quinta-feira, 29 de março de 2012

                                I Samuel 3


     O texto começa deixando claro que a palavra do Senhor era mui rara naqueles tempos. Tão rara que o sumo sacerdote Eli demorou a perceber que era o Senhor que falava a Samuel. Este, por sua vez era muito jovem, e jamais havia recebido uma palavra profética da parte do Senhor, ele ainda não conhecia o Senhor, como o texto narra, não havia experimentado nenhuma manifestação da palavra do Senhor. Em seu livro 'A providência', Héber Carlos Campos diz que quando o Senhor envia pastores à alguma igreja, que não são verdadeiros pastores, que não se preocupam em pregar com fidelidade a Palavra, Ele está demonstrando juízo sobre aquela igreja. Semelhantemente, quando o Senhor se lembra e quer abençoar uma igreja, o faz dando-lhe pastores comprometidos com sua Palavra. Isto é sinal da graça de Deus. É este cenário que encontramos no capítulo 3. "Quando o Senhor retém a sua palavra, é sinal do seu desagrado" (Bíblia de Genebra). Por outro lado, o fato de o Senhor falar com Samuel, demonstra o seu favor para com o povo, que andava por seus próprios caminhos.
     Samuel demonstra sua obediência e prontidão em servir, levantando-se várias vezes na madrugada, sem reclamar, pronto para saber o que Eli desejava lhe falar. Quando foi orientado a responder ao Senhor, o fez imediatamente. Samuel tinha um coração obediente, e tremeu diante das revelações que o Senhor fizera a ele. Como dizer palavras tão terríveis ao sumo sacerdote? Como anunciar que sua casa seria destruída e não seria aceita ofertas de manjares nem sacrifícios, e que sua iniquidade não seria expiada? Pense na situação do jovem Samuel, tendo a responsabilidade de comunicar palavras tão duras a Eli!
     Eli, por sua vez, já havia sido alertado pelo Senhor que sobreviria sobre sua família o juízo por causa de seu pecado e de seus filhos. Ele sabia que havia deixado de cumprir sua obrigação de agir de forma dura com seus filhos, não apenas repreendendo-os verbalmente. Eli sabia que havia pecado gravemente contra o Senhor. "Eli aceita humildemente a sua rejeição, e, confessa o direito de Deus em governar os assuntos dos homens" (Bíblia de Genebra).
     O texto relata que "Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu" (verso 18). Embora temesse revelar o teor da visão que tivera a Eli, Samuel não se furtou em cumprir sua obrigação. Ele demonstrava, agora, que seria não apenas sacerdote, mas também profeta em Israel. Me fez lembrar o texto de Ezequiel que narra os deveres do atalaia! Falaremos detalhadamente sobre isso amanhã. 

6 comentários:

  1. Samuel, ao levantar-se da sua cama por diversas vezes sem reclamar demonstra a sua obediência. Eli estava sendo alertado com relação ao juízo que sobreviria sobre a sua família por causa dos pecados de seus filhos, os quais ele não havia repreendido da forma correta. Samuel não deixou de cumprir o que o Senhor o havia ordenado, mesmo sabendo o quão difícil seria proferir essas palavras a Eli. Que nós possamos buscar a Deus constante e incessantemente e que cresçamos cada vez mais em santidade.

    ResponderExcluir
  2. Como isso tem se refletido hoje na pregação da Palavra de Deus!
    Como é difícil encontrar um Samuel nos púlpitos de hoje, recebendo do Senhor aquilo que Ele nos deixou na Sua Palavra e transmitindo ao povo com fidelidade, como fez aquele jovem a Eli!
    Anunciar que pecamos, somos dignos de morte e somente no Senhor Jesus temos a reconciliação - simples assim. Mas isso não dá ibope e o homem não regenerado quer ouvir qualquer coisa, menos a verdade.
    Graças ao Senhor que ainda há um Samuel aqui e outro ali - e o nosso querido aí não nos deixa mentir - que no Senhor vai contra a correnteza para anunciar a Palavra que vem da Sua eternidade.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...infelizmente! O texto do atalaia em Ezequiel fala exatamente sobre isso! Estou doida para escrever sobre ele!!!!

      Excluir
  3. É incrivel como nos dias de hoje a palavra de Deus está sendo tão corrompida, não temos um Samuel, e sim muitos lobos vorazes. Eli sabia que estava pecando e não fez o certo para com seus e filhos e principalmente para com Deus, e Samuel por mais que ficasse mal pelo que deveria fazer, ele tinha que fazer para obedecer a Deus.
    Hoje em dia não temos pastores e mestres totalmente dedicados a palavra de Deus e a prega-la de forma correta e de levar suas ovelhas para o caminho certo. Por isso que devemos estar dia-a-dia em contato com a palavra para que possamos identificar com clareza quem é homem de Deus e quem quer tirar proveito de um pulpito de uma igreja.

    ResponderExcluir
  4. Olha como Deus faz as coisas!! Foi relatado no texto que a Palavra de Deus era rara naquela época,mas Deus usou uma maneira ainda mais maravilhosa para tocar o coração de Samuel. Deus falava com ele. Que bênção!! Se nós ficamos maravilhados com as escrituras - mesmo lendo o mesmo texto por mais de uma vez - o que não é pouca coisa, imagina ouvi-lo.

    ResponderExcluir