segunda-feira, 12 de março de 2012

                         Rute 2


     "Este capítulo nos dá uma visão da vida dos pobres na antiga Palestina. Não havia muitas maneiras de uma viúva ganhar a vida; contudo, uma delas era o costuma de respigar (apanhar no campo as espigar que ficaram após a colheita). Havia provisão, na lei, para que na época da colheita o fazendeiro não colhesse os cantos da propriedade, nem apanhasse aquilo que caísse ao solo, à passagem dos ceifeiros (Levíticos 19:9; 23:22). De fato, se ele esquecesse um molho no campo, estava proibido de voltar para apanhá-lo (Deuteronômio 24:19). Estas provisões eram feitas, dentre outras coisas, com vistas aos pobres. Estes poderiam percorrer os campos, após os ceifadores, e respigar o que pudessem. Rute e Noemi, obviamente, eram muito pobres, e foi bom que elas tivessem chegado em seu novo lar no começo da colheita. Isto lhes possibilitou obter alguma comida imediatamente." (Artur E. Cundall e Leon Morris)
     Desde o começo da narrativa, percebemos a mão providente de um Deus bondoso, cuidadoso e zeloso para com seus filhos. Além disso, percebemos claramente a mão poderosa de Deus guiando os acontecimentos 'menos suspeitos'. Aqueles acontecimentos que julgamos ocorrer 'por acaso', ou 'fortuitamente'. Este texto é um claro ensino de que a poderosa mão de Deus rege desde os atos grandiosos da história da humanidade, até aqueles que aos nossos olhos são insignificantes. Ele detém o poder absoluto sobre todos os acontecimentos!
     Foi por este poder e desígnio, que sem nem suspeitar o que lhe estava reservado, Rute entrou 'por casaualidade' no campo de Boaz. Este termo indica que Rute não sabia de quem se tratava. Ela não tinha ouvido falar sobre Boaz, nem tentava obter dele benefício algum, pelo fato de serem parentes. Seu único objetivo era matar sua fome e a de sua sogra. Ela queria trabalhar duro, não desejava nenhum tratamento especial.
     Qual não foi sua surpresa, quando descobriu que Boaz, o riquíssimo dono daquela propriedade, já havia ouvido falar dela e do quanto fora fiel à sua sogra, abandonando sua terra, seus deuses, sua família para seguí-la e cuidar dela. Da mesma forma que Rute usou de bondade para com Noemi, agora, Boaz usa de bondade para com ela. Deus não reputou como nada as renúncias que Rute fizera. Deus foi testemunha de seus sacrifícios por sua sogra e de como ela O reconhecera como verdadeiro Deus. Aquela mulher moabita, estrangeira, viúva, o 'resto do resto' da sociedade, tinha o favor do Deus de Israel sobre si! Boaz fez por ela muito mais do que a lei impunha. Ele ordenou aos seus servos que a permitissem colher os retos logo após estes. O comum seria esperar o fim do trabalho dos ceifeiros para então respigar. Mas Boaz quer que ela pegue o melhor, e sabendo do risco de uma mulher colher os restos tão próxima dos ceifeiros, dá ordens para que nenhum deles a importune com gracejos, nem toquem nela. Também oferece água para matar sua sede, o que era algo preciosíssimo naquele tempo. Somente pessoas autorizadas tinham o direito de beber da água a reservada para os trabalhadores daquele senhor. Boaz ainda ofereceu a ela pão e vinho.
     Rute usou de bondade para com Noemi, Boaz usou de bondade para com Rute, que compartilhou a bênção da colheita com sua sogra. E assim Deus usa os homens para demonstrar o Seu cuidado paternal para conosco. Sim, é através de nossos atos de bondade que Deus ampara e consola seus filhos. Ele não desce à terra para oferecer comida, cuidado, consolo. Ele usa seus servos. Quando Rute amparou sua sogra, era Deus quem a estava amparando. Quando Boaz deu todas aquelas regalias a Rute, era o bondoso Deus, preocupado com o sustento de duas filhas amadas (a israelita e a estrangeira convertida!). Jesus ensinou isto aos seus discípulos, no Monte das Oliveiras: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? Ou quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:35 a 40. A explicação da Bíblia de Genebra deixa claro que 'estes meus pequeninos irmãos' se refere especificamente aos discípulos de Cristo, e não ao pobre e necessitado em geral. Cristo é um com seu povo, portanto toda afronta feita ao povo de Deus é feita contra Deus. Do mesmo modo,o conforto, consolo e ajuda dada aos filhos de Deus, são atos que Deus levará em conta no dia do juízo como sendo feitos a Ele mesmo! Que alegria saber que receberemos galardão por nossas atitudes de amor para com nossos irmãos! Que alegria saber que quando alguém se preocupa conosco, sofre conosco e nos estende a mão, é por ordem do próprio Deus, que se preocupa até com os menores detalhes das nossas vidas!

8 comentários:

  1. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28 - ACF)
    Esse texto, dada a sua posição no tempo, já lá pela metade do ministério de Paulo, é a constatação do que se foi vendo, e ainda se veria, na vida do povo de Deus - nosso Deus intervém em favor dos seus.
    E esse livro - Rute - vai ratificar de forma maravilhosa essa verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, que visita ilustre por aqui!! Enquanto lia o que vc escreveu, me lembrei do livro "A providência" do Héber campos, vc já leu? Ele inclusive cita o livro de Rute. Ele vai demonstrando como Deus cuida de todos, absolutamente todos os detalhes, de forma que este ensino de Paulo salta aos nossos olhos! Nunca deveríamos murmurar de nada, afinal, cremos num Deus que intervém e age na história!

      Excluir
  2. Este texto mostra claramente como Deus dá o juízo,mas, ao mesmo tempo, abençoa.Ela saiu de uma terra má, o que aos olhos dela, e dadas as devidas circunstâncias, não era tão bom assim que ela saísse,sem marido,sem família.mas, apesar de todos os pesares, ela conhece à Deus é por muitas outras vezes é abençoada,por Deus através de sua sogra e de Boaz.

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver aqui nesse texto a providência divina, a sua bondade e cuidadoso para com os seus filhos. Todos os acontecimentos estão debaixo do controle de Deus, sejam eles significativos ou não. O Senhor usa os homens para expressar o Seu zelo e amor por nós. É maravilhoso saber que quando alguém se preocupa com a gente, é o próprio Deus que se preocupa. Que possamos estar com isso sempre em mente.. que até nos menores detalhes das nossas vidas, Deus está presente.. cuidando, preservando e direcionando os nossos passos.

    ResponderExcluir
  4. É interessante como Deus age na nossa vida. Através de grandes acontecimentos(como a morte de todos os homens da família de Noemi) e acontecimentos aos nossos olhos fortuitos ou "pequenos" Deus vai tecendo a nossa história e cumprindo seus maravilhosos planos.
    A história de Rute é um dos muitos exemplos na Bíblia que nós devemos confiar em Deus e sermos sempre gratos a Ele por TUDO.

    ResponderExcluir
  5. Vemos nesse texto como Deus utiliza as pessoas para nos abençoar, vemos na vida desses 3 personagens que eles são instrumentos de Deus para vida de cada um, vemos as dadivas de Deus sobre nós.
    Essa imagem de que cada vez que ajudamos alguem estamos ajudando a Deus é perfeita, porque como diz a biblia como alguem pode amar a Deus a quem não ve se nao ama a seu irmão?
    Devemos estar sempre prontos a ajudar nossos irmãos seja em que situação for, com amor, para podermos ser achados santos.

    ResponderExcluir
  6. é uma bencao saber que voce sempre terá Deus para te amparar por meio de seus irmaos, e melhor... saber que nós podemos ser esse intrumento de Deus para a bencao alheia!
    isso demostra o amor de Deus para nossas vidas (tanto em um caso, quanto no outro)

    ResponderExcluir
  7. É maravilhoso pra nós termos a certeza de que Deus sempre estará agindo em nossas vidas, até por meio de outras pessoas!
    E com isso , nós devemos ser cada dia mais gratos por tudo que Deus nos proporciona e termos cada dia mais confiança em tudo que ele faz em nossas vidas!

    ResponderExcluir