terça-feira, 13 de setembro de 2011

                       Ainda sobre as cidades de refúgio II


     Nesta segunda parte, apenas transcreverei o que diz o Catecismo Maior sobre o que torna os pecados ainda mais graves diante de Deus. Se eu tivesse que comentar e mostrar os versículos, levaríamos mais algumas semanas falando sobre isso, tamanha a profundidade com que este tema é tratado no Catecismo e na Escritura. Portanto, peço que leiam pausadamente e reflitam sobre todas as circunstâncias aqui descritas que são capazes de tornar nossos pecados ainda mais odiosos aos olhos do nosso Deus. No primeiro ponto vimos que as ofensas são ainda maiores em razão (dependendo) dos ofensores. Agora veremos que o pecado se torna ainda mais sério em razão das pessoas ofendidas e em terceiro lugar pela natureza e qualidade da ofensa e por último, pelas circunstâncias de tempo e lugar. Então vejamos:


     Em razão das pessoas ofendidas:
        _ Se as ofensas foram diretamente contra Deus, seus atributos e culto;
          _ Contra Cristo e sua graça;
        _ Contra o Espírito Santo, seu testemunho e operações;
        _ Se a ofensa for contra superiores, pessoas eminentes;
        _ Se a ofensa for contra aqueles com quem estamos especialmente relacionados e a quem devemos favores; 
        _ Se a ofensa for contra os crentes, especialmente contra os irmãos fracos; contra as suas almas ou as de quaisquer outros;
        _ Se a ofensa for contra o bem geral de todos ou de muitos.


     Pela natureza e qualidade da ofensa:
        _ Se a ofensa for contra a palavra expressa da lei; 
        _ Se a ofensa violar muitos mandamentos;
        _ Se a ofensa contiver em si  muitos pecados; 
        _ Se a ofensa for concebida, não só no coração, mas manifestar-se em 
palavras e ações;
        _ Se a ofensa escandalizar a outros e não admitir reparo algum;
        _ Se a ofensa for contra os meios da graça, misericórdia e castigos de Deus;
        _ Se a ofensa for contra a luz da natureza, a convicção da consciência, a admoestação pública ou particular, as censuras da Igreja, as punições civis; 
        _ Se a ofensa for contra as nossas orações, propósitos, promessas, votos, pactos, obrigações a Deus ou aos homens;
        _ Se a ofensa for deliberada, voluntária, presunçosa, impudente, jactanciosa, maliciosa, frequente e obstinadamente;
        _ Se a ofensa for com displicência, persistência, reincidência, depois do arrependimento.


     Pelas circunstâncias de tempo e de lugar:
        _ Se a ofensa for no dia do Senhor ou em outros tempos de culto divino,
        _ Se a ofensa for imediatamente antes, depois destes ou de outros auxílios para prevenção ou remédio contra tais quedas; 
        _ Se a ofensa for em público ou em presença de outros que são capazes de ser provocados ou contaminados por essas transgressões.


     Por tantas detalhadas descrições, podemos perceber que a concepção errada de que o pecado é algo simples é a mais terrível verdade contra o Evangelho! Só pode se dizer realmente um crente lavado e redimido por Cristo, aquele que leva tudo isso em consideração, se vê desesperado por sua situação, corre para a cruz e passa a odiar e a evitar de toda forma o pecado. Todo aquele que vive displicentemente, achando na prática, que o pecado não tem importância, na verdade já está condenado! Deus nos dê olhos para ver e ouvidos para entender e acima de tudo ódio pelo pecado, não só por suas consequências desastrosas, mas por ofender a santidade de Deus!

5 comentários:

  1. Vendo todos esses agravantes podemos perceber o quão nossos pecados são odiosos e prejudiciais, não só a nós e aos que estão à nossa volta, mas também à santidade de Deus. Interessante a parte que diz que o pecado se torna mais grave quando cometido contra crentes mais fracos na fé. Me lembra uma passagem na Bíblia que diz que "melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar"(Mateus 18.6). Devemos ter muito cuidado com nossas atitudes, pois nossos pecados podem causar escândalo aos crentes à nossa volta.

    ResponderExcluir
  2. Aqui vemos o tamanho das minuciosidades em relação ao pecar, aqui temos uma prova de como as coisas de Deus são detalhadas ao minimo, porque se requer santidade de nós .
    E com isso podemos ver quão sérios e odiosos são os nossos pecados, e vemos se prestarmos bem atenção que já cometemos muitos desses pecados e que devemos começar a mudar pra ontem porque isso nos muito prejudicial .

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais agente conhece a palavra mais agente percebe que somos desesperadamente carentes de Deus.Não podemos cumprir essas obrigações sós.Precisamos lutar mais,buscar mais em Deus.E ao respirar, nos perguntar se essa atitude é válida diante de Deus.

    ResponderExcluir
  4. resumo: NAO PEQUEM!
    que luta dificil! para cada tópico lido, uma lembrança particular!
    devemos estar sempre pensando em todos esses aspectos! na duvida é só se lembrar: "quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 corintios 10, 31

    ResponderExcluir
  5. Vemos aqui como o pecado é odioso diante de Deus. Não só devido a essas circunstâncias, mas todo e qualquer tipo de pecado é abominado por Deus. O pecado deve ser também odioso para nós, crentes.. devemos ter isso em mente, buscando andar sempre em retidão, a fim de não ferir a santidade de Deus.

    ResponderExcluir