nada foge ao seu controle.
    Esses versículos de Deuteronômio 30 sintetizam muito bem o que temos aprendido aqui diariamente. Que possamos sempre andar segundo os mandamentos do Senhor, seguindo os seus caminhos e decretos e que jamais nos desviemos deles.

    ResponderExcluir
  6. Muitos pensam que este momento de Moisés deve ter sido um momento triste, mas acredito que não tenha sido muito assim. É claro que todos ficamos tristes pela certeza da morte, principalmente ele por já tê-la previamente anunciada, mas acredito que ele teve muitos motivos para sorrir. Acredito que naquele momento em que avistou a terra prometida, sentiu em seu coração uma enorme alegria e um sentimento de dever cumprido, se é que pode-se dizer isso. Ele viu que apesar de todos os problemas e dificuldades, as provações, os pecados, e até os seus próprios erros para com Deus, nada disso tinha sido em vão!! Deus apesar de todas as coisas tinha mais umas vez se mantido fiel!! Que motivo de regozijo!!

    ResponderExcluir