quarta-feira, 24 de agosto de 2011

                                 Josué 10, 11 e 12


     Nestes capítulos vê-se descritas as grandes  e numerosas vitórias de Josué e seu exército sobre os cananeus, tomando uma a uma as cidades e vencendo um a um os reis delas. O ponto alto destas vitórias , no entanto, encontra-se descrito no verso15 do capítulo 11: " Como ordenara o SENHOR a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés." A obediência irrestrita de Josué aos mandamentos de Deus, dados por Moisés estava associada à bênção nas batalhas. A fé e a obediência não podem andar separadamente. Elas andam juntas!
     Outro aspecto que fica claro durante toda a leitura, é que o Senhor estava à frente daquelas batalhas e da tomada daquelas cidades. Por várias vezes Deus diz a Josué que não temesse. Ele confiou na promessa! E por andar em obediência e fé, Josué viu coisas muito incomuns acontecerem durante as batalhas: O sol e a lua pararam, dando aos israelitas horas a mais para perseguir e vencer seus inimigos, e enquanto os inimigos fugiam, uma terrível chuva de pedras se abateu sobre eles, e morreram mais homens da chuva de pedras do que ao fio da espada. Deus estava à frente deste exército! Ele entregou aqueles povos e reis nas mãos de Josué e de seu povo! A promessa estava sendo cumprida, através do batalha do povo e de eventos sobrenaturais. Não obstante a quantidade de inimigos, narrados aqui como "muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar", não houve chance para estes, pois "O Senhor os entregou nas mãos de Israel" (verso8, cap11). Estas guerras tinham um Senhor, um dono absoluto, um comandante infalível!
     No verso 20 do capítulo 11 nos deparamos com mais uma incrível declaração: "Porquanto do SENHOR vinha o endurecimento do seu coração para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem totalmente destruídos e não lograssem piedade alguma; antes, fossem de todo destruídos, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés." Conforme temos estudado em nossa Confissão de Fé, existe uma relação entre a soberania divina e a responsabilidade humana que é vista claramente nesta passagem. Eles mesmos partiam para a guerra contra Israel. Não tencionavam paz, não queriam poupá-los, antes destruí-los.
     E assim, toda aquela região é tomada por Josué e redividida em herança aos filhos de Israel, conforme suas tribos. Josué 12 nos conta que foram 31 os reis vencidos e mortos por Josué e seu povo, sob o comando de seu poderoso Senhor! O capítulo 11 termina dizendo que a terra repousou, então, da guerra, resumindo a conquista e o cumprimento da promessa de Deus a seu povo.

7 comentários:

  1. O versículo 20 do capítulo 11 foi o que mais me chamou atenção. O comentário da bíblia de genebra diz: "Para realizar seus propósitos, Deus endurece o coração do homem."
    Nesses capítulos vemos que a obediência a palavra de Deus está intimamente ligada à benção. Jamais devemos deixar de obedecer a Deus ou negligenciar os seus mandamentos e preceitos. Vemos também que Deus estava a frente das batalhas e, assim, não havia motivos para que Josué temesse. O mesmo serve para nós, crentes. Devemos confiar no Senhor, lembrando que ele está na direção de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Estes textos deixam muito claro que quem liderava as batalhas, e quem ia á frente dos guerreiros de Israel era Deus. Além de endurecer o coração daqueles povos para irem à guerra contra Israel, Deus ainda "os entregou" ao seu povo. Mas não devemos nos esquecer que todas essas vitórias foram conquistadas porque o povo andava em obediência a Deus, cumprindo suas ordens em todos os detalhes, pois caso não fizessem assim, como já vimos em outras passagens, o castigo viria sobre o povo. Que sirva de exemplo para nossa vida prática

    ResponderExcluir
  3. O meu comentário,hoje vai fazer uma comparação dos dias de hoje com o verso 15 do capítulo 11,citado logo acima , na postagem - pode não ter muito a ver com o que estamos falando,especificamente,mas achei que seria bom falar: NO verso onze temos um trecho que diz assim:"Como ordenara o SENHOR a Moisés,seu servo,assim Moisés ordenara a Josué; e assim Josué o fez".Esse tem sido o grande problema dos cristãos,hoje em dia.Não têm se importado em cumprir as leis de Deus,exatamente da maneira que foram passadas aos homens.E pior,moldando, modificando as leis de Deus, ou até deixando de cumprir certas leis com a absurda desculpa de que "estamos no século vinte e um".Esses "crentes" podem ter a certeza de que as suas vitórias, ou melhor, a sua vitória (o galardão,a vida eterna) não virá.

    ResponderExcluir
  4. Nesses textos vemos primeiramente a Soberania de Deus, ele controlava todas as coisas e Ele que dava a vitória a seu povo, estava a frente em qualquer batalha e isso que fez com que seu povo saisse vitorioso, pelo Deus que os guiava .
    Engraçado como vemos Deus sempre instruindo para que não temas, como diz aquele famoso texto '' se Deus é por nós, quem sera contra nós ? '' , se Deus esta a frente nas batalhas e o obedecemos é certo de que alcançaremos a vitoria, mas só se o obedecermos .

    ResponderExcluir
  5. Nesse trecho vemos aqui mais uma vez um exemplo da presença poderosa de Deus guiando seu povo em todas as situações. O povo de Israel poderia se preocupar e colocar suas forças nas armas, porém quem os conduzia era Deus, ele ia a frente e entregava nas mãos do povo todos os inimigos!! Olhando assim, vemos aqui mais uma vez um ato poderoso de Deus, vemos o quando forte e grande Ele é!! Não há como fugir, não há como escapar de sua visão!! Deus colocou nas mãos do povo de Israel 31 reis, e cumpriu a promessa que havia dado a eles, a terra prometida!! Deus é muito bom, e a sua misericórdia dura para sempre, de geração em geração a sua fidelidade!!

    ResponderExcluir
  6. na escola estou estudando latitude, solsticio e essas coisas. e quando li sobre que Deus parou o Sol, fiquei impressionado, por que nao é simplesmente parar o sol, se ele parasse varias coisas terriveis iriam acontecer. mas Deus SIMPLESMENTE PAROU o sol! bastante incrivel isso!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante como mais uma vez este texto nos mostra que a fé e a obediência andam juntas!
    E vemos também Josué confiando na palavra de Deus quando ELE diz para que Josué não tenha medo , pois Deus será com ele , entre outras coisas que Deus fala para confortar o coração de Josué. E Josué continua na fé e na obediência assim como Deus lhe ordenara.
    Neste ponto que fala que o sol e a lua pararam porque Deu os parou, só demostra a Grandeza e o Poder de Deus.Pois se o sol e a lua parassem simplesmente, aconteceriam várias coisas horrível , mas Deus é poderoso então parou o sol e a lua e nada aconteceu! Entre esse exemplo , ha outros no texto , provando que Deus esta a frente daquela batalha.
    Deus a todo tempo cumpriu suas promessas, e não deixou Josué , nem seu povo na mão.
    Que possamos reconhecer o quanto nosso Deus é bondoso, Maravilhoso e misericordioso para conosco!

    ResponderExcluir