segunda-feira, 5 de setembro de 2011

                          Josué 18 e 19


     No começo do capítulo 18, vemos que a congregação se reuniu em Siló e ali armaram a tenda da congregação. "Esse nome é usado para indicar o tabernáculo...A 'congregação', neste caso, é o encontro de Deus com o seu povo. O tabernáculo continha a arca da Aliança, a caixa de madeira e ouro que continha os Dez Mandamentos. Era aquele o lugar onde o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, que visava a purificação espiritual e comunicação com Deus era realizado, e que continuou, em princípio, até aos tempos do Novo Testamento." (Bíblia de Genebra).
     Ali, diante do Senhor, Josué os repreende por ainda não haverem ocupado a terra completamente. Ele os exorta a obedecer pela fé às promessas feitas por Deus (verso 3). Daí por diante, a cada tribo que faltava receber sua parte, é feito o lançar de sortes perante o Senhor, como é ressaltado várias vezes no próprio texto.
     Como vemos no decorrer da narrativa, é feita toda a divisão das tribos que faltavam, e até Josué teve sua parte, por mandado do Senhor, num claro reconhecimento por sua fiel liderança no meio do povo! Todos os detalhes narrados, nos lembra o que ouvimos na pregação deste domingo: a Bíblia não é um livro fictício, que revela a mitologia e as crenças de um povo. A Bíblia é a revelação do único Deus, que deixa marcas significativas na história, como estas que vemos aqui: descrições de cidades, rios, mares. 'Nome e endereço' comprovando a veracidade dos fatos!


      

7 comentários:

  1. Interessante o que me chamou atenção como ja vimos em varios textos, é o cuidado que se tinha com as coisas de Deus, cada coisinha detalhada nos minimos detalhes como a tenda da congregação e a arca da aliança porque era para Deus, devia ser feito da forma Dele e perfeitamente.
    Hoje muitos homens vão contra a veracidade da Biblia até em coisas que são explicadas cientificamente como ja vimos com o Adalto, isso mostra a cegueira deles, como coisas que são obvias acabam se tornando barreiras para o aprendizado de lideres e pior, de suas ovelhas que é o que vem acontecendo hoje. Como vimos no domingo aquele homem que fala varias mentiras no que escreve e leva alguns crentes a acreditar e seguir aquele pensamento errado.

    ResponderExcluir
  2. O texto de hoje me fez refletir na importância de ouvir a voz de Deus,através de seus servos,no caso,Josué.Muitas pessoas foram contra a vontade de Josué,assim como nós vamos,ás vezes,contra a vontade de nossos superiores, de nossas autoridades.Não estamos indo pura e simplesmente contra estas tais pessoas terrestres,mas contra o Todo Poderoso Deus.D

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente muitos ímpios tentam ir contra a palavra de Deus e os registros que ali existem. Para muitos, a Bíblia é apenas um livro religioso e que não deve ser levado em consideração. Nós, porém, ao ter a Bíblia como regra de fé e prática, e por crermos em tudo que está escrito nela, temos consciência de que a Bíblia representa a revelação de Deus e que contém registros reais que comprovam a veracidade dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Depois de toda a luta, finalmente o povo de Israel estava plenamente estabelecido em sua terra prometida, como Deus havia ordenado. Todos do povo tiveram a sua parte, até Josué, que não representava nenhuma tribo em si, pela promessa que a ele foi dada, recebeu uma cidade. As terras estavam distribuídas de acordo com a vontade de Deus, e vemos pelo que nos contou o texto, que as pessoas que reclamaram, reclamaram por falta de atitude própria, por uma acomodação errônea!! Deus conhece o seu povo, e destina bens para eles segundo as suas reais necessidades!! Devemos diante disso, sempre confiar em Deus, e não reclamar das autoridades estabelecidas sobre nós, foram colocadas lá por Deus, e por isso devemos unicamente honrá-lo e glorificá-lo!!

    ResponderExcluir
  5. É interessante como mesmo com tantas provas e evidências sobre verdades bíblicas, muitas vezes até divulgadas em programas na tv, muitas pessoas ainda conseguem dizer que a Bíblia é um livro mitológico, que narra fatos fictícios. Um dia desses, assistindo a um programa sobre a origem do universo foram explicadas várias "evidências" que "comprovam" a teoria do Big Bang. Depois de muita explicação, os cientistas que apareceram nesse programa deixaram muito claro em suas explicações que antes do Big Bang havia moléculas de hidrogênio (que segundo eles originou todas as outras moléculas existentes), mas nenhum deles ousou dizer de onde surgiu essa molécula de hidrogênio, nenhum deles sequer disse que não se sabia o que havia originado a tal molécula de hidrogênio. Mesmo que essa teoria fosse verdadeira, não há como fugir do fato de que há um criador, mas apesar disso os cientistas se negam a confessar que o mundo foi criado por um ser superior a nós, e preferem atribuir as maravilhas que podemos ver com nossos olhos e as que também não podemos ver, todas as leis brilhantes e perfeitas que regem o universo, os animais, a cadeia alimentar perfeita e infalível, o homem e o complexo funcionamento de seus órgãos e membros, todos interligados de forma incrivelmente detalhada e muitas outras maravilhas que nós nem sonhamos em descobrir a um simples acaso (e diga-se de passagem, extremamente improvável). Frente a todas essas verdades, não há mais nada a se fazer além de adorar a Deus e agradecer-lhe por ter nos escolhido para que pudéssemos ver o que nenhum homem sem o Espírito Santo pode ver, por sermos feitos seus filhos e por termos a garantia de vida eterna ao seu lado.

    ResponderExcluir
  6. O ponto interessante aqui e que se destaca é a importância que se dava ás terras de Deus, cada detalhe era perfeito!!!!

    Hoje , infelizmente vemos que o mundo esta se distanciando COMPLETAMENTE da palavra ,vendo a bíblia com apenas um livro de 'histórinhas'.
    Já nós , vemos diferente , vemos a bíblia como uma regra de fé e prática; e cada registro, nele feito, é real.Representando a revelação dELE todo tempo.

    ResponderExcluir
  7. e nao é só nesse texto que podemos encontrar essa descricao perfeita de lugar. o velho testamento está repleto de tais citações!
    isso é Deus cegando os olhos de quem Lhe aprouve fazer

    ResponderExcluir