quarta-feira, 21 de setembro de 2011

                           Josué 24:1 a 12


     Josué agora reúne todo o povo, já perto do fim de sua vida, e os leva a reafirmar sua aliança com Deus. O local escolhido foi Siquém, o mesmo onde Deus havia prometido a Abraãao dar aquela terra a seus descendentes: "Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera." (Gênesis 12:6 e 7). Ali onde Deus prometera começar um povo através de Abraão,  Josué relembra o longo caminho percorrido até a conquista daquela antiga, mas viva promessa.
     Ao começar a narrar os eventos que os fez chegar até ali, Deus é o sujeito dominante dos verbos empregados. Ele começa dizendo: "Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai..." Na descrição dos eventos que se seguem, são descritos os pontos marcantes da caminhada do povo até aquele momento, sem citar suas revoltas, desvios e rebeliões. Nesta breve e concisa recapitulação da história, o foco eram os poderosos feitos de Deus!
     Me chamou a atenção, quando no verso 7, Deus diz que "os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito". Aquela geração que ouvia o discurso de Josué não estava presente na saída do Egito. Eles não haviam nascido. Veja o comentário da Bíblia de Genebra sobre este verso: "O povo dos dias de José é referido como tendo participado dos eventos remidores do passado. Isso enfatiza que eles deveriam ver a bondade de Deus para com eles, não somente em sua experiência pessoal, mas também na história mais ampla do seu povo." Nós também deveríamos fazer isto sempre! Deveríamos olhar os eventos complexos que nos cercam, e que nos levaram a ser quem somos e a conhecer e amar a Deus. A história do nosso país, que permite a prática livre da religião e o acesso à Bíblia, o fato de nosso povo ter sido evangelizado, dos Presbiterianos terem enviado missionários para fundar a denominação no Brasil. E nossa história familiar então? Como o Evangelho chegou a seus avós, a seus pais, a conversão deles, talvez uma mudança de cidade que te proporcionou conhecer uma Igreja fiel à Escrituras...são tantos eventos aparentemente aleatórios, mas que na verdade revelam planos muito bem traçados por Deus para um fim único: nos trazer para perto de si, para que vivamos uma vida de obediência que glorifique o seu nome. Em algum momento você já parou para pensar que hoje você poderia ser um completo ignorante a respeito da lei de Deus, se seus pais não tivessem um dia sido chamados ao Evangelho? Já pensou que para você a Bíblia poderia ser apenas um livro de história que você jamais sequer folhearia inadvertidamente? Já pensou que você poderia ter nascido num país muçulmano, que nunca ouviu a verdade do Evangelho? Neste capítulo, Deus chama seu povo a olhar para trás, ver a sua história, e reconhecer que foi o Senhor, através de seus feitos em várias gerações anteriores, que os trouxe até aquele ponto!

4 comentários:

  1. Precisamos olhar tudo o que acontece ao nosso redor e refletir sobre a influência deles na nossa vida espiritual. As vezes coisas simples podem ter tido um grande valor na nossa aproximação de Deus. Todos esses acontecimentos mostram os planos de Deus para as nossas vidas, a fim de que nos acheguemos cada vez mais a Ele, glorificando o Seu nome e andando nos seus preceitos.

    ResponderExcluir
  2. Vemos aqui o final da vida de Josue chegando e ele novamente afirmando sua aliança com Deus para que seu povo fizessem , também , aliança com Deus.
    Temos que sempre ter em mente que tudo aquilo que aconteceu na nossa vida está tudo nas mãos de Deus, e também esta no maravilhoso plano que tem pra nós.

    ResponderExcluir
  3. se realmente pararmos para pensar veremos que a unica coisa envolvida em todos esses eventos ,citados no final deste post, é a mão de Deus guiando e levando o seu povo para perto de si!
    e muito gratificante olharmos para trás e percebermos o quao gracioso foi Deus para conosco!
    me lembro do hino "conta as bencaos dize quantas sao, recebidas da divina mão. vem dize-las todas de uma vez, e verás surpreso o quanto Deus ja fez"

    ResponderExcluir
  4. Deus estava sempre guiando o povo com sua poderosa e graciosa mão .
    E hoje não é diferente, Deus sempre esta nos guardando e nos abençoando.
    O problema que estamos sempre reclamando de nossas vidas e não percebemos que só o fato de estarmos vivos ja é benção de Deus, que nós possamos sempre estar agradecendo a Deus pelas bençãos concedidas !

    ResponderExcluir