sexta-feira, 30 de setembro de 2011

                          Ainda sobre Juízes 1


     As conseqüências da desobediência são sempre desastrosas. Achar que Deus é homem para se esquecer do que prometeu é um erro grosseiro. Foi assim que o povo agiu quando decidiu não exterminar os cananeus da terra prometida, mas tirar proveito deles. Esta ordem vinda de Deus não tinha apenas o objetivo de testar a obediência dos israelitas, Ele não tencionava tão somente julgar os cananeus por seus pecados. A ordem de exterminá-los era sobretudo obra da providência de Deus a fim de conservar a fidelidade de seu povo, para que eles não se contaminassem com as impurezas cultuais e morais dos cananeus. 
     Quando olhamos estas advertências podemos pensar que nada têm a ver conosco. Mas precisamos olhar a história com olhos acurados, percebendo qual lição podemos tirar para nós, que não temos cananeus para exterminar, nem altares para derribar e queimar. Quem são os nossos cananeus? Quais são os 'povos' que precisamos extirpar do nosso meio? A primeira coisa que nos vem à mente é a questão do jugo desigual, tão claramente exposta por Paulo em II Coríntios 6:14 a 18. Logo nós pensamos em casamentos mistos, dos quais falaremos na próxima postagem. Precisamos nos lembrar, no entanto, que quando Paulo fala que não pode haver sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação, com o ímpio, ele está se referindo a uma gama muito grande de relacionamentos. Não apenas ao casamento.
     O jugo desigual se refera a qualquer tipo de aliança, de compromisso, de envolvimento mais profundo com o ímpio. Qualquer tipo de relacionamento que te faça questionar a lei de Deus, te leve para mais longe dEle, te traga para mais perto do mundo, é jugo desigual. Precisamos medir o nível de influência que as pessoas a nossa volta exercem sobre nós para descobrirmos se estamos metidos num relacionamento de jugo desigual. Precisamos sempre nos lembrar da figura usada por Paulo, para apreendermos totalmente seu significado. Jugo é um instrumento de madeira com o qual se emparelha os bois para puxarem um arado, ou um carro. Os dois animais ficam presos um ao outro de forma que precisam andar na mesma direção e com a mesma força para que o trabalho seja realizado com êxito. Quando nos emparelhamos com o ímpio, cada qual tentando puxar para um lado, não tem como seguirmos adiante.
     Quando a Palavra de Deus se refere às nossas companhias, pessoas que influenciam o nosso modo de ver a vida e a nossa forma de pensar, a Palavra não está se referindo apenas àqueles ímpios que estão fora da Igreja, mas também ao joio que se encontra dentro dela. Talvez este seja o jugo desigual mais perigoso. Veja o que a Palavra nos ensina em I Coríntios 5:9 a 11: "Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais." Muito cuidado com aqueles que se dizem irmãos, participam dos cultos, têm cargos na igreja, mas vivem vidas ímpias! São a esses a quem Jesus se dirige lá em Mateus 7:23: "...nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade."
     Muitas vezes somos influenciados também não por pessoas propriamente ditas, mas por idéias, ideologias, filosofias de vida mundanas que abraçamos e com as quais nos relacionamos. Muitas vezes somos contaminados pelos 'cananeus' escondidos nos livros que lemos, nos programas que assistimos, nas músicas que ouvimos, nas revistas dos consultórios médicos. Não podemos nos associar com a ideologia deste século, pelo contrário, precisamos transformar-nos, através da renovação da nossa mente, e isso só é possível quando selecionamos o que enche a nossa mente diariamente. Precisamos ficar em estado de alerta o tempo todo, para não sermos levados aos poucos, sem percebermos, a adorar a Baal, a desejar o que Baal deseja, a pensar como Baal pensa. Que as misericórdias de Deus se renovem a cada manhã em nossas vidas, para que possamos buscá-lo em primeiro lugar, e à sua justiça, a fim de não sermos envolvidos e tragados como o povo de Israel foi. Então faça esta pergunta, e responda só para você: quem são os cananeus que você ainda não exterminou do seu arraial? Quais são aquelas influências que você sabe que são perniciosas, mas que insiste em manter por perto? O salmista diz que feliz é o homem que renuncia a companhia do ímpio, e podemos alargar o sentido dizendo que também é feliz o homem que renuncia o pensamento do ímpio, o modo de vida do ímpio, as piadas do ímpio, os conceitos e valores do ímpio. Que sejamos este homem que o Salmo primeiro narra: " Ele é como árvore plantada junto a corrente das águas, que, no devido tempo dá o seu fruto, e cuja a folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido."

7 comentários:

  1. Achei interessante que o julgo desigual não se refere só ao casamento. Como na biblia sempre se az esse paralelo entre casamento e a aliança de Deus com o povo, como que o povo estava em adultério, ou seja, estava servindo a outros deuses. Entendi da mesma forma, porque quando estamos com os impios, nos influenciamos por eles, acreditamos nas mesmas coisas que eles, não estamos com Deus e o deixamos para vivermos em praticas mundanas.
    Hoje devemos tomar muito cuidado com nossas conpanhias do colégio, trabalho, aí vale tambem as musicas e a tv como voce sitou porque nosso coração é veloz para derramar sangue, somos propensos a fazer o mal, por isso Deus deu a ordem de extermina-los para que não aprendessem absolutamente nada com aqueles povos. Devemos praticar isso no nosso dia-a-dia nos desviando de más companhias e seguir na palavra cada vez mais .

    ResponderExcluir
  2. foi exatamente nesse texto do salmo 1 que eu lembrei tambem!
    muito boa esse post.
    essa palavra "jugo" ilustra exatamente como é (ou deveria ser, ne) um relacionamento de um justo com um ímpio. nao se partilha de nada, logo nao pode ser um relacionamento proveitosa. PELO CONTRARIO, é um relacionamento que certamente vai retardar ou desacelerar a sua caminhada com Cristo.
    como filhos de Deus devemos ama-los, porem nao nos aliarmos a eles, antes, sendo nós influenciadores e nao influenciados, mostrando, assim, a luz de Cristo em nossas vidas!
    adorei esse post! o de amanha vai ser bom hein!

    ResponderExcluir
  3. A desobediência à Palavra de Deus tem sempre consequências terríveis! Não podemos pensar que o Senhor é capaz de esquecer as promessas que faz.
    Bastante interessante essa questão de o jugo desigual se referir a qualquer tipo de relação profunda com os ímpios. Todo o tipo de relação que nos afaste de Deus e que nos leve para longe da sua Palavra é considerado jugo desigual. As vezes, pode ser que as pessoas a nossa volta, nossos amigos da escola, colegas de trabalho e afins estejam exercendo uma influência negativa em nós. Precisamos medir essa influência a fim de que não nos contaminemos com o mundo.
    Que possamos estar cada dia mais perto de Deus e mais longe dos ímpios e de sua influência. Que busquemos ao Senhor em primeiro lugar, protegendo-nos das armadilhas do mundo.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, queridos: somos influenciadores, nunca influenciados. Obrigada Talitha pelo seu comentário em off. Este incentivo, e ver o fruto de crescimento na vida de vcs me incentiva a estudar cada dia mais! Vocês são exemplos de jovens firmes na fé. Vcs edificam minha vida com a vida de vcs!

    ResponderExcluir
  5. A astúcia de Santanás faz com que essas ideologias se tornem cada vez mais sofisticadas e sutis e estejam presentes em coisas que nem imaginamos, coisas quem em si mesmas não são motivo de rejeição. Devemos ter muito cuidado e sempre ter olhos e ouvidos críticos e atentos para não sermos levados a agir e pensar como o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Não podemos achar que depois que cometemos pecados e nos arrependemos que as consequência não virão porque elas virão. Deus não é como o homem que as vezes esquece de disciplinar os filhos , etc. Deus não é homem!!!!
    Vemos ai , novamente no primeiro capítulo de Juízes, Deus testado a obediência daquele povo e foi exatamente isso que citei aqui que é errado que eles fizeram... Achavam que poderiam esconder algum pecado dELE e logo depois isso tudo cai no assunto de sermos influenciados por ímpios.Foi isso mesmo que minha mãe disse :não devemos ser influenciados e sim influenciadores!

    ResponderExcluir
  7. Devemos ter como exemplo o caso desses povos para não pisar no mesmo "buraco" que eles.Devemos estar atentos às nossas obrigações diante de Deus e procurar fazê-las conforme a palavra.Devemos ter em consciência,também que "de Deus não se zomba" e se[especificamente] conscientemente "tropeçarmos", o castigo vem.

    ResponderExcluir