quinta-feira, 1 de setembro de 2011

                           Josué 16 e 17


    Manassés e Efraim, os dois filhos de José que receberam a herança do pai no meio dos filhos de Israel estavam insatisfeitos: "Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?" (17:14). O povo dos filhos de José tinham uma queixa. Achavam que a terra que fora destinada a eles por Josué não era suficiente e correram a reivindicar seus direitos. Eles não estavam satisfeitos.
     A resposta de Josué foi direta: "Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais." (verso 15). Daí eles retrucaram que os povos que ainda estavam naquela área eram povos possuiam carros de ferro, e eram portanto, difíceis de ser combatidos. A argumentação de Josué, no entanto, era para que eles combatessem mesmo assim. Os cananeus eram sim, mais fortes, mas os filhos de José prevaleceriam. E coloca a culpa de o território ser pequeno neles mesmos, que ainda não haviam se mobilizado para expulsar completamente os cananeus das terras que a eles foram dadas. 

          Primeiramente vemos no verso 14 a insatisfação deles com a terra que Josué lhes deu por herança. Mas calma aí! Não foi Josué quem fez a partida da terra! Eles lançaram sortes perante o Senhor. Em última análise, Josué e o sorteio foram os instrumentos de Deus para mostrar ao povo a SUA vontade quanto à divisão das terras. Então, na verdade, a insatisfação deles era com Deus! Será que muitas vezes não nos encontramos também numa situação parecida? Lutando e reclamando com a 'pessoa' errada? Insatisfeitos com algo ou alguém, sem porém reconhecer que esta situação foi posta pelo próprio Deus, que em sua soberania tem algo a me ensinar? Será que muitas vezes não temos nos exasperado com nossos líderes, sem levar em conta que são representantes diretos de Deus para gerir nossas vidas? Se não cremos assim, não sabemos nada sobre governo e soberania de Deus!
        E diante da resposta de Josué, eles temeram. Josué disse a eles para irem à luta, mas eles temeram, em um contraste claro com a coragem e a fé de Calebe, que lemos anteriormente. Josué manda, em outras palavras, que eles parem de reclamar e se mexam, deixando de lado o temor e a indisposição para obedecer, que expressavam sua incredulidade. Eles deveriam crer nas promessas de Deus e batalhar por elas.
      Será que não temos agido como os filhos de José? Será que não temos reclamado da vida, sentados, esperando que as coisas mudem sozinhas? Será que na nossa luta contra aquele pecado que insiste em nos assaltar, não temos ficado esperando que Deus afaste de nós a tentação, confortavelmente sentados em frente à televisão? A resposta para nós é mesma dada ao povo: Quer 'alargar o seu território', precisa de vitória em alguma área ou precisa vencer aquele pecado insistente? Levanta, toma as armas que estão à sua disposição e toma aquilo que o Senhor já deu em tuas mãos! Todas as promessas que estão na Bíblia nos pertencem. O Senhor nos garante vitória contra o pecado, garante fortalecer a nossa fé, nos fazer mais tolerantes, perdoadores, menos tendentes ao mal. Promete também guardar nossos olhos e mentes. Nos ordena guardar suas leis e seus decretos, ser obedientes aos nossos pais, submissas a nossos maridos, nos manda amar nossas esposas como a nós mesmos, criar nossos filhos com todo o respeito e na disciplina e admoestação do Senhor. Nos manda ter domínio próprio, conter a nossa língua, cuidar dos necessitados. E para cumprirmos Sua vontade, o Senhor nos capacita e nos dá o seu Espírito Santo. Nos manda orar sem cessar, meditarmos em Sua Palavra, não deixarmos de congregar. Ele nos dá a vitória através dos meios providos por ele mesmo para alcançarmos este fim. Ele sabe que o pecado é maior que nós, que sozinhos não temos forças contra ele, mas se coloca ao nosso lado nesta batalha. Portanto, levantemo-nos, e expulsemos os 'cananeus' do meio de nós. Não podemos esperar sentados, reclamando!

6 comentários:

  1. Precisamos parar de reclamar e perceber que se aquilo esta acontecendo , é porque Deus quis ... ou seja estamos reclamando Dele. E podemos reclamar ? Deus nos deu vida estando nós mortos em nossos delitos e pecados e ainda queremos reclamar de situações ou provações que nos afligem !? Devemos sim é estar sempre prontos usando as armas que temos que são a palavra e as orações para continuarmos firmes em nossa jornada para a Canaã celestial !

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, muitas vezes acabamos caindo no mesmo erro de estarmos insatisfeitos com determinada situação, "esquecendo" que tudo o que acontece está debaixo da soberania de Deus. Devemos estar sempre satisfeitos, sabendo que Deus está no controle de todas as coisas e assim, não temos o direito de estarmos insatisfeitos. Temos a mania de julgar algo que nos acontece de forma ruim, sem lembrar que existe um propósito divino até nas coisas mais simples.
    Precisamos lutar contra o nosso pecado. Não podemos ficar inertes esperando que Deus opere em nós sem que nós nos esforcemos. Lendo um livro essa semana, uma parte me chamou bastante atenção. Era algo mais ou menos assim.. somente podemos nos tornar aquilo que Deus quer que nós nos tornemos, a partir do momento que nos submetemos a sua autoridade. Que isso esteja sempre em nossas mentes e que nós busquemos a santidade diariamente, procurando estar cada vez mais em conformidade com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes por nossas acomodações e fraquezas reclamamos de nossa situação atual como se fosse algo que não merecêssemos, algo que não deveria estar acontecendo conosco por algumas razões. Primeiro devemos lembrar que tudo o que acontece conosco tem um propósito definido por Deus, e se verdadeiramente somos seus filhos, tudo que vier Dele, virá para o nosso engrandecimento espiritual! Diante disso, não devemos murmurar e reclamar, sem ates usar doas artifícios dados por Deus para que possamos passar alegres por essas situações. Deus nos manda buscá-lo, sem cessar, de dia e de noite, estudar na sua palavra! Com isso de alguma forma iremos ver nossos erros, nos arrependermos, e enfim nos submeter a sua soberana vontade!!

    ResponderExcluir
  4. realmente essa caminhada é muito dificil!
    e muitas vezes nem percebemos que estamos nessa atitude de inercia!
    e temos que, exatamente como disse o texto, nos revestirmos das armar que Deus mesmo nos disponibiliza para lutar essa durissima batalha. por que sem a espada e o escudo que o Senhor nos dá por meio da Sua Palavra, ficaremos indefesos contra as forças do pecado! me tocou muito esse texto!
    obrigado! bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse é um problema que o “conhecimento parcial” da soberania de Deus pode causar. Hoje em dia vemos muitos crentes (ou ditos crentes) que enchem o peito pra dizer que Deus está no controle de tudo, que Deus proverá e etc, mas que não entendem que Deus age de forma ordinária através de nossas atitudes. A própria Bíblia diz que os que se esforçam alcançam a vida eterna. Nossa salvação e conversão não dependeram de nós mesmos para se concretizarem, mas Deus exige que nos aperfeiçoemos cada dia mais. Não podemos esperar que do nada nos tornemos filhos obedientes, pessoas honestas, que respeitam as autoridades, que não proferem testemunha falsa e que honram a Deus de todas as formas, Deus exige tudo isso e muito mais de nós, mas devemos “chamar a responsabilidade” de nossos pecados e nos esforçar para corrigi-los.

    ResponderExcluir