terça-feira, 19 de julho de 2011

            Uma breve aula de Geografia sobre o Rio Jordão
                    
     Seu nome significa “declive” ou “o que desce”. O Jordão origina-se de quatro pequenos rios, a 11 km ao norte de Meron, cujas cabeceiras estão no Monte Hermom, menos a do primeiro. São eles:

· Barreighit, o único cujas fontes não estão no Hermom;
· Hasbani, o mais longo (40 km de extensão);
· Ledam, o mais volumoso;
· Banias, o mais oriental e mais curto (8 km).


     Costuma-se dividir o Jordão em três trechos:


     O primeiro trecho, ou seja, a região das nascentes, é o anteriormente descrito e que vai até o lago de Merom. Depois da junção das quatro nascentes, o Jordão atravessa uma planície pantanosa numa extensão de 11 km; e entra em Merom, sua profundidade ai varia de 3 a 4 m.
     Segundo trecho, também chamado de Jordão superior, compreendendo desde Merom até o Mar da Galiléia, extensão de 20 km. É um trecho com um declive de 225 m, tornando suas águas caudalosas e um enorme trabalho de erosão. A correnteza é tanta que 20 km dentro do Mar da Galiléia, ainda se percebe sua força. Neste trecho a vegetação é media e o terreno rochoso, sua largura varia entre 8 e 15 m.

     Terceiro trecho, ou Jordão inferior, estende-se do Mar da Galiléia até ao Mar Morto, numa distância de 117 km em linha reta e 340 km pelo leito sinuoso do rio, largura variando entre 25 e 35 m e profundidade de 1 a 4 m. Este trecho sofre um declive de 200 m, pelo qual o rio desce precipitadamente, formando muitas cascatas.(informações retiradas do blog: geografia-biblica.blogspot.com)



                                   Josué 3


     Vemos neste capítulo a preparação do povo para a travessia do rio Jordão. Em primeiro lugar, Josué manda que o povo se prepare, se santifique para as grandes maravilhas que se sucederiam a partir dali. Eles precisavam se santificar, e isto, provavelmente se referia a atos físicos, como por exemplo, lavar-se. Estes rituais já haviam sido prescritos anteriormente, como aconteceu  no monte Sinai: "Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas veste... Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes.  E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher." (Êxodo 19:10, 14 e 15). 
     Algo grandioso aguardava pelo povo. Deus pretendia fazê-los passar pelo Jordão da mesma forma que os fizera atravessar o Mar Vermelho há tantos anos atrás. O Jordão assinalava a fronteira da Terra Prometida. Como através de atos portentosos já passados, Deus infundiu o pavor entre os Cananeus com mais esta demonstração de sua força e poder. Também pretendia engrandecer Josué perante o povo, para que soubessem que assim como Ele havia sido com Moisés, também era com Josué. O povo deveria temê-lo e obedecê-lo como fez a Moisés. O Deus de Josué era o Deus de Moisés, não deveriam restar dúvidas!  
     Outro objetivo de Deus operando esta maravilha incrível, de se passar a pés secos por um rio que estava transbordando sobre todas as suas ribanceiras(verso 15), era que o povo reconhecesse que o Deus vivo(em comparação aos ídolos mortos), estava no meio deles. Também que este Deus vivo é quem lançaria os cananeus para fora! "Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vó os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus." (verso 10). A palavra 'conhecer' neste versículo tem o sentido de 'conhecer por experiência própria". Eles veriam com seus próprios olhos, provariam das grandezas de Deus. Raabe não precisou ver para crer! Só de ouvir as maravilhas que o Deus de Israel operara, ela já creu!
     A arca da Aliança do Senhor deveria ir à frente, não só porque era o símbolo da aliança de Deus com o seu povo, mas também demonstrando que o próprio Senhor iria à frente de seu povo! A arca deixava explícito para o povo a mensagem da fidelidade de Deus para com eles. E assim, purificando-se e preparando-se para a milagrosa travessia do rio Jordão, tendo a arca da Aliança do Senhor à frente, o povo começa sua caminhada rumo à conquista da Terra Prometida, que apresentaria desafios sim, mas que requereria não a força, mas a fé daquele povo no Deus que fizera todas aquelas promessas!

6 comentários:

  1. Este texto mostra mais uma vez o poder de Deus, e não só isso, mas também mostra o quanto Ele é fiel à sua palavra. Deus prometeu que levaria seu povo á Terra Prometida, e apesar de o povo muitas vezes não ter confiado nEle, Deus continuou firme em suas promessas.
    Devemos crer como Raabe creu em Deus, sem que haja a necessidade de vermos algo grandioso se manifestar, devemos ter fé em Deus e na sua palavra, pois NUNCA uma promessa feita por Deus foi quebrada, pois Deus não é humano e tendente ao pecado, como nós.

    ResponderExcluir
  2. Deus mostra mais uma vez ao povo sua força, e mostra que em nenhum momento deixaria de estar guiando o povo e o auxiliando nas dificuldades. Mostra também ao povo o caráter de autoridade presente em Josué, Deus mostra que estava com ele, da mesma forma que sempre esteve ao lado de Moisés. Deus depois de tudo que já havia se passado mostra que quer um povo fiel e dependente dele, não um povo que ache que tudo poderia acontecer com suas próprias forças. Deus já tinha demonstrado deu auxílio e que só por meio dele que o povo conseguia as coisas, e Ele queria ver isso neles, queria ver a fé do povo acima de tudo. O povo deveria servir de exemplo aos outros povo e nações descrentes, para que eles vissem no povo de Israel, mão um povo forte e poderoso, mas um povo quetinha por trás deles um Deus forte e poderoso, e tudo o que tinham, somente tinham por intermédio de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Vemos nesse texto o quanto Deus é fiel. Que nós não precisemos ver alguma coisa se manifestar para crer em Deus. As promessas de Deus são reais, verdadeiras e infalíveis, jamais deixou de ser cumprida.
    Achei a questão da arca bastante interessante também. Ela devia ir na frente, uma vez que assim, mostrava que Deus estava sempre a frente de seu povo.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a explicação geográfia do rio Jordão!!

    Deus se mostra fiel a tudo o que prometeu pra o seu povo!Temos que acreditar que todas essas promessas que Deus fez são verdadeiras e temos que ter em mente que de modo algum ele deixa de cumpri-las e nos deixa na mão.
    Que não precisemos VER com nossos olhos para acreditar com o coração!

    ResponderExcluir
  5. A araca deveria ir na frente, e porque né ? Como tantos outros rituais que mostravam a glória de Deus, esse não é diferente, a arca ía na frente porque mostrava que Deus estava com eles, Deus estava a frente do povo e com Deus eles ganhariam todas as suas batalhas, mas se mantessem a fé nele, e se confiassem nas suas promessas e as cumprissem .

    ResponderExcluir
  6. Os livros de Deuteronômios e de Josué tem muitas coisas em comum (e não é pra menos, por ser uma continuação) e o que mais me chama atenção nestas semelhanças eram que tudo mudava,o tempo passava, alguns costumes,os povos eram outros,os comandantes,mas a maneira que Deus os tratava era a mesma.E é algo que devemos ter em mente.Apesar de,hoje,algumas coisas terem mudado, a maneira pela qual Deus lida com o seu povo sempre foi e sempre será a mesma.Sempre nos abençoando,quando traz tribulações,sofremos,mas crescemos Nele.

    ResponderExcluir