sexta-feira, 16 de março de 2012

                          Breve introdução sobre I e II Samuel


     Os livros de I e II Samuel têm estes nomes mais por causa da influência que Samuel exerceu do que pela autoria do livro, já que Samuel morreu muito antes do fim das narrativas. Há um consenso de que os livros de I e II Samuel são uma obra prima da literatura e o registro de um marco na vida do povo de Deus: a transição da teocracia para a monarquia.
      Na Bíblia hebraica, estes livros são imediatamente posteriores à Juízes, que termina com este triste verso: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto." A Bíblia de Genebra explica que "esse refrão também pode descrever os primeiros capítulos de I Samuel. O livro inicia com Israel sem um rei humano e com os israelitas despreocupados em honrar o seu rei divino. Mesmo os sacerdotes, os filhos de Eli, fazem simplesmente o que é correto aos seus próprios olhos."
     Apesar destes dois livros serem uma maravilhosa fonte de incríveis e inspiradoras histórias, eles são muito mais que isso! Narram fatos que nos fazem entender e conhecer melhor a natureza humana em todas as suas incoerências, dubiedades e incertezas. Como todos os livros da Bíblia, I e II Samuel não estão preocupados em esconder os maus feitos dos homens, mas pretende apresentá-los. Estes livros nos mostram claramente o ser humano como ele é, sem analisar os motivos, mas deixando claras sua ambiguidades.
     A partir do próximo post mergulharemos nesta incríveis narrativas, onde conheceremos melhor a raça humana em seu estado de pecado e as misericórdias de Deus no correr da história!
     

3 comentários:

  1. Estamos entrando em mais um livro da bíblia, nem parece que ja foram 8 livros. Que nós possamos estar atentos aos ensinamentos, que Deus possa falar em nossos corações atravez da leitura desse livro e que sejamos humilhados pelos nossos pecados para praticar mais e mais das santas escrituras.

    ResponderExcluir
  2. Vamos entrar agora em mais um livro! Por essa introdução, acho que vai ser uma leitura bastante interessante e edificante. Que Deus continue nos abençoando com esse blog e que nós possamos estar cada dia mais parecidos com Ele e distantes do mundo. Que esse livro possa nos confrontar e confrontar a nossa carne, e que possamos, através dessa leitura, tornarmo-nos cada vez mais santos.

    ResponderExcluir
  3. Estes primeiros livros da bíblia enfocam de maneira maçante o pecado que faz parte,desde a queda, da raça humana e o quanto Deus,apesar da nossa natureza, é misericordioso para conosco.

    ResponderExcluir