sexta-feira, 9 de setembro de 2011

                          Ainda sobre as cidades de refúgio


     Conforme lemos ontem, existem agravantes (aquilo que torna mais grave) ou atenuantes (que diminui a gravidade de uma falta) que tornam os pecados mais ou menos graves diante de Deus. Por esta causa foram instituídas as cidades de refúgio. Quando cometemos um pecado, todas as circunstâncias que o envolvem são levadas em consideração por Aquele que julga retamente. É isso que o Catecismo Maior nos ensina.
     "Pergunta 151:  “Quais são as circunstâncias agravantes que tornam alguns pecados mais odiosos do que outros?" 
      Resposta: Alguns pecados tornam-se mais agravantes: 
 1º._ Em razão dos ofensores, se forem pessoas de idade mais madura, 
de maior experiência ou graça: "Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.( I Reis 11: 9). Salomão conhecia a Deus, e pelo fato de ter Deus se revelado a ele duas vezes, ele não poderia ter desviado seu coração do Senhor!
     _ Se forem eminentes (eminente: notável, ilustre, alto, elevado.) na vida cristã: "Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá." (II Samuel 12: 12 a 14). Davi era o Rei de Israel, sua posição elevada o tornava exemplo e alvo dos olhares.
      _Se forem eminentes nos dons, posições e ofícios: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4:17); " Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites." (Lucas 12:47); "Mas eu pensei: são apenas os pobres que são insensatos, pois não sabem o caminho do SENHOR, o direito do seu Deus. Irei aos grandes e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o direito do seu Deus; mas estes, de comum acordo, quebraram o jugo e romperam as algemas." (Jeremias 5:4 e 5). Portanto aqueles que conhecem a lei de Deus, têm conhecimento do que é correto, e ocupam posições de liderança, têm seus 'açoites' aumentados, serão julgados com muito mais rigor.
     _Se forem guias para outros e cujo exemplo será, provavelmente, seguido por outros: "... tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa." (Romanos 2:21 a 24); "E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade..." (II Pedro 2:2). A questão de ser exemplo para os outros é muito séria. Tanto podemos ser bênção quanto maldição, dependendo do exemplo que dermos. Lembremo-nos portanto, que ser exemplo e guia é um conceito muito amplo. Nos textos que lemos, a Escritura se refere aos líderes espirituais, pastores, mestres e profetas. Mas podemos seguramente estender este contexto, sem medo de errar. Guias cujo exemplo será, provavelmente seguido, se refere a toda posição superior. Quando somos pais, irmãos mais velhos, esposas com mais tempo de casadas...tudo isso nos constitui guias de outras pessoas, que nos olham buscando uma direção a ser seguida. Propagar o pecado através do exemplo e estímulo aos outros mais novos na fé ou na vida, se constitui agravante seríssimo diante de Deus!
     No próximo post trataremos de outros aspectos que também tornam os pecados mais odiosos aos olhos de Deus.

6 comentários:

  1. É interessante como a diferença entre a justiça divina e a "justiça" humana é grande. A nossa lei ao invés de punir com mais rigor aquelas pessoas mais importantes e reconhecidas, faz justamente o contrário, normalmente diminui a pena e/ou dá privilégios que outros criminosos não possuem. Mias uma vez um exemplo de como a nossa sociedade está distante de Deus e dos Seus preceitos.

    ResponderExcluir
  2. Nós vemos nesse texto o quanto Deus é justo, dando a devida punição à quem merece.É,realmente, a tal da Santidade que habita dentro Dele.

    ResponderExcluir
  3. Achei esses tópicos listados bastante interessantes. Mas dentre eles, um versículo me chamou atenção: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4:17) Os que conhecem a palavra de Deus, ocupam lugar de liderança serão julgados com ainda maior severidade.
    A questão de servir de exemplo também me chamou atenção. Isso é algo bastante sério. Devemos sempre vigiar a nossa vida, os nossos atos, buscando sempre em primeiro lugar a glória de Deus, mas lembrando que devemos ser a luz do mundo e dar o exemplo em todos os âmbitos de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Me chamou atenção como detalhadamente é explicado cada punição a cada pecado e a cada modo que se cometeu, isso serve para mostrar como a justiça de Deus é perfeita em todos os aspectos, não há erro algum no seu julgar.
    Mas o que mais me intrigou foi o que voce falou no final, porque não importa quem somos sempre estaremos influenciando outras pessoas com nossas atitudes, por isso devemos tomar muito cuidado, porque num texto diz que ai de quem que fizer um irmão cair, então devemos estar atentos a sempre fazer o que é certo diante de Deus para dar testemunho.

    ResponderExcluir
  5. "Quando somos pais, irmãos mais velhos, esposas com mais tempo de casadas..." voce esqueceu de dizer: filhos de pastor! haha
    realmente isso tudo é muito importante e o só conhecer de forma vasta a Palavra de Deus ja nos dá esse agravante em nossos pecados cometidos! por que, sabendo o que estamos fazendo, damos as costas ao certo e continuamos em nosssos pecados, assim como nos convem!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez vemos a JUSTIÇA de Deus sendo exercida. E é incrivel como todas a leis e consequências de pecados, eram esclarecidas claramente para todo aquele povo.E ELE dava a devida punição pra quem cometia tais pecados!Nosso Deus é Maravilhoso , e sabe o que é certo e errado, justo e injusto!

    ResponderExcluir