terça-feira, 15 de novembro de 2011

                          Juízes 12


     "O traço de caráter que os efraimitas demonstraram neste episódio está de acordo com a reação anterior deles, a Gideão, numa situação semelhante (8:1 e 2). Mas a semelhança entre os dois incidentes termina aqui. Jefté, o ex chefe de bandidos, não era homem de brincadeiras; suas palavras e ações contrastavam vividamente com a ´palavra branda que desvia o furor', de Gideão, o homem a quem fomos apresentado quando estava malhando o trigo no lagar, com medo dos midianitas. Os efraimitas, sem dúvida armados, expressaram a Jefté seu ressentimento em termos bem claros. Efraim, a principal tribo, na parte central e norte de Israel, havia sido humilhada por ele, não sendo chamada para a batalha; agora os efraimitas estão dispostos a aplicar uma vingança sumária contra tal desdém. Parece que foi esquecido o fato de que foi ganha uma vitória contra o inimigo comum... Jefté ...julgou não ser conveniente convidar os efraimitas, nesta ocasião particular, que afetava apenas Gileade, e assim efetuou o livramento usando apenas tropas locais...
     Não demorou muito para a situação piorar, inflamada pelas difamações injuriosas dos efraimita...O exército de Jefté, desmobilizado após esmagar a ameaça amonita, foi outra vez mobilizado, às pressas, e obteve completa vitória sobre seus patrícios, tal qual sobre o estrangeiro invasor...Um teste simples, porém devastador, foi criado para estabelecer a identidade daqueles que procurassem transpor o Jordão. Os que confessassem que eram efraimitas presumivelmente eram mortos de imediato; os que negassem eram obrigados a pronunciar a palavra: chibolete (que significa "espiga de milho"), que os efraimitas por constituição vocal não sabiam pronunciar." Artur E. Cundall e Leon Morris
     Fica evidente neste texto, a triste falta de união que havia entre Israel. Uma guerra civil mostrava claramente a divisão que havia entre eles. O capítulo termina contando sobre a morte de Jefté, que julgara Israel por apenas seis anos. "O governo abreviado de Jefté, o aumento do número de deuses sendo adorados e a guerra civil com Efraim contribuem para a decadência moral cada vez maior de Israel." (Bíblia de Genebra)

6 comentários:

  1. Só podemos ver todas essas coisas que aconteciam com o povo de Israel como juízo de Deus para com este povo.E devemos nos policiar em relação a isto pra não nos "desviar", como foi o caso do povo Israelita.

    ResponderExcluir
  2. Vemos agora como aquela situação foi só piorando ... As guerras, os desentendimentos, tudo isso só provando a falta de união entre um único povo. Isso tudo porque eles estavam longe de Deus! E ELE não deixou de avisar que as consequências viriam!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez vemos confusão no meio do povo de Israel. O foco, que devia estar em Deus, foi desviado, e a gente sabe muito bem que quando perdemos o foco em Deus, as consequências são desastrosas.

    ResponderExcluir
  4. Israel vivia a sua espiritualidade como em uma montanha russa, com altos e baixos, e que quanto tendia para estar em baixo, ficava extremamente ruim!! O povo de Israel, apesar de todos os feitos de Deus, nunca soube realmente agir diante de tal, sempre se voltava aos falsos deuses. Diante de tantos esses problemas, os próprios povos de Israel acabaram brigando entre si, mostrando sua distância de Deus e de seus caminhos. Com isso vemos que quando estamos distantes de Deus, mesmo quando Ele age de benevolência para conosco, isso pode não trazer para nós nenhum arrependimento e volta ao caminho certo, vemos que isso só serviu de mais juízo para o povo de Israel.

    ResponderExcluir
  5. julia coberta de razao! eles eram o povo de Deus! nao poderiam proceder de tal modo!
    isso mostra que eles estavam afastados de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Quando nos afastamos de Deus, as consequencias sempre são desastrosas, Deus é misericordioso mas não deixa de executar seu juízo santo.
    Por isso devemos nos policiar para não nos desviar do caminho santo e mantermos nossa integridade cristã como exemplo .

    ResponderExcluir