terça-feira, 3 de abril de 2012

                        Ainda sobre I Samuel 3:10 a 18 e Ezequiel 33: 1 a 9


     Samuel temeu, mas não deixou de avisar a Eli sobre o que ouvira do Senhor. As palavras não eram boas, eram de condenação, de espada vindo sobre Eli e sobre sua casa por causa de seu pecado, mas Samuel relatou TUDO que ouvira do Senhor. Ele não relatou parte, ou apenas o que lhe convinha. Samuel disse a Eli exatamente as palavras que o Senhor mandou que ele dissesse.
     O texto nos remete a Ezequiel 33, que ensina uma preciosa lição. Primeiramente, o  texto nos diz que "Quando EU fizer vir a espada sobre a terra" (verso 2), não deixando dúvida quanto a quem trás a espada sobre o seu povo. Deus está vendo o pecado no meio do povo, mas antes de enviar o juízo, o texto nos ensina que Deus institui atalaias sobre a terra. Os atalaias são aqueles homens que estão à espreita, vigiando, cuidando dos muros da cidade, para protegê-la. Este atalaia tem a obrigação de, vendo ao longe o brilho da espada que se aproxima, tocar a trombeta, para que o povo seja avisado.
     Este é o papel que os líderes do povo de Deus desempenham. Eles são os atalaias constituídos pelo próprio Deus para convocar o povo ao arrependimento, para que não venha sobre eles a destruição. Samuel cumpriu á risca seu papel de atalaia. Tocou a trombeta, e avisou a Eli sobre o juízo que se aproximava.
     O interessante é que aqui é descrita a obrigação do atalaia, sem no entanto isentar o homem do seu pecado. O texto diz que se o atalaia não tocar a trombeta, não avisar ao povo sobre o juízo que se aproxima por causa de seu pecado, aquele homem que NÃO foi avisado, "será abatido na sua iniquidade" (verso 6). Não há justificativa plausível para o pecado. Mesmo que o atalaia não avise, o pecador será cobrado por seu pecado. Cada um responderá a Deus por si. O sangue deste homem que foi abatido em seu pecado, será cobrado também das mãos do atalaia. Se este, entretanto, avisar ao povo que vem a espada, e ele não se der por avisado, fizer ouvidos de mercador,e o juízo vier, e ele for abatido em seu pecado, seu sangue não será cobrado das mãos do atalaia, pois este cumpriu seu papel.
     Que tremenda responsabilidade a do atalaia! Que ministério difícil: ser porta voz da destruição que o pecado trará! Todo homem, pois, a quem Deus constitui atalaia sobre o seu amado rebanho, deve ter estas palavras gravadas em seus corações. Deus demandará de suas mãos o sangue daquele que for morto em seus pecados, sem ter sido alertado que o juízo viria. Precisamos orar para que o Senhor tenha misericórdia de sua Igreja, e que levante verdadeiros atalaias, que amem a Deus e à sua Palavra, que amem o rebanho de Deus, que proteja-o, avisando-lhes quando estão em pecado! Que mais e mais pastores acordem para a dolorosa, mas imprescindível tarefa de alertar sempre a igreja de Deus a viver em santidade, e a abandonar o pecado. Que nossos pastores não tenham medo de desagradar a homens, falando-lhes sobre seus pecados. O verdadeiro amor não finge que não vê o pecado. Pelo contrário, apavorado com a possibilidade de juízo iminente, o verdadeiro amor confronta o homem com seu pecado e convoca-o ao arrependimento.
     O apóstolo Paulo entendia sua responsabilidade, e quando foi se despedir dos presbíteros de Éfeso, aos quais julgava que não veria mais, sua despedida foi nestes termos: "Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós, em todo tempo...servindo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações...jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo...Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus." (Atos 20:20, 21,26 e 27). Durante os três anos que esteve em Éfeso, pregando ostensivamente o Evangelho, Paulo não negligenciou verdade alguma. Ele falou sobre todo o conselho de Deus, foi um pregador fiel ao Evangelho, nunca comprometeu as Boas Novas! Não deixou de pregar sobre assuntos 'difíceis' ou 'polêmicos'.
     Que nós, como ovelhas, aprendamos a amar àqueles pastores que cumprem seu papel de atalaia, nos avisando quando estamos nos distanciando da verdade, e trazendo sobre nós mesmos juízo. Que aprendamos a amar e respeitar àqueles que velam por nossas almas. Aprendamos a receber exortações pelo nosso pecado, e ao invés de nos aborrecermos com isso, pensando que 'o pastor não tem nada a ver com minha vida', sejamos gratos a Deus por colocar sobre nós homens que tenham amor por nós, a ponto de nos confrontar com nosso pecado. No fim da carta aos hebreus, o autor nos adverte: "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isso com alegria e não gemendo..." (13:17). 

Um comentário:

  1. ISRAEL:
    é uma missao muita ardua, realmente!
    e ái daqueles que usam esse meio para enriquecer a si proprios e enganar outras pessoas!
    Deus irá cobrar desse com muito mais rigor!!!

    ResponderExcluir