terça-feira, 6 de setembro de 2011

                          Josué 20


     Já estudamos anteriormente sobre as cidades de refúgio que foram designadas no meio do povo de Israel. Ali, o homicida que não teve a intenção de matar a vítima, mas o fez sem querer, poderia se refugiar da fúria vingadora de algum parente da vítima. A estipulação dessas cidades, demonstram de forma clara a preocupação de Deus com a justiça. Ele não permitiria que alguém fosse morto, sofresse uma retribuição desigual, discrepante do ato cometido. Se não houvesse a intenção de matar, o infrator seria julgado, seu caso analisado pelos anciãos e aí sim, uma decisão pensada e justa seria tomada. A vingança injusta deveria ser evitada a todo custo.
     Um atributo de Deus que é sempre exaltado na Escritura é  sua justiça: "Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face." Salmos 11:7; Ele  é o Justo Juiz: "Ele mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão." Salmos 9:8. O povo deve se parecer com seu Deus, por isso vemos tantas passagens exigindo que Israel exerça justiça e juízo entre seus irmãos. Muitas vezes quando falamos em exercer justiça, olhamos para nós mesmos, clamando e desejando que façam justiça à nós. Não devemos desejar apenas  ser beneficiados pela justiça, mas beneficiar o outro, ao exercê-la.
   

6 comentários:

  1. Achei muito legal o que eles faziam com as pessoas que matavam sem querer. Eles mandavam essas pessoas para uma cidade específica para se refugiarem da fúria dos parentes das vítimas , que se achavam no direito de querer fazer justiça com as próprias mãos.E vemos claramente como Deus se preocupava com o povo daquela cidade. Era evitada ao máximo a injustiça; quando casos como esses , que alguém mata sem intenção , sem querer matar , aconteciam era levado diretamente para os anciãos para que eles analisassem para que uma decisão JUSTA fosse tomada.
    Uma coisa que nós nunca podemos nos esquecer é que Deus é justo e faz justiça, não podemos querer faze-las com nossas próprias mãos!

    ResponderExcluir
  2. Com diz uma famosa frase de Deus '' Sede santo, porque eu sou santo. '' . Devemos imitar a Cristo ser como Ele, e ele é justo em tudo que faz. Fiquei pensando nisso que voce falou porque só queremos justiça para nós e nunca queremos fazer essa justiça a favor de outros, que egoísmo de nossa parte, queremos o bem só para nós e não nos importamos com os nossos próximos .
    Que nós possamos ser justos em nossos julgamentos e decisões, decidindo sempre pelo que a palavra de Deus diz e não pelo que o mundo diz para que não possamos ser envolvidos por suas vãs filosofias .

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que me chamou atenção no texto é que o mesmo deixa claro do quanto que Deus se importava com a justiça.E devemos tê-lo como espelho (como diz Sua palavra),buscando ser,realmente como Ele.Buscando,inclusive, ser sempre justos.

    ResponderExcluir
  4. Deus é justo e está sempre preocupado com a justiça. Devemos confiar nela e na fidelidade do Senhor. Que sejamos justos, assim como Deus o é, buscando sempre andar retamente, seguindo a sua palavra.

    ResponderExcluir
  5. Posso estar enganado, mas acho que um dos princípios mais deturpados nos dias de hoje(principalmente aqui, no Brasil) é o da justiça. Vemos claramente que quem escreve as leis as escreve para que não seja tão severamente punido por elas, parece que são os "bandidos" e não os "mocinhos" que escrevem as leis. Deus exige de nós justiça, a Sua justiça, pois a nossa é como a própria Bíblia diz, trapo de imundícia. Devemos buscar justiça, não só para nós mesmos, mas também devemos ser justos com o nosso próximo, com Deus nos ordena

    ResponderExcluir
  6. mas um dos atributos de Deus nos é mostrado aqui. a Sua jutiça(principlmente) e a Sua fidelidade!
    mesmo que o homicio tenha sido culposo Deus faz questao de nos mostrar quao grave é a violação de um de seus mandamentos.
    nao matamos sem querer, mas pecamos muitas vezes sem saber que o fazemos. ja dizia o salmista "Absolve-me das que me são ocultas"(as faltas, os pecados)

    ResponderExcluir