quinta-feira, 22 de setembro de 2011

                         Josué 24:13


     Este único verso nos trás ensinamentos riquíssimos! "Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comei das vinhas e dos olivais que não plantastes." O povo recebera aquela terra como dádiva de Deus, não era uma realização deles. Em todas as descrições de batalhas que vimos, os cananeus eram em maior número que os israelitas. Fica claro ao longo das narrativas que o Senhor pelejava por eles, como diz o verso 12, "Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco."
     Se trouxermos esta realidade para nossas vidas, e se não formos orgulhosos e cegos, perceberemos que recebemos as mais diversas dádivas das mãos do Senhor. Mas precisamos ter cuidado, pois se nos distrairmos, podemos até achar que a casa em que moramos é nossa, pois a compramos, que nossos filhos nos pertencem, que nosso emprego é nossa por causa da nossa competência, que estamos nesta escola ou naquela faculdade porque somos brilhantes. Mentira! Não fomos nós que plantamos as vinhas e precisamos reconhecer isto.
     Se pensarmos então, não mais em termos da nossa vida material, mas na salvação que recebemos! Esta é uma verdade que deve martelar constantemente em nossas cabeças. Não desejávamos as coisas de Deus, não amávamos a sua Palavra, não nos importávamos com a sua lei. Hoje, nosso coração arde com as Escrituras, nossos pés correm para a sua casa, ansiamos pelo culto, por ouvir a voz de Deus. Temos vencido alguns pecados que cultivávamos por anos, temos descoberto outros que nos envergonham e lutamos para abandonar. Temos olhado com mais compaixão para o mundo perdido, temos ansiado por justiça, por ver a verdade de Deus sendo propagada. Tudo isso não pode ser visto com aquele 'orgulho santo' de quem conquista um bom emprego ou passa num concurso difícil. Ambas as situações devem ser encaradas por nós, tanto as materiais quanto as espirituais, como dádiva, graça, presente imerecido! Como Paulo fala em Efésios 2:8 e 9, nada disso vem de nós: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso (a fé) não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Se pretendemos glorificar a Deus através de nossas vidas, precisamos nos lembrar o tempo todo destas verdades. Estamos trabalhando em terras que não são nossas, habitamos em cidades que não edificamos e comemos frutos que não plantamos. Que não sejamos ingratos portadores de tão grandes bênçãos!

3 comentários:

  1. Da mesma forma que a terra que o povo recebeu não era resultado de suas realizações, precisamos ter consciência de que TUDO o que temos, conquistamos ou somos é uma dádiva de Deus. Em nós não habita bem nenhum! Tudo o que somos, e até mesmo aquilo que alcançamos com os "nossos" esforços é graça de Deus. Aquilo que há de bom em nós, é Deus.. o que há de ruim, somos nós!
    Fica mais "fácil" chegar a essa conclusão e acreditar nela quando pensamos que tudo o que fazemos (das coisas mais simples, até as mais complexas), devemos fazer com um único objetivo: a glória de Deus. Colocando-nos no nosso lugar, como imerecedores de tamanha graça e bondade, conseguiremos enxergar que absolutamente NADA do que temos ou somos é mérito nosso.

    ResponderExcluir
  2. engraçado que o mundo fala totalmente contra isso! (para variar)
    dizem que nós podemos alcançar tudo o que quisermos com nosso suor, nosso esforço e nossas capacidades proprias. e nao sabem que essas "capacidades proprias" sao dadivas de Deus. falam que é algo nato e adquirido durante o tempo! deixando, assim, de dar glorias a Deus por tais dons. ja que acham que é vindo deles mesmo por que dar glorias a Deus por uma coisa que vem de mim?!

    ResponderExcluir
  3. Nada, absolutamente nada que façamos de bom vem de nós, só o que fazemos de ruim. O problema é que nós temos a tendencia de sermos orgulhosos e acharmos que tudo que fazemos tem um mérito nosso, mas o mérito é de Deus, Ele que nos capacita e nos dá a força ou entendimento para fazermos o que é correto , e isso é quase a mesma coisa do ultimo post...bençãos de Deus, o que fazemos e conquistamos tambem vem Dele, tudo vem Dele ... que posssamos perceber que Tudo que fazemos é para a honra e glória do santo nome de Deus .

    ResponderExcluir