segunda-feira, 29 de agosto de 2011

                         Josué 14


     O capítulo que lemos começa relembrando a exceção que era feita aos levitas. Eles não tinham herança entre seus irmãos, a não ser a cidade onde habitavam e guardavam seu gado. Todas, absolutamente todas as ordens que Deus dera a Moisés sobre como a terra deveria ser repartida foram observadas por Josué. A obediência foi irrestrita. Josué sabia que, embora agora o líder fosse ele, as ordens que Moisés dera enquanto era vivo não provinham de sua sabedoria ou de seu modo particular de pensar sobre o governo do povo. Josué reconhecia que Moisés era um ministro de Deus, que não falava em seu próprio nome, mas em nome do Deus de Israel.
     Do verso 6 em diante vemos Calebe reivindicando para si a parte de terra que o Senhor havia prometido a ele. Ele narra novamente o que aconteceu naquela ocasião. Todos os espias temeram os povos que habitavam em Canaã e desanimaram o povo, dizendo que as cidades eram grandes, fortificadas e que ali existiam gigantes. Apenas Calebe e Josué confiaram na promessa. Calebe conta que relatou o que sentia no coração. Eis o seu relatório: "Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela." (Números 13:30). E depois da recusa solene do povo em atender às ordens de Deus de seguir adiante e possuir a terra, Josué e Calebe se desesperaram e apelaram ao povo veementemente: " E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais. Isto é o que Calebe designa como "relatei o que sentia no coração". O seu relatório, portanto, não se baseou em suas opiniões, suas experiências ou emoções. Seu coração estava voltado para a promessa de Deus! Seu relatório expressou sua confiança, apesar das aparentes dificuldades.
     Isto se chama FÉ. Todas as circunstâncias ao redor eram contrárias, a opinião de todos era diferente, mas eles firmaram seus corações no que Deus havia dito. Eles inclinaram, induziram seus corações à obediência, como aprendemos ontem na exposição do Salmo 119:112. Não importava o que seus olhos e seus sentimentos lhes dissessem. Eles sabiam que precisavam obedecer, que o Senhor era digno de sua confiança e que poderiam descansar em suas promessas. Quantas vezes a mesma situação se apresenta a nós! Quantas vezes achamos que não vamos conseguir vencer este ou aquele pecado em nossas vidas e simplesmente desistimos, por achá-lo grande demais. Quantas vezes desanimamos em meio a nossa jornada por causa daquilo que nossos olhos vêm. Então esta lição é preciosa para nós. O coração de Josué e Calebe estava no Senhor. Eles queriam obedecer a qualquer custo. Eles não temiam por suas vidas, eles sabiam que Deus proveria livramento: "...o Senhor é conosco, não temais."
     

5 comentários:

  1. É incrível como que a medida em que o tempo vai passando, o mundo vai se distanciando cada vez mais de Deus e dos Seus preceitos. Nos dias de hoje a palavra de ordem é "ser feliz a qualquer custo" e chega-se a dizer até que "os fins justificam os meios". Uma distorção completa do que da palavra de Deus. Devemos na verdade obedecer a Deus a qualquer custo, deixando nossos sentimentos de lado, pois nosso coração é desesperadamente corrupto e inclinado para o mal. É como está escrito no mural da nossa igreja:" A melhor medida de uma vida espiritual não são os êxtases, mas a obediência". Que esse ensinamento nos acompanhe durante todos os nossos dias.

    ResponderExcluir
  2. Vemos um excelente ensinamento nesse texto! Ainda que tudo o que nos acontece aponte para outra direção, ainda que as pessoas nos digam algo contrário, devemos sempre confiar em Deus e em suas promessas. Não devemos desanimar ou desistir perante um pecado. Que nós prossigamos sempre obedecendo a Deus e confiando nele.

    ResponderExcluir
  3. realmente a nossa tendência é sempre olhar para o que NÓS achamos mais obvio sobre o que vai acontecer... as vezes sem perceber fazemos isso, colocando a sabedoria de Deus abaixo da nossa!

    ResponderExcluir
  4. Vemos neste texto como a obediência era ilimitada e Josué reconhecia isso.E via que Moisés era um ministro de Deus. Achei bem interessante o relatório que Calebe fez para descrever o que sentia , mas o que realmente achei interessante foi que seu coração estava completamente confiante na promessa de Deus! Ele estava em uma situação difícil, mas ainda assim cria que Deus iria cumprir suas promessas , isso é FÉ! E devemos saber que conosco não é diferente! Temos que, mesmo vendo que muitas pessoas acham o contrário ou estejam contra nós, precisamos obedecer a Deus e confiar nELE.
    Que possamos descansar em Deus e ter a certeza de que suas promessas serão cumpridas!

    ResponderExcluir
  5. Fé, é em torno dessa palavra que nossa caminhada cristã deve se manter, o povo estava temendo os outros povos enquanto Deus era com eles, o Deus Dos Exercitos. Incrivel como Josué e Cabele creram em Deus e na sua promessa, uma coisa que hoje não fazemos, estamos sempre duvidando do que Deus tem guardado para nós e das nossas dificuldades, mas devemos lembrar que se estamos obedecendo ao que Deus manda, Ele sera conos e nos guardara.
    Engraçado que lemos de novo o texto do Salmo 119 ontem aqui em casa e quando estava lendo tambem lembrei dele, como Davi inclinava seu coração em Deus e era isso que Josué e Cabele estavam fazendo e isto que devemos fazer, obedecer a Deus para que possamos recber suas promessas .

    ResponderExcluir