quinta-feira, 11 de agosto de 2011

                                   Josué 6


     O nome <Jericó> tem sentido incerto, embora muito provavelmente pareça significar <cidade da lua>,indicando o caráter idólatra daquele povo. Jericó era uma das cidades cananéias que estavam no caminho a ser percorrido e tomado pelos hebreus. Ela se localizava a cerca de vinte quilômetros das margens do mar Morto, a leste de Betel.
     Era uma cidade que se achava rigorosamente fechada, de tal modo que quase foi impossível aos espiões escaparem de lá. Os portões fechados descritos no texto, demonstra que Jericó não apenas temia os hebreus, mas também que se recusava a ouvir a mensagem  de Israel, proclamada através dos grandes feitos de Deus: a libertação do Egito, a travessia do mar Vermelho, os grandes feitos no deserto, a travessia do Jordão e nas outras vitórias militares que já haviam ocorrido. Eles fecharam seus portões, criando uma barreira física ao deslocamento israelita divinamente ordenado por Deus, para que tomassem posse da Terra. Portanto, Jericó não se fechou contra os Hebreus, mas contra seu Deus! As pessoas daquela cidade, exceto Raabe, também estavam fechados em sua recusa de ouvir a mensagem de Israel.
     Esta vitória de Israel sobre Jericó tinha uma importância muito grande. Era a primeira batalha liderada por Josué. A primeira batalha liderada por um novo comandante era sempre a mais importante e a que definiria como este líder seria encarado dali para frente, não só por seus homens, mas também por seus inimigos. Mas o fato da Arca da Aliança ir no meio do povo, significava que quem estava a frente deles era o próprio Deus, era Ele quem controlava e determinava, através de Josué as ações militares a serem realizadas na tomada de Jericó. O Deus de Israel já havia entregue Jericó ao poder de Josué. Era necessário apenas tomar posse daquilo que Deus já lhes havia dado. Desta forma, os reis e guerreiros de Jericó não tinham nenhuma chance diante do povo de Israel. O Senhor dos Exércitos é quem estava adiante deles! Josué saiu desta batalha com seu nome reconhecido, como o grande líder dos israelitas, e o pavor ao Deus de Israel cresceu entre os cananeus. Jericó serviu para glorificar o nome de Deus e seus feitos através de sua destruição!

5 comentários:

  1. É sempre muito bom fazer alusão das batalhas do dia-a-dia com essa,por exemplo.Podemos ir bem no trabalho,na escola,subir de cargo na empresa por "mérito próprio",mas nunca podemos esquecer que é Deus quem nos acrescenta essas bênçãos, e não pura e simplesmente por mérito nosso.Por isso devemos estar sempre atentos e nos colocar sempre abaixo de tudo e de todos.Pois você pode ser o diretor da empresa,o vice presidente da maior empresa do mundo (seja lá qual for a área).Você só está ali porque foi assim que Deus quis.Mas diante dele você não absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  2. Este texto fala sobre a primeira batalha que foi liderada por Josué. Vemos ai o povo de jericó recusando a palavra de Deus ,nem sequer ouvir eles queriam!!
    Exceto Raabe como se destaca bastante no texto como a prostituta que Deus livrou, tocando em seu coração!
    Vemos também como os cananeus sentinham medo do Deus de Israel ...
    Muito interessante esse final!!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez vemos a questão da arca ir no meio do povo, mostrando que era o próprio Deus que estava a frente do povo. Jamais devemos esquecer que o Senhor está sempre conosco e que tudo o que nos acontece, acontece pela vontade Dele.

    ResponderExcluir
  4. "Jericó serviu para glorificar o nome de Deus e seus feitos através de sua destruição!"
    essa frase do texto resume bom o que lá ocorreu! e mostrou tambem a obediencia do povo de Deus que antes eram questionadores!

    ResponderExcluir
  5. O que tirei deste texto é que quando se vai contra um homem de Deus , se vai contra Deus ... por isso é mt serio julgarmos pessoas sem sabermos se estamos certos, devemos ter muito cuidado.
    E com relação a Jericó, eles estavam rebeldes a palavra, não a queriam ouvir, estavam recusando a palavra de Deus, que nós possamos sempre estar dispostos a ouvir mais e mais da sagrada escritura !

    ResponderExcluir