quarta-feira, 31 de agosto de 2011

                          Josué 15


     Este capítulo começa descrevendo a herança da tribo de Judá, o que aponta para a importância desta tribo na história de Israel, visto que esta é a tribo de Davi e consequentemente a tribo do Messias prometido! Vemos também a enorme quantidade de cidades (mais de 100) descritas entre a possessão de Judá, especificando a extensa área conferida a eles por Deus, no cumprimento de Sua promessa.
     O capítulo começa com uma frase intrigante para muitos: "A sorte da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, caiu para o sul..." Encontramos este termo em vários outros textos bíblicos:
     _ Quando Acã foi descoberto por ter pecado contra a ordem direta de Deus de não ficar com os despojos de Jericó: "Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem...e, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá." Josué 7:14 e 18
     _ Em se lançando sortes, Saul foi escolhido rei de Israel: "Tendo Samuel feito chegar todas as tribos, foi indicada por sorte a de Benjamim.Tendo feito chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, foi indicada a família de Matri; e dela foi indicado Saul, filho de Quis." I Samuel 10:20 e 21
     _ Quando Jonas tenta fugir de pregar em Nínive, e pega um navio que vai para Társis, julgando assim, que se esconderia de Deus, O Senhor lança uma terrível tempestade sobre o mar e os marinheiros livraram-se de toda a carga do navio para aliviar o peso. Como a tempestade não passava, eles resolveram lançar sortes, para descobrir por causa de quem aquela tempestade os acometera: " E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas." Jonas 1:7. A partir daí, o plano de Deus se concretizou, não obstante a teimosia de Jonas.
     _ Outro evento marcante é narrado em Atos, quando, após a morte de Judas, Pedro vê a necessidade de preencher a vaga de Apóstolo de Cristo: " É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos." Atos 1:21 a 26
     Todas as narrativas bíblicas deixam bem claro que o 'lançar sortes' era apenas uma forma de averiguar a vontade de Deus. Depois de escolher por sortes a Saul como Rei de Israel, Samuel reconhece que o próprio Deus o escolhera: "Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, todo o povo rompeu em gritos, exclamando: Viva o rei!" (I Samuel 10:24). Os Apóstolos na hora de lançar sortes, oram: "E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido." Os homens caminhavam até uma determinada situação de responsabilidade e dai por diante, percebiam que a soberania de Deus determinaria o resultado final. Os Apóstolos tiveram um papel fundamental ali em Atos. O texto diz que eles propuseram dois nomes, que foram escolhidos dentre outros. Certamente foi observado em José e Matias as qualificações necessárias para exercer o ministério. É mais ou menos isto que Provérbios 16:33 nos ensina: "A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão." Esta é a idéia contida no texto sagrado.
     Hoje não usamos mais este tipo de recurso, mas da mesma forma, usamos 'artifícios' para descobrir a vontade de Deus em determinadas circunstâncias. A eleição para pastores e presbíteros é um bom exemplo. O conselho da Igreja primeiramente avalia vários candidatos de acordo com o que a Palavra de Deus determina, indica estes nomes à Igreja, e esta faz uma eleição. Cremos que ali é manifesta a vontade de Deus, guiando os corações.
     Na divisão das terras e em tantos outros eventos do Antigo Testamento, vemos a mesma situação: Deus tomando a frente e mostrando sua vontade de forma prática e visível através do 'lançar sortes'. A divisão da Terra Prometida não foi feita por decisões humanas, mas pela soberana vontade de Deus!
     

5 comentários:

  1. Vemos nesse texto uma forma de saber qual era a vontade de Deus em determinado momento. Devemos nos submeter a vontade de Deus sempre, buscando cumprir os seus mandamentos, sabendo que a vontade Dele reflete sempre o que é melhor para os seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ter sempre a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas, por menores e mais insignificantes que possam parecer.
    Interessante que na escolha do 12º apóstolo, fica muito claro que tanto José como Matias possuíam as qualificações necessárias para tão importante cargo. Na escolha de presbíteros e pastores devemos fazer como fizeram os apóstolos, observar cuidadosamente os candidatos para que não sejamos guiados por pessoas despreparadas.

    ResponderExcluir
  3. Deus sabe de todas as coisas antes de acontecerem, ele que escolheu se vai chuver ou não, se vamos pegar o primeiro ou o segundo onibus, ... enfim, Ele está no controle de todas as coisas e todas elas acontecem do seu modo e de como lhe agrada , que possamos saber isso, que qualquer coisa que aconteça esta nos planos de Deus .

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante que neste texto, no final só nos prova mais o poder de Deus, ELE sabe de todas as coisas.Aqui no texto ele fez do modo como ELE quis e achou melhor.
    Temos que está conscientes de que ele está no controle de todas as coisas e faz todas as coisas do modo que deseja!!
    Que possamos entender isso e não questionar nenhum plano de Deus em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  5. Vemos aqui o quanto a vontade de Deus permutava todas as grandes decisões presentes na bíblia. Por terem o entendimento de que todas as coisas deveria ser levadas a Ele, todas as decisões eram Dele, o povo de Israel, e depois outros depois deles, ao lançar sortes, confiavam na resposta divina. Deus mostrava o seu desejo nessa situação. Com isso também mostrava ao povo a necessidade de dependência de Deus, depender sempre dele, não só nas escolhas, mas também em todas as áreas da vida.

    ResponderExcluir