segunda-feira, 19 de setembro de 2011

                           Ainda sobre Josué 22


     Quando as 10 tribos de Israel identificaram o que eles pensavam ser um problema, nomearam uma comitiva para ir ter com as duas tribos e meia, para tentar evitar a guerra. À frente desta delegação foi Finéias filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote. Um sacerdote foi escolhido para representar o povo porque  a questão dizia respeito à adoração correta. Finéias havia alcançado proeminência entre o povo, pois no caso da adoração a Baal-Peor (Números 25), foi ele quem agiu matando aquele israelita e a mulher midianita, fazendo com que a praga da matança entre Israel cessasse. "Mais tarde, na história dos judeus, Finéias tornou-se um símbolo de lealdade absoluta à lei de Deus." (Bíblia de Genebra)
     O zelo de Israel pelas coisas de Deus ficou claro nestes acontecimentos narrados no capítulo 22. Ainda estavam vivos na memória deles os acontecimentos passados com a adoração a Baal Peor, onde foram mortos vinte e quatro mil israelitas por causa da praga enviada pelo Senhor, e a morte de Acã e daqueles homens que morreram na investida contra Ai, por causa do pecado de Acã. O senso da justiça e da ira de Deus contra o pecado estava muito vívidos na memória do povo. Por passarem por tais disciplinas tão duras, eles aprenderam que a adoração ao único Deus deveria ser conforme as prescrições DELE, e que Ele era o único Deus a ser adorado.
     Quando questionados por Finéias e pelos representantes das 10 tribos, os transjordanianos respondem com uma confissão de sua fé: "O Poderoso, o Deus, o Senhor, o Poderoso, o Deus, o Senhor, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá."(verso 22). Esta repetição das confissões era uma forma de superlativo que pode ser traduzida como: "O Senhor é o Deus maior". Eles têm tanta certeza da intenção de seus corações na construção daquele altar, que colocam suas vidas em jogo! "Se foi em rebeldia ou por infidelidade contra o Senhor, hoje, não nos preserveis. Se edificamos altar para nos apartarmos do Senhor...o Senhor mesmo de nós o demande(cobre de nós)." (versos 22 e 23). Eles sabiam quem eles eram, o que e porque estavam fazendo, tinham suas consciências puras diante do Senhor e por isso estavam tranquilos.
     Outra questão importante aqui é a descrição de como o problema foi resolvido. Os cisjordanianos pensaram que o altar era profano, quiseram ir à guerra, mas antes foram averiguar a situação. Isto nos lembra as descrições de Mateus 18 no que se refere à disciplina na Igreja. Para que a unidade do povo de Deus seja mantida, um representante vai ao ofensor, antes que a comunidade toda se envolva no problema. "Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.Se porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano." (Mateus 18:15 a 17). Desta forma, instituída pela sabedoria do próprio Deus, as coisas são esclarecidas antes das providências serem tomadas, evitando assim mal entendidos que resultem em prejuízos para o povo de Deus.

5 comentários:

  1. Vemos neste texto as 10 tribos tentando evitar uma guerra com aquelas duas tribos e meia.
    Mais adiante acontecem vários eventos parecidos com esse, Finéias fez cessar a matança de Israel, tornando-se um simbolo real da lealdade das leis de Deus.
    Depois do povo ter passado por tantos castigos , enfim perceberam que eles deveriam adorar a Deus conforme ELE determinou, sem mais nem menos. E não podemos achar que estamos fazendo o certo em adora-lo da nossa forma,porque não estamos!

    ResponderExcluir
  2. Algo que me chama atenção,que sobrou nos israelitas e que nitidamente falta nos "crentes" de hoje é a fidelidade.Caímos e muitas vezes por "vontade própria" não nos levantamos.Precisamos descansar Nele,confiar mais no nosso Deus- até porque não tem motivo para que não confiemos Nele,muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  3. O nosso Deus é santo, e o único que é digno de adoração. Essa adoração deve ser feita de acordo com as prescrições dadas por Deus. Por ter passado por disciplinas severas, essa noção ficou clara na mente povo.
    Essa questão da disciplina bastante séria e infelizmente não são muitas as igrejas atuais que cumprem com fidelidade essa questão. Que possamos buscar sempre o cumprimento da palavra de Deus, evitando assim que a desobediência a ela nos resulte em prejuízos maiores.

    ResponderExcluir
  4. Devemos adorar a Deus em tudo , mas devemos adorar da forma que Ele manda, devemos fazer tudo como ele quer não como queremos, como o que achamos.
    Hoje não vemos isso nos crentes, vemos pastores que não levam em conta o que a palavra diz e o que ela quer que nós façamos e isso faz com que erramos porque Deus nos manda de forma detalhada e rígida e devemos estar atentos a fazer tudo como Ele quer .

    ResponderExcluir
  5. Como bem diz aquele velho ditado popular: "o inferno está cheio de boas intenções". Não adianta termos a intenção correta e a praticarmos de forma errada. Deus estabeleceu regras que não podem ser quebradas, regras que vão desde a forma como devemos tratar o próximo até de como devemos adorá-lo. Devemos tomar cuidado com nossas boas intenções pois nossos pensamentos distam dos pensamentos de Deus assim como o céu dista da Terra, não possuímos a sabedoria que Deus possui, por isso precisamos buscar conhecer a Deus cada dia mais, para que possamos viver a nossa vida de forma a agradá-lo.

    ResponderExcluir