terça-feira, 16 de agosto de 2011

                                Josué 7


     Neste lamentável episódio, os filhos de Israel pagam um alto preço por causa da desobediência de um só homem. A derrota em Ai, humilha todo o povo e faz Josué se questionar sobre o que teria acontecido. Ele recorre a famosa pergunta: "por que"? As coisas que ele estava vendo naquele momento, a morte dos 36 homens, a fuga do restante do exército e a humilhação sofrida, contrastavam aparentemente com as promessas de Deus da conquista da terra. "Pode ser que essa pergunta expressasse uma atitude rebelde, mas também pode exprimir uma verdadeira fé perplexa diante das circunstâncias." (Bíblia de Genebra).
     Enquanto a história de Raabe mostra a graça de Deus em meio à destruição, a história de Acã mostra a santidade de Deus, "da qual ninguém deve abusar". O capítulo começa dizendo que o povo prevaricou nas coisas condenadas. Vejamos então o sentido da palavra prevaricar: "Faltar ao cumprimento do dever. Crime de prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposições legais, por interesse ou má-fé." O que nos chama a atenção é que apenas Acã escondeu utensílios dos despojos de Jericó, mas a Bíblia diz que os filhos de Israel prevaricaram. O pecado de um só homem trouxe culpa à toda comunidade. Embora só Acã tivesse sido infiel, todo Israel foi considerado responsável, e sofreu as consequências. 
     Quando Acã é descoberto e confrontado por Josué, ele admite que assim como Eva, no Éden, ele viu, cobiçou e tomou. Os mesmos verbos da narrativa de Gênesis são usados aqui! "...esses três verbos ocorrem na mesma ordem. O padrão do jardim do Éden foi repetido na terra Prometida; nem bem o dom de Deus havia sido dado e os recebedores já desejaram aquilo que fora proibido e tomaram do mesmo." (Bíblia de Genebra).
     Amanhã falaremos mais sobre o terrível castigo de Acã, mas o que deve ficar gravado em nossa mente hoje, é a obediência irrestrita a que devemos nos submeter, se queremos estar em paz com Deus, gozando da sua bênção. Por outro lado, devemos nos preparar para receber ira e condenação, caso queiramos fazer a nossa própria vontade e seguir nossos desejos e cobiças por aquilo que Deus proíbe, como fez Acã!
     

7 comentários:

  1. O problema de Ai é o problema que muitos crentes passam (isso,mais por ignorância da palavra de Deus,ou falta de fé).Nós,obras,não somos dignos de fazer uma "pergunta" como essa ao nosso Criador.Não somos nada!!! Devemos estar atentos quanto a isso, e procurar,sempre nos colocar no nosso devido lugar, principalmente se nos compararmos a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Jamais devemos questionar o que nos acontece. Tudo o que acontece, acontece porque essa é a vontade de Deus para a nossa vida. Está tudo debaixo dos seus designos e propósitos. Que nós possamos andar sempre em obediência a Deus, lembrando que devemos nos submeter a sua vontade.

    ResponderExcluir
  3. Um texto assustador. Acã provavelmente(como Ananias e Safira) era um eleito de Deus, mas por ter desobedecido suas ordens, teve um castigo terrível. Devemos ter este acontecimento como exemplo de que por mais que Deus perdoe nossos pecados, ele nos pune (pois nos ama).

    ResponderExcluir
  4. quao insensato é optar estar do lado contrario do grande Deus da terra!
    toda vez que nos pegassemos pecando deveriamos lembrar do que houve com Acã nessa passagem!
    muito chocante e impactante!

    ResponderExcluir
  5. ' Embora só Acã tivesse sido infiel, todo Israel foi considerado responsável, e sofreu as consequências.' Mais uma vez vemos como o pecado é devastador e atinge até mesmo aquelas pessoas que não tem nada a ver com aquele pecado e ainda sim sofrem consequências dele.
    Não devemos exigir que a graça de Deus nos alcance... E devemos nos submeter a obediência de Deus , isso é muito sério!

    ResponderExcluir
  6. Neste trecho vemos as consequências da desobediência de um só homem, se derramando por todo o povo. Poderíamos então pensar, que ato injusto da parte de Deus!! Mas Deus é soberano e justo juiz, ele ordenou e não foi obedecido, ele então pune!! Vemos aqui também a seriedade da punição, Acã, além de ter que se explicar perante todo o povo de Israel, foi morto e queimado junto com sua família!! Ele servia de exemplo a todo o povo da justiça divina. Diante do castigo de Acã, o povo poderia ver o que aconteceria com eles se insistissem no pecado!! Às vezes somos como Acã, mesmo achando que é um pouquinho aqui, um pouquinho ali, erramos, pecamos, e achamos que nada vai nos acontecer. Que mal haveria em pegar a capa, e a prata?! Todos de Jericó haviam morrido!! Mas por trás disso havia uma ordenança divina, e isso já basta!

    ResponderExcluir
  7. Não devemos faltar ao cumprimento das coisas de Deus de forma alguma, e o pior que é uma coisa que fazemos aos montes, devemos ter seriedade e estar sempre atentos a fazer as coisas de Deus e nos acharmos irrepreensiveis a sua palavra para que possamos mais e mais seguir em santidade.

    ResponderExcluir