segunda-feira, 26 de março de 2012

                                I Samuel 2:12 a 36


     Vemos aqui a descrição e o contraste entre do tipo de vida que os filhos do sacerdote Eli levavam, e a forma como Samuel crescia. Samuel crescia diante do Senhor. Hofni e Finéias, no entanto, eram chamados de filhos de Belial. Eles não só viviam na prática do pecado em suas vidas privadas, como também carregavam suas abominações para o serviço a Deus. O verso 22 narra como os filhos de Eli usavam uma prática comum entre os cananeus, mas que era explicitamente condenada na lei de Deus: a prostituição cultual. Eles também usavam de forma errada e gananciosa as ofertas de gordura oferecidas no templo. O texto declara que "era, pois, mui grande o pecado destes moços, perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor". Eles pecavam deliberadamente contra o próximo, mas mais que isso, pecavam deliberadamente diretamente contra Deus!
     A partir do verso 22, vemos a repreensão de Eli a seus filhos. Talvez àquela altura, a voz de seu velho pai já não fizesse mais diferença. Hofni e Finéias foram acostumados a nunca ouvir a voz do pai. Certamente foram criados acostumados a acatar as próprias vontades, em detrimento da vontade de Deus. Eli havia falhado na sua mais importante missão. Foi um sacerdote do Senhor, mas não cumpriu seu sacerdócio dentro do próprio lar. Não somos acostumados a pensar seriamente sobre este assunto, mas ele é tão sério, que acarretou na dizimação da casa de Eli, começando pela morte de  seus filhos e na sua própria. Como secerdote, Eli não poderia ter filhos que desprezassem a Deus, o profeta diz que Eli agiu irresponsavelmente para com os pecados de seus filhos: "E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim...?" (verso 29) Eli foi acusado, não só por ter agido passivamente na criação e orientação de seus filhos. Foi pior, ele foi acusado de deliberadamente preferir não aborrecê-los. Ele não foi severo como deveria ter sido. Agradou mais a seus filhos que a Deus, e o custo deste pecado foi altíssimo.
     Precisamos olhar para este triste exemplo e aprender com ele. Primeiramente aqueles que têm a responsabilidade de trazer a palavra de Deus a seu povo, devem ser irrepreensíveis. Suas famílias têm que espelhar uma liderança firme, sadia, que exija de seus liderados a santidade que o Senhor requer. " É necessário , portanto, que o bispo seja irrepreensível...que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?) I Timóteo 3:2 e 4. Na carta de Paulo a Tito, são feitas exigências semelhantes: "...alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados." Tito 1:6
     É claro que tendo sido criados acostumados a fazer suas próprias vontades, Hofni e Finéias não deram ouvidos a repreensão do pai. Não eram acostumados a ter em alta conta o que seu pai dizia. Não respeitavam seu pai como deviam. Infelizmente, continuaram a praticar todas as abominações que, claramente, e aos olhos de todos, praticavam. Os frutos, porém, foram amargos. Que esta triste lição nos instrua a escolher líderes para a igreja de Cristo, que tenham famílias que reflitam a glória de Deus e filhos que não envergonhem seus pais.
      Fica o alerta também para aqueles que ainda não tiveram filhos. Os pais precisam saber que, antes de ter responsabilidades com aquela criança, os pais crentes têm responsabilidades para com Deus. E Deus exige de nós que criemos nossos filhos na disciplina e na admoestação do Senhor. Quando deixamos nossos filhos fazerem o que querem, quando não os corrigimos quando pecam, quando temos preguiça de discipliná-los, quando fingimos que não vimos seus maus feitos, quando não impomos limites, quando não exigimos obediência imediata às nossas ordens, estamos dizendo que não nos importamos com suas almas eternas. E mais que isso, quando agimos assim, pecamos não só contra nossos filhos, mas principalmente contra Deus, honrando, como fez Eli, mais aos filhos que ao Senhor!

8 comentários:

  1. Esse é um texto bastante interessante e que nos faz pensar. Eli honrou mais aos filhos do que ao próprio Deus. Infelizmente, ao refletir sobre isso, vejo que muitas vezes colocamos não só os nossos filhos(como no texto em questão), mas toda uma variedade de coisas acima do Senhor. Acabamos dando prioridade para coisas secundárias em detrimento dEle. Precisamos nos vigiar sempre, nos certificando de que estamos colocando a ordem correta em nossa vida, na qual Deus está em primeiro lugar sempre.
    Sendo Eli sacerdote, ele tinha uma grande responsabilidade com a palavra de Deus e com o seu ensinamento. Isso me fez lembrar bastante das pregações do pastor Orebe sobre como devem ser os líderes da igreja, os pastores e presbíteros. Arrisco até em dizer que já estamos craques nesse assunto rs Que nós possamos usar todos esses conhecimentos que nos vem sendo dado para escolher melhor os nossos líderes e para rejeitar aqueles que se travestem de ovelhas, mas que são lobos!! E que Deus continue nos abençoando com essa leitura, para que cada vez mais o tenhamos como prioridade em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Eli precisava ler o livro "Pastoreando o coração da criança".Brincadeiras a parte, não tem nada de brincadeira e diversão em criação de filhos,principalmente com pais crentes. devemos ter pulso firme e nos responsabilizar por nossos filhos fazendo-os andar no caminha da luz.

    ResponderExcluir
  3. antes importa a gradar a Deus do que aos homens!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é um alerta para sabermos que não existe jeito melhor de criar nossos filhos. Temos a obrigação de levarmos nossos filhos a obediência da Palavra de Deus. Porque antes de pecarmos contra nossos pais, filhos e etc, estamos pecando contra o Pai Celestial e com isso pagaremos alto preço. O que plantamos agora, colheremos no futuro. Temos que plantar frutos bons e não amargos. E em relação a líderes, pedimos misericórdia de Deus em nossas vidas. Devemos vigiar até os que trazemos em nossas igrejas para "pregar". Deus pedirá conta e o futuro desses a Deus pertence. Repito, vão colher o que estão plantando. Ótimo texto. Agradeço a Deus por fazer parte da minha vida. Luciana

    ResponderExcluir
  5. Como você mesmo citou, "pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?"
    Hoje em dia a gente vê tanta coisa assim nas igrejas , pastores divorciados , solteiros , que não tem experiência nenhuma em sua vida, sobre isso!
    Que possamos saber, com tudo que aprendemos hoje, a escolher nossos líderes!

    ResponderExcluir
  6. O ponto alto do post, Simone, para mim é a afirmação de que quando nos descuidamos da educação dos nossos filhos significa que não nos importamos com suas almas eternas.
    Ficamos muito contentes em ter esse retorno na sua fala, quando ontem mesmo conversávamos sobre isso com Tiago e Carolina.
    A questão não é sair bem na foto diante dos nossos pais, ou dos nossos líderes, ou dos vizinhos e amigos apresentando filhos educadinhos, mas estar diante do Senhor com a certeza do dever cumprido ao apresentar-Lhe servos Seus, homens e mulheres que temem ao Senhor, redimidos prontos para estar na glória com Ele.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Luciano! Muitas vezes a tentação que sofremos é mesmo de nos mostrar pais eficientes. Isso nos leva a tomar alguma atitude apenas quando estamos sendo vistos. A Palavra nos exorta a fazer TUDO como para o Senhor! Inclusive a criação dos nossos filhos! Seu testemunho é o retrato da luta que enfrentamos: criar filhos PARA Deus! Que o Senhor tenha misericórdia de nós, e nos auxilie nesta gigantesca tarefa! Abraço na família linda!

      Excluir
  7. Vemos no exemplo de Eli que antes importa a gradar a Deus do que aos homens e que primeiro voce busca a Deus e depois outras pessoas, outros afazeres. O que acontece no texto é que Eli peca botando seus filhos em primeiro lugar, acima de Deus, e acima de Deus, só Deus.
    Eli pecou com colocando os filhos na frente, mas nós e todo mundo sempre botamos coisas a frente de Deus e isso é idolatria, quando voce ama algo ou alguem mais do que Deus é idolatria, e fazemos isso com nosso time de futebol, nosso videogame, nossa Tv e isso é uma coisa que nós precisamos estar atentos, ainda mais nós jovens.
    Como sempre estamos falando, o que é mais importante? Eu percebo isso quando me pego num dia em que deixo de fazer a leitura mas fiz muitas outras coisas, e isso nao deve acontecer, precisamos estar diariamente priorizando a leitura da palavra e a oração em cima de tudo.

    ResponderExcluir