terça-feira, 20 de março de 2012

                           I Samuel 1:1 a 8


     Começamos o texto já com uma dificuldade: Elcana tinha duas esposas. Vemos várias vezes este tipo de relato na Antigo testamento, o que não quer dizer que esta atitude seja a correta. A nota de rodapé da Bíblia de Genebra diz: "A poligamia é mencionada...reconhecida e regulamentada, porém não endossada (apoiada, defendida)."
     A narrativa segue contando que Ana era muito amada por seu marido, embora não lhe tivesse dado filhos. A forma que isso é narrado é que me chamou a atenção: "A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril." (verso 5). Notaram como o texto não se preocupa em 'proteger' ou 'defender' Deus, mas atribui a Ele a esterilidade de Ana. 
     Não pude deixar de me lembrar da teologia relacional, ou teísmo aberto, que anda tão presente por aí. A teologia relacional ensina que "o futuro está em aberto para ser construído, em conjunto, por Deus e pelo ser humano. Logo, ninguém, nem mesmo Deus, pode conhecer exaustivamente o futuro, pois ele ainda não 
existe e, por amor às suas criaturas, o Altíssimo decidiu limitar-se quanto ao 
conhecimento a este respeito e sujeitar-se a riscos e surpresas advindas dessa 
construção em parceria com o ser humano livre, esvazia-se de sua onipotência, abre mão de se relacionar em termos de onipotência-obediência, e se relaciona com a humanidade com base no amor. Numa espiritualidade relacional, tanto nós respondemos às iniciativas de Deus como Deus responde às nossas iniciativas. Numa teologia relacional, Deus corre 

riscos nesse relacionamento com os seres humanos, embora seja infinitamente 
competente e sábio para alcançar seus objetivos eternos, redesenhando a história 
e ele mesmo se adequando às nossas decisões quando o frustramos. Em um diálogo amoroso Deus nos convida para participarmos com ele na construção do futuro... quando oramos, acreditamos que entramos em um genuíno diálogo com Deus e que o futuro não está determinado. Pedimos porque cremos que o futuro pode ser mudado... Somos artesãos do futuro." Todos estes ensinamentos, embora pretendam ser 'politicamente corretos', não passam de aberrações contra a Palavra de Deus! O teísmo aberto diz que Deus não tem o controle de tudo, e por isso, sua onipotência está em jogo.
     Gostaria então, de convidar você a ler paciente e cuidadosamente alguns textos da Escritura Sagrada. Ela é autoridade sobre qualquer nova ideologia que apareça por aí! E o que a Palavra nos apresenta sobre Deus, não tem absolutamente NADA a ver com o que os expoentes da teologia relacional pregam. O Deus da Bíblia é o Deus que intervém de acordo com seus propósitos santos, Deus de juízo e de misericórdia, Deus soberano sobre todas a s coisas!
     "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta." I  Samuel 2:6 e 7
     "Se EU cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ORDENAR aos gafanhotos que consumam a terra, ou se ENVIAR a peste entre o meu povo..." II Crônicas 7:13
     "Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará." Isaías  14:24
     "Acaso,não ouviste que já há muito dispus eu estas coisas, já desde os dias remotos já o tinha planejado? Agora, porém, as faço executar e eu quis que tu reduzisses a montões de ruínas as cidades fortificadas." Isaías 37:26
     "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra." Isaías 40:22 e 23
     "Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. Ai daquele que diz ao pai: Por que geras? E à mulher: Por que dás à luz?...Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados..." Isaías 45:9, 10, 12 e 13.
     "Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não  há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade..." Isaías 46: 9 e 10
     "Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles." Daniel 4:17
     "Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Isaías 4:35 -palavras do rei Nabucodonosor, que confessa a soberania de Deus, contudo não o tem como Senhor.

     "Com a voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos. Porque ele diz à neve: Cai sobre a terra; e à chuva e ao aguaceiro: Sede fortes. Assim torna ele inativas as mãos de todos os homens, para que reconheçam as obras dele....Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas águas se congelam. Também de umidade carrega as densas nuvens, nuvens que espargem os relâmpagos. Então, elas, segundo o rumo que ele dá, se espalham para uma e para outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da terra. E tudo isso faz ele para a disciplina, se convém à terra, ou para exercer a sua misericórdia. Inclina, Jó, os ouvidos a isto, pára e considera as maravilhas de Deus. Porventura, sabes tu como Deus as opera e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem? Tens tu  notícia do equilíbrio das nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento?" Jó 37:5 q 16
     "Depois disto, o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo se o tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Ou quem encerrou o mar com portas, quando irrompeu da madre; quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus ferrolhos e portas, e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? Acaso, desde que começaram os teu dias, deste ordem à madrugada ou fizeste a alva saber o seu lugar, para que se apegasse às orlas da terra, e desta fossem os perversos sacudidos? ...acaso, entraste nos mananciais do mar ou percorreste o mais profundo do abismo? Porventura, te foram reveladas as portas da morte ou viste estas portas da região tenebrosa? Tens ideia nítida da largura da terra? Dize-mo, se o sabes. ...Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva, que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?" Jó 38
     Depois da leitura de todos estes textos, não nos resta mais argumento algum! Diante do poder maravilhoso do Deus onipotente, todos precisamos nos calar e tremer!
     
     

6 comentários:

  1. Infelizmente, muitos não conseguem enxergar e outros até mesmo negam a soberania de Deus. O Senhor têm tudo sob controle, todas as coisas estão debaixo da Sua soberana vontade. Nada foge ao controle e aos propósitos divinos. Essas passagens me lembraram bastante uma pregação do pastor João Paulo, principalmente a passagem de Isaías 45. Muitos crentes murmuram e duvidam de Deus ao questionarem a Sua vontade. Muitos de nós também caimos nesse erro, por não entendermos de imediato os santos propósitos de Deus. Devemos nos lembrar sempre disso, se é Ele quem "opera com o exército do céu e os moradores da terra", quem somos nós para termos a ousadia de abrirmos a boca e questionarmos a vontade Dele?

    ResponderExcluir
  2. Eu acabo desviando um pouquinho do assunto principal,mas é impossível deixar isso de lado: Linda passagem de Isaías 45:9 e 10, que derruba o teísmo aberto. Esses homens de hoje em dia eståo perdidos. Criam suas próprias religoes,vivem suas vidas religiosas de acordo com suas próprias vontades,deixando Deus de lado.A palavra nao tem,pra eles - o mundo - o poder que deveria ter.Na verdade até tem,mas a cegueira do pecado nao permite que o mundo o veja.

    ResponderExcluir
  3. É ignorância dizer que Deus não sabe do futuro , ou não tem o controle dele. E infelizmente, até mesmo pastores não se baseiam na bíblia como principal instrumento de seu trabalho, que é pregar a palavra de Deus pra o seu povo! E isso é triste! E eles acabam falando uma coisa dessas! Os textos que foram colocados aqui já diz tudo!
    "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta."

    ResponderExcluir
  4. É incrível como ainda existem "crentes" que cismam em distorcer a verdade da Palavra de Deus, como conseguem pegar um texto e o pôr fora de contexto ou até mesmo criar falsas doutrinas, que CLARAMENTE vão contra o que a Bíblia diz.
    Todas essas pessoas terão de prestar contas ao Altíssimo no último dia

    ResponderExcluir
  5. naquela epoca era "normal" para a sociedade ter mais de uma mulher, mesmo Deus condenando...
    o mesmo acontece hoje em dia com relacao ao divorcio. a lei secular nos permite agir de tal maneira.

    é loucura fazer declaracoes como essa da teologia relacional.
    isso é a prova cabal de que esses homens nao pensam duas vezes antes de inventar algo a partir de suas limitadas mentes!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto ja começa com algo que sempre estamos vendo, que Deus está no controle de tudo, Deus faz e desfaz, Deus sabe o que é certo e o que é errado, o que precisamos ou não, se merecemos ou não e tudo isso para sua glória... não devemos questionar o que acontece e nem sequer pensar que Deus não está agindo no meio de tudo.
    Outra coisa é a poligamia que é mais um dos pecados que Deus abomina mas vemos tanto na época em que foi escrita a bíblia como a de hoje, as pessoas não estão interessadas em aprender a verdadeira palavra e sim o que faz bem a elas, por isso essa distorção imensa da palavra de Deus nos dias de hoje, em que pastores não se baseiam na palavra de Deus e sim em seus próprios pensamentos mundanos.

    ResponderExcluir