terça-feira, 30 de agosto de 2011

                               Ainda sobre Josué 14


     Ontem lemos que a obediência deveria gerir nossos sentimentos e vontades. Uma vida de obediência é pautada não naquilo que queremos, mas naquilo que a Bíblia nos ordena. Muitas vezes não fazemos o que devemos por medo, preguiça, comodidade, falta de fé. Mas devemos sempre nos lembrar que a vida do crente é regida não pelo que ele sente, mas pela obediência a Palavra de Deus. Ela diz para eu não mentir, mas eu tenho medo de contar a verdade. A Palavra diz que não posso me colocar em jugo desigual, mas a paixão toma conta. Sou advertido a respeitar meus pais, mas eles me tiram do 'sério', eles me deixam irritado. Sei que PRECISO ler a Palavra e coisas a respeito do Reino de Deus, mas a preguiça é maior. A Bíblia ordena que eu ame meu irmão como a mim mesmo, mas eu prefiro ignorar esta ordem e dar vazão à minha ira e ao meu egoísmo. Todas estas palavras em negrito são apenas algumas demonstrações dos sentimentos que surgiram no coração do povo ao receber o relatório dos espias. Eles sentiram tudo isso, e preferiram se guiar por seus sentimentos, a confiar na promessa e OBEDECER a Deus. 
     Olhemos para dentro de nós e façamos uma análise. Temos vivido movidos pela obediência ou pelos nossos caprichos e sentimentos pecaminosos? Como foi dito domingo, precisamos inclinar o nosso coração à obediência, precisamos nos forçar a fazer o que Deus requer de nós. Não podemos ser crentes relapsos, que levam a vida baseados em seus desejos egoístas e profanos, mas devemos lutar por nos amoldar à Palavra de Deus, crendo que ELE, por sua graça, nos dará a vitória. Mas para que ele nos dê a vitória, precisamos lutar! Se você reparar o texto de hoje, lá no verso 12, Calebe diz a Josué que ele pode receber a terra porque ainda tinha forças para o combate, e que Deus seria com ele para desapossar aqueles cananeus. Quem iria à guerra? Deus? Não! Os homens pegariam suas armas, fariam estratagemas, atacariam. Eles precisavam agir! Deus estaria lhes dando a vitória através da guerra! Lembram da chuva de pedras do capítulo 10? Israel não estava descansando no acampamento enquanto o Senhor destruía o inimigo para eles. Eles estavam lá, no campo de batalha, com suas espadas, lutando. É claro que eles não conseguiriam sozinhos, os inimigos eram mais numerosos que eles, mais fortes. Mas eles não temeram, não se acovardaram nem se acomodaram. Lutaram, e em meio às suas lutas sangrentas, Deus interveio sobrenaturalmente mandando aquelas pedras. Por isso, não devemos também nos acovardar, mas agir. Obedecer e lutar contra os gigantes que são maiores que nós, só assim, poderemos ver Deus agir em nós!
       Você e eu temos realmente posto nosso coração em obedecer a Deus? Davi Disse no Salmo 119:112: " Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim." Spurgeon analisa este verso com maestria e assim descreve Davi: "Ele era ativo em dominar seu próprio coração...seu coração inteiro se inclinava para a santidade prática e persistente. Estava resolvido a guardar todos os estatutos do Senhor, de todo o seu coração, ao longo de todo seu tempo, sem desviar-se e sem deter-se...a graça de Deus o inclinara para que seu coração se inclinasse numa direção santa...muitos estão inclinados a realizar cerimônias; ele, porém, estava inclinado a cumprir os estatutos divinos. Muitos estão inclinados a obedecer ocasionalmente; Davi, porém, estava inclinado a obedecer sempre. E, infelizmente, muitos estão inclinados à religião temporária; este santo homem, porém, estava tão inclinado, que se sentia obrigado, por toda a eternidade, a cumprir os estatutos do seu Senhor e Rei. Senhor, envia-nos esta celestial inclinação do coração; e então, demonstraremos que nos vivificaste e nos instruíste. Para este fim, cria em nós um coração puro, e renova diariamente, em nosso íntimo, um espírito reto; pois somente assim nos inclinaremos na direção certa." (C.H. Spurgeon)

6 comentários:

  1. A obediência é a base para um vida cristã. E a forma menos difícil de nos desviarmos do pecado e dos nossos desejos pecaminosos é estarmos sempre alertas às nossas atitudes e as analisarmos com frieza, buscando sempre descobrir o que está por trás dessa ou daquela atitude, nos perguntarmos sempre "por quê" estamos fazendo isso ou aquilo, analisarmos o nosso coração com sinceridade e à luz das escrituras. Um crente verdadeiro mostra obediência em qualquer circunstância.

    ResponderExcluir
  2. Aqui nós vemos o quanto que precisamos batalhar pela nossa fé, sabemos que não é fácil viver uma vida de santidade, mas como Davi, devemos nos forçar a isso!! O povo de Israel passou por inúmeras batalhas e variadas situações onde sua coragem, sua moral e sua fé foram provadas, mas em todos esses momentos, não conseguiriam avançar sozinhos, somente pela graça de Deus assim o fizeram!! Conosco é a mesma situação, diariamente passamos por provações, por tentações, somos provados em vários âmbitos da nossa vida, e devemos reconhecer que só passamos bem por essas situações quando guiados por Deus!! Mais importante ainda, se não estamos passando bem por essas situações, reconhecer que é porque estamos distantes Dele, e sem ele nada somos!! Muitas vezes nos esquecemos, damos ouvidos à carne, nos achamos auto suficientes, mas como Davi disse no Salmo, devemos induzir nossos corações a guardar os decretos de Deus para sempre! Ele não coloca aqui exceções, diz até o fim!!

    ResponderExcluir
  3. Esse primeiro paragrafo me fez refletir muito porque se olharmos bem pra nós veremos que cometemos todos esses erros, as vezes sim, as vezes não , mas mesmo assim precisamos mudar e focar em uma só palavra OBEDIENCIA, porque se assim fizermos, estaremos nos guiando pela palavra .
    Spurgeon fala muito bem a respeito daquele verso e nos mostra como deve ser um crente, ele deve ter todas essas qualificações, deve estar pronto a obedecer ao que Deus manda, sempre ... mas sera que fazemos isso ? Devemos olhar pra nós e revermos alguns conceitos que estão em nossos corações que não conseguimos mudar, mas precisamos, precisamos parar de nos guiar pelos nossos sentimentos e nos guiar pela obediencia em Deus .

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre seguir o que Deus nos ordena. Não podemos ser guiados pelo o que sentimos e sim, pelo o que a palavra de Deus nos ensina. Me lembrei de uma pregação do Pr. Maurício em que ele falou sobre os nossos pecados e a tendência que temos de jogar a culpa deles para quem está a nossa volta. Os outros e os nossos sentimentos não podem servir de desculpa para o nosso pecado. Cada um de nós e responsável por nossos pecados. A culpa do nosso pecado é exclusivamente nossa.. a atitude de um irmão não pode servir de pretexto para pecarmos. Lembrando também que somos o maior dos pecadores!! Sendo assim, devemos glorificar a Deus, obedecendo a sua palavra, tendo consciência e nos arrependendo verdadeiramente dos nossos pecados.
    Precisamos estar em constante luta com a nossa carne, buscando a santidade em primeiro lugar em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. quando nós damos essas desculpas para nao cumprirmos os mandamentos de Deus, estamos simplesmente os rejeitando!
    ja ouvi em uma pregação em que o pastor compara o pecado com a refeição. e é mais ou menos assim:
    quando iamos almocar, na infancia, sempre falavamos para as nossas maes que queriamos comer isso, e aquilo, mas nao aquilo outro, porem ela diziam que deveriamos comer tudo, pois sabia que era essencial para o nosso crescimento! e é assim com os pecados... muitas vezes escolhemos obedecer a uns mandamentos e nao damos atenção a outros, quando deveriamos andar em santidade e tentando ao maximo agradar a Deus em todas as nossas ações!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez falando sobre o capitulo 14 e falando sobre a obediência vemos claramente que uma vida debaixo dessa obediência é diretamente ligada ao que Deus nos ordena em sua Palavra! Muitas vezes temos má vontade , preguiça ou até mesmo falta esperança , fé , em fazer algo, mas temos que colocar isso na nossa cabeça: que fazemos tudo pra Deus, para sua obediência!
    Achei bem interessante sua demonstração dos sentimentos daquele povo : ira , preguiça , egoísmo. Pois era exatamente isso que aquele povo sentia. E não é diferente conosco , temos que lutar contra isso , temos que lutar para chegarmos em uma vida santa , de fé e obediência a Deus. Que Deus abra nossos olhos , não para vermos os erros dos outros e sim os nossos. E nos dê sabedoria para obedecê-LO.

    ResponderExcluir