terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

                                Juízes 16:1 a 22


     O homem a respeito do qual temos lido, apesar de ter uma força física tremenda a ponto de torná-lo uma lenda, não era capaz de dominar seus apetites e sua natureza rebelde e sensual. O autor do texto bíblico não esconde as fraquezas de Sansão e deixa claro que ele era um homem entregue às suas próprias paixões, visto o pouco caso que fizera do seu nazireado, quando por várias vezes entrou em contado com cadáveres. Neste episódio, mais uma vez ele desprezará seu voto, revelando-o.
     Parece que Sansão tinha uma atração especial por mulheres proibidas...Ficou noivo de uma filisteia, o que redundou em toda aquela confusão e desgraça. Agora procura uma prostituta filisteia e por fim se apaixona perdidamente pela filisteia Dalila, que desde o começo da história só pretendia arrancar de Sansão seu segredo de força para vendê-lo aos seus irmãos filisteus. Sansão pode ser comparado a Salomão em certo aspecto. "A respeito de Salomão está escrito que ele amou muitas mulheres estrangeiras...e suas esposas lhe perverteram o coração, impedindo-o de seguir ao Senhor e contribuindo para o declínio moral e religioso do povo." (Artur E. Cundall e Leon Morris)
     Como Sansão já havia se tornado uma ameaça nacional para os filisteus, a escolha de uma mulher insensível e gananciosa como Dalila era indispensável. Dalila executou seu plano de forma fria e calculista, sabendo os riscos que corria. A narrativa dá a entender idas e vindas de sansão, que indica que entre todas as tentativas de Dalila de descobrir seu segredo, e a concretização do plano, decorreu um longo período de tempo. Sansão, por sua vez, estava tão envolvido por ela e enredado nas suas artimanhas, que sequer desconfiou o que ela realmente pretendia. Seu coração o enganou completamente e cegou seu entendimento, tolheu sua obediência. Por causa desta paixão, ele sequer levou em conta que ela era uma filisteia, e que jamais poderia revelar seu segredo, seu voto nazireu aos inimigos de Israel! Quanta tolice e quantas atitudes inconsequentes podem se esconder em uma paixão...
     O desfecho desta triste história se revela no verso 20:"...o Senhor já se tinha retirado dele ." Note que Sansão não percebeu de imediato que o Senhor não estava mais com ele! Estamos também sujeitos a isso. Podemos achar que continua tudo bem enquanto pecamos e andamos por nossos próprios caminhos, quando na verdade estamos sós! "...aqui, há a tragédia de um homem inconsciente  do fato de que o Senhor já não está mais com ele. Em tal situação a vergonha e a derrota são inevitáveis." (Artur E. Cundall e Leon Morris). Era exatamente isso que esperava por Sansão após ter se deleitado e refastelado em seus pecados: vergonha e derrota!

7 comentários:

  1. Vemos nesse texto mais um episódio de Sansão. Nesse, ele acabou se entregando a suas paixões e revelando o seu segredo a uma filisteia. O interessante desse texto é perceber como Sansão estava cego às intenções de Dalila. Além disso, é interessante tomarmos consciência de que, podemos nos encontrar, muitas vezes, na mesma situação de Sansão: na ausência de Deus. Que possamos estar sempre atentos ao nosso coração, buscando estar longe do pecado, a fim de que o Senhor jamais se retire de nós.

    ResponderExcluir
  2. Essa narrativa de Sansão nos mostra claramente como o ser humano é propenso ao erro. E o que mais me chamou a atenção nesse trecho é o fato de Sansão não ter percebido a real intenção de Dalila e ter revelado a ela a "origem" de sua força. Devemos fugir ao primeiro sinal de perigo, caso contrário podemos ser facilmente arrastados pelo pecado.

    ResponderExcluir
  3. Sansão estava totalmente cego pela sua paixão por Dalila, não via que ela esta usando ele. E com isso ele acaba , mais uma vez se entregando!
    Como vimos no texto Deus não estava mais com ele! Enquanto estamos em pecado e não estamos nos caminhos de Deus ele se ausenta de nós. E ficamos sozinhos!
    "Em tal situação a vergonha e a derrota são inevitáveis."

    ResponderExcluir
  4. Vemos mais uma vez no texto os problemas consequentes de um distanciamento completo de Deus. Sansão apesar de ter toda sua vida preenchida por momentos onde Deus deu bençãos, atrás de bençãos a ele, mesmo em muitos momentos em pecado, parece-me que isso não significava grande coisa para ele. Seu coração o fazia se distanciar da palavra, e cair em pecados claramente proibidos pela lei, e situações proibidas a ele, devido ao voto de nazireado. O que isso mostra para mim é, Deus estava com ele, mas ele estava completamente distante de Deus. E nós sabemos, que apesar de nestes momentos acharmos que tudo está bom, este distanciamento gera consequências, e ele pelo seu envolvimento em diversos erros, nem lembrou-de disso. Sansão cavou seu próprio túmulo, pecado após pecado fez com que Deus literalmente se retirasse dele, que coisa totalmente pavorosa que lemos aqui, Deus não se distanciou de Sansão, o espírito de Deus se retirou dele.

    ResponderExcluir
  5. Sansão sofrerá as consequências de seus pecados. Ele deixou a Lei de Deus de lado e foi viver sua vida da maneira que ele bem entendia.Foi tolice de Sansão não pensar que 'Todo Poderoso' e justo Deus não lhe imporia o castigo devido.Faltou à Sansão fidelidade à Deus,amor para com Ele,e e já sabemos as consequências, o juízo que veio sobre ele.E foi automático, pela justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Isso que você falou no último parágrafo me chama muita atenção. Porque nós quando pecamos e esse pecado não foi confrontado, achamos que está tudo bem e continuamos a pecar como se nada tivesse acontecido, mas as consequencias sempre vêem. Deus nos deixa as nossas próprias paixões e isso só nos faz pecar ainda mais e nos afastar mais e mais dele.

    ResponderExcluir
  7. é isso o que acontece a qualquer ser humano que da ouvidos ao seu coração!!!
    cai em pecado.
    e como filhos de Deus, temos que ser feras em despistar os desejos de nossa carne (com oração e a ação do espirito santo)
    nao devemos ser escravos de nossas vontades, mas das do Senhor!

    ResponderExcluir