terça-feira, 20 de setembro de 2011

                           Josué 23


     No derradeiro discurso de Josué antes de sua morte, sua principal preocupação, como um grande líder do povo de Deus, foi advertí-los a que permanecessem fieis ao seu Deus. Josué usa o argumento da fidelidade do próprio Deus para com o povo para servir de exemplo e estímulo para que eles sejam igualmente fiéis: "...tendes visto tudo quanto fez o Senhor..." (verso 3). Ele destaca mais uma vez, que as batalhas que foram ganhas, não foram ganhas pela força ou pelo poderio militar dos israelitas. Foi Deus quem deu a vitória ao povo: " Um só homem dentre vós perseguirá mil, pois o Senhor, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu." (verso 10). Mas Israel tinha uma grande responsabilidade no resultado final da batalha, e esta 'estratégia' não era nova. Eles deveriam se empenhar para para guardar e cumprir toda a lei de Deus, não adorar outros deuses e amar de todo o coração ao Senhor.
     O povo de Deus também não deveria se associar com outras nações, para que não fossem influenciados por suas crenças, modos de vida e não se contaminassem! Josué descreve o jugo desigual com as nações ímpias de uma forma assustadora: "Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco, sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas (quadris), e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus." (versos 12 e 13). A fidelidade a Deus e às suas leis era a garantia era a garantia de que tudo iria bem. Da mesma forma que a bênção de Deus os alcançaria se eles obedecessem às ordens deixadas por Deus, na mesma medida ele seria fiel no cumprimento das penas aos que desobedecessem às suas advertências! "Existem dois aspectos na fidelidade de Deus, porquanto há dois lados na sua aliança_ promessas e advertências. Pode-se confiar que Deus cumprirá suas advertências tão plenamente quanto podemos confiar que ele cumprirá suas promessas." (Bíblia de Genebra).


5 comentários:

  1. o contato com os impios é sempre muito destrutivo e retarda o nosso crescimento espiritual.
    e vemos Josué ensinado isso nesse capitulo!

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser sempre fiéis a Deus em tudo, cumprindo a sua Palavra e cumprindo seus mandamentos. Tudo o que nos acontece, acontece porque é da vontade de Deus. Dessa forma, assim como a vitória do povo não é consequência diretamente dos seus esforços, as nossas vitórias e derrotas também pertencem a Deus.
    Precisamos estar atentos à influência dos ímpios, tendo sempre a nossa santidade e a glória de Deus em mente, a fim de que não nos contaminemos. Temos de ser luz em meio aos ímpios, fazendo com que ELES sejam influenciados por nossas atitudes e não nós.

    ResponderExcluir
  3. O povo de Deus deveria se empenhar a adorar a Deus e não buscar a outros deuses. E muito menos se deixar enredar pelos impios e suas filosofias erradas, não devemos como o Salmo ' diz nos deter nos seus caminhos e sim nos determos a palavra.
    Hoje temos uma enorme dificuldade em fazer isso já que o mundo está tão deturpado mas devemos nos empenhar pela palavra a fazer o que Deus manda do jeito que Ele deseja como vimos no ultimo texto para que possamos continuar no caminho e não nos desviarmos pelas palavras do mundo .

    ResponderExcluir
  4. Deus deveria ser louvado e adorado por aquele povo , pois foi ELE quem deu a vitória!
    E aquele povo deveria sempre seguir os mandamentos criado por Deus! E aqui vemos que Josué esta mostrando ao povo que não devemos nos juntar com ímpios , nem ser como eles. Foi até um ponto , interessante, que meu pai falou no domingo lá na igreja: Não é que você não possa fazer amigos do mundo, na escola e etc; Só não podemos ser como eles , viver como eles. Eles que tem viver como nós. E nós, temos que ser exemplo para a vida deles. 'Conviver' com ímpios retarda e atrasa nosso crescimento espiritual.
    E aqui no texto Josué não queria que seu povo fosse influenciado por outra nação!

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o verso 10, pois mostra que até mesmo em situações extremas, como a de 1 homem contra mil, Deus cumpre as suas promessas. Isso mostra a confiança que Josué tinha em Deus e a confiança que nós devemos ter nEle. No texto fica muito claro a distinção do destino daqueles que obedecem e dos que desobedecem a Deus.

    ResponderExcluir